Nova temporada do programa Entrevista, no Canal Futura, debate o conceito de branquitude e o papel da população branca na manutenção do racismo no Brasil

Fonte: Reprodução Futura

“Entrevista – Branquitude” estreia no próximo dia 5, às 20h45, em novo formato: duas apresentadoras vão conversar com especialistas sobre temas como privilégio branco, a criação do conceito de raça e a falsa ideia de neutralidade racial 

 

A nova temporada do programa Entrevista, no Canal Futura, vai debater desigualdade racial e violências contra a população negra sob um novo prisma: a branquitude e a responsabilidade da população branca na manutenção do racismo no Brasil. A série “Entrevista – Branquitude” estreia no próximo dia 5 de outubro (segunda-feira), às 20h45.

Nesta temporada, o programa ganha novo formato. Ao invés de um apresentador, duas apresentadoras vão liderar a série de conversas: uma mulher negra e uma mulher branca ouvem pesquisadores e intelectuais brasileiros sobre temas como a definição de branquitude; o privilégio branco; o homem branco a partir do olhar dos povos originários; a criação do conceito de raça; vantagens estruturais das pessoas brancas; a falsa ideia de neutralidade racial; e a branquitude na mídia, entre outras questões. As entrevistas foram gravadas de forma remota.

A série será apresentada pela jornalista Karen de Souza, apresentadora do Futura, e pela psicóloga Lia Vainer Schucman, professora do departamento de Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina e especialista em psicologia social e relações raciais. Entre os convidados da temporada estão especialistas como o advogado Silvio Almeida; a psicóloga e ativista Cida Bento; e o historiador indígena Casé Angatu, entre outros.

No primeiro episódio, Karen de Souza entrevista Lia Vainer Schucman sobre o tema da temporada: o que é branquitude. A psicóloga explica o conceito e a importância desta discussão.

“Em seus 23 anos, o Canal Futura sempre discutiu raça e diversidade. Relembrou e recontou histórias de homens e mulheres negros que ajudaram a construir este país, debateu o papel e as adversidades enfrentadas por negros e negras. Desta vez, na vanguarda novamente, discute a branquitude. A nova temporada do Entrevista quer explicar conceitos, dar voz a especialistas e ajudar a apontar caminhos que levem a mudanças reais e urgentes”, define o gerente do Canal Futura, José Brito.

O programa “Entrevista – Branquitude” também estará disponível gratuitamente no Futura Play.

Entrevista – Branquitude 

Canal Futura

Estreia dia 5/10 (segunda-feira), às 20h45

Exibição: Segunda a sexta-feira, às 20h45. Reprises de segunda a sexta-feira, às 1h15.

A nova temporada debate raça e diversidade ao colocar em discussão a branquitude. Qual é a responsabilidade da população branca na manutenção do racismo no Brasil? A psicóloga Lia Vainer Schucman e a jornalista Karen de Souza entrevistam pesquisadores, teóricos e intelectuais.

No primeiro episódio, Lia Vainer Shucman explica o conceito de branquitude e a importância desta discussão em entrevista a Karen de Souza.

Sobre o Futura

O Futura realiza a distribuição mulplataforma de conteúdo e metodologias socioeducacionais por meio de um canal de televisão acessível em todo o país pela TV aberta, por satélite e por assinatura, e com atuação em vídeo on demand em plataformas próprias e de terceiros. Essa experiência associa inovação em educação aos recursos da cultura digital, levando a educação para todas as telas e explorando fronteiras da tecnologia com soluções que envolvem, dentre outros recursos, os jogos eletrônicos e os chatbots.

O Futura é uma realização da Fundação Roberto Marinho e resultado da parceria entre organizações da iniciava privada, unidas pelo compromisso de invesr socialmente e líderes em seus segmentos. Os parceiros mantenedores são SESI – DN e SENAI – DN, FIESP / SESI – SP / SENAI – SP, Fundação Bradesco, Itaú Social, Rede Globo e Votoranm. O Futura pode ser assisdo a qualquer hora e em qualquer lugar via Futura Play (www.futuraplay.org).

Fonte: Assessoria de Imprensa

 


ArteCult – Cinema & Companhia

Siga nosso canal e nossos parceiros no Instagram para  ficar sempre ligado nas nossas críticas, últimas novidades sobre Cinema e Séries, participar de sorteios de convites e produtos, saber nossas promoções e muito mais!

@artecult , @cinemaecompanhia , @cabinesete ,
@cinestimado , @cineelaw@hospicionerdoficialp

#VamosParaOCinemaJuntos

 

 

Author

Luan Ribeiro, natural de Mata de São João, Bahia, é como um "protagonista" que decidiu viver em meio aos grandes filmes. Especialista em comunicação, segue guiado pelo seu amor às histórias épicas e sagas cinematográficas, Luan é o criador do @CinemaeCompanhia no Instagram, que ganhou destaque como a editoria do Canal de mesmo nome no Portal ArteCult.com. Para ele, assistir a um filme é como entrar em um multiverso, uma oportunidade de se teletransportar para galáxias distantes ou enfrentar dragões, tudo enquanto escapa da rotina. Luan é um verdadeiro "rato de cinema", acompanhando as estreias como um Jedi em busca do equilíbrio entre a fantasia e a crítica afiada. A cada visita às telonas, ele analisa o enredo, as performances e, claro, traz aquele toque geek que só um verdadeiro fã de cultura pop pode oferecer. Pelo CINEMA & COMPANHIA, ele não só compartilha críticas e curiosidades como também realiza entrevistas dignas de tapete vermelho, sempre com um olhar atento para valorizar o Cinema Nacional e suas produções heroicas. Instagram.com/CinemaeCompanhia E-mail: luancribeiro@icloud.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *