LONGA SOBRE A PRIMEIRA MULHER A SE TORNAR REGENTE DE UMA GRANDE ORQUESTRA SERÁ LANÇADO DIRETAMENTE EM VOD
“Antonia – Uma Sinfonia”, da diretora e roteirista holandesa Maria Peters, estreia em 21 de agosto diretamente nas diversas plataformas de VOD. O longa reconta a trajetória de Antonia Brico (Christanne de Bruijn), a primeira mulher a reger, com sucesso, uma grande orquestra na década de 1930.
Peters conta que há muito tempo sentia vontade de realizar um filme sobre sua conterrânea, dando luz à história de uma mulher que rompeu com os padrões estritamente masculinos da música erudita. “Infelizmente, a obscuridade é um destino que muitas artistas femininas já tiveram ao longo dos tempos. Talvez seja esse esquecimento que mais me estimule a escrever e dirigir essa história. A vida notável de Antonia Brico deve ser uma fonte de inspiração”.
Ainda criança Antonia se muda com seus pais da Holanda para os Estados Unidos. Em 1926, aos 24 anos a jovem já sonhava em se tornar maestrina, mas nem mesmo seu professor de piano a estimulava. Disposta a tudo e sem nada a perder, ela volta à sua terra natal, onde implora uma chance ao famoso maestro Mengelberg.
Desconfortável com a situação, ele a envia para Berlim onde, contrariando todas as expectativas, ela tem a chance de estudar na Academia Estadual de Música e se torna a primeira mulher a reger a Orquestra Filarmônica de Berlim. Mas, nada na vida de Antonia seria fácil, quando finalmente seu sonho parece próximo, o amor de sua vida a coloca numa posição de difícil escolha.
Para a diretora, além de uma inspiração, a vida de Antonia Brico serve como uma reflexão também para os dias atuais: “Hoje, parece que não existem grandes maestrinas no mundo; elas estão totalmente ausentes do top 20 dos regentes mais famosos. As artistas do sexo feminino devem se contentar com um lugar à margem. Sempre foi assim. E se não fizermos nada a respeito, continuará sendo assim”, comenta Peters.
“Antonia – Uma Sinfonia” será lançado nas plataformas Now, Claro Vídeo, Vivo Play, iTunes, Apple TV, Google Play, YouTube Filmes e Sky Play.
CONFIRA ABAIXO O TRAILER:
Sobre a diretora
Maria Peters
Depois que Maria Peters estudou direito, ela se formou na Academia Holandesa de Cinema com o curta-metragem ALLE VOGELS VLIEGEN, transmitido na televisão nacional holandesa. Após a formatura, ela foi diretora assistente de vários filmes, como o longa-metragem ‘Abel’ de Alex van Warmerdam. Ao lado de Dave Schram e Hans Pos, fundou sua própria produtora em 1987, a Shooting Star Filmcompany BV, em Amsterdã, onde co-produziu quarenta filmes. Ela escreveu catorze roteiros para longas-metragens, e treze deles foram lançados no cinema.
Maria Peters dirigiu vários filmes, três deles ainda estão no top 20 dos filmes holandeses de maior sucesso das últimas duas décadas, tornando-a um dos roteiristas e diretores holandeses de maior sucesso. Seu primeiro filme internacional, Sonny Boy, foi a submissão holandesa ao Oscar. Após o lançamento de Antonia – Uma Sinfonia nos cinemas, ela começou a trabalhar em seu terceiro filme de Pietje Bell (Peter Bell): Peter Bell Goes Flying.
Sobre o elenco
Christanne de Bruijn
Ainda criança, Christanne de Bruijn tinha uma grande paixão pelo teatro e sabia que queria se tornar atriz. Desde os dez anos, ela teve aulas em uma escola de teatro juvenil, a MusicAllFactory, além de aulas de canto e violoncelo, e participou do ‘muzische afdeling’ (departamento de artes) para teatro no Koning Willem II College, em Tilburg. Após obter seu diploma de VWO e um ano sabático nos Estados Unidos, ela começou a estudar teatro musical no Conservatório Fontys, do qual se formou em 2009.
Desde 2010, Christanne atua em performances como Richard III (Orkater), Wicked (Nessarose, Stage Entertainment), Sister Act (indicação para o Musical Award como melhor papel coadjuvante feminino em um grande musical, Stage Entertainment), Moeder Ik Wil Bij De revue (Stage Entertainment), Dolfje Weerwolfje (REP), Um novo cérebro (Rhoda, De Kernploeg) e no verão passado ela interpretou Amalia Balash no musical She Loves Me produzido por De Kernploeg. Ela também atuou como convidada em várias séries de televisão, incluindo Flikken Maastricht, Moordvrouw e Jeuk, além de ter aparecido em comerciais de cerveja Brand Bock e Bloomon.
Fonte: Assessoria de Imprensa