Esta semana no grupo do Programa Sucesso na Recolocação falamos sobre entrevista e a pergunta que não quer calar foi: “COMO FAÇO PARA VENDER O MEU PEIXE?”
O momento da entrevista é decisivo para que você conquiste ou não o seu tão desejado emprego, e aí vem a pergunta “como faço para convencer o entrevistador de que realmente sou a pessoa certa para ocupar o cargo?”
Primeiro, para convencer o outro você precisa estar convencido de que você é a pessoa ideal para este cargo. Ou seja, precisa ter autoconfiança, mas para ter confiança em si mesmo vem antes o autoconhecimento, sim você precisa saber quem é você, o que você tem a oferecer e o que você quer.
Depois você precisa conhecer o outro, saber com quem está lidando, para identificar como convencer o entrevistador de que você é exatamente a pessoa que ele estava buscando. Você precisa identificar qual o mapa mental do seu interlocutor.
Aí entra a regra dos 5 minutos. O nosso cérebro (de forma inconsciente) avalia riscos o tempo todo, pois somos geneticamente programados para evitar perigos, principalmente quando lidamos com estranhos. Então tudo o que parece uma ameaça causa rejeição, o que é parecido atrai.
Portanto, em um primeiro encontro com o seu entrevistador você terá pouquíssimo tempo para causar uma boa impressão, quebrar a barreira invisível e deixar o outro à vontade para descobrir o que ele quer.
Você precisa estar atento aos cinco primeiros minutos de conversa, pois este é o tempo que a maioria das pessoas precisa para, inconscientemente, avaliar se o interlocutor representa uma ameaça ou uma oportunidade. Isso significa que neste período você precisará manter uma postura amistosa e respeitosa, até conseguir “ler” a outra pessoa e identificar qual o tipo de abordagem que você deve fazer para ser encarado como uma oportunidade.
SIIIIMMM você precisa entender como o outro age para poder convencê-lo!
Vamos aos exemplos:
Caso você se depare com um entrevistador que é apressado, seja tão rápido quanto ele, não perca tempo com bate-papo inútil, nunca peça informações desnecessárias, deixe claro que seu processo é ágil. Se você conseguir se adaptar rapidamente, provavelmente ele pensará: “esse sabe o que faz” ou “como ele é rápido, dedicarei um pouco mais de tempo para conhecê-lo melhor”.
Se você identificar que o entrevistador é discreto seja paciente e respeitoso, fale apenas o necessário, pergunte e tenha calma para esperar a resposta. Provavelmente o entrevistador vai pensar: “gostei do jeito respeitoso dele” ou “ainda bem que não está tentando se vender de qualquer jeito”
E quando você perceber que o entrevistador é uma pessoa sociável? Seja caloroso, priorize o relacionamento, seja animado, procedendo desta forma a pessoa se sentirá acolhida por sua postura.
Portanto, para vender o seu peixe e convencer o entrevistador, uma das estratégias é identificar qual é o mapa mental dele, qual é jeitão da pessoa e lembre-se da regra dos cinco minutos, adapte-se nos primeiros cinco minutos e, ao perceber que o seu interlocutor está mais à vontade, comece a convencê-lo a decidir-se por sua solução.
Você reparou que agindo assim, quem está no controle da entrevista é você e não o entrevistador? Mas, não deixe ele perceber isso!
Priscila Timbó
Coach de Carreira e Realização Profissional
Psicóloga especialista em Gestão de Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas, Coach de Carreira.
Seu histórico profissional engloba atuação em consultorias de recursos humanos com foco na área estratégica e de desenvolvimento humano. Desde 2015 atua como Coach de Carreira e Realização Profissional. Criadora do programa online Sucesso na Recolocação.