São apenas 45 minutos, mas bastam para ratificar a importância da preservação da memória cinematográfica brasileira. Cinco curtas, cada um a seu modo, realçam o poder das imagens para além da fruição estética. Em cada filme, acresce à força das imagens o valor inerente do documento.
1) Gafieira, de Gerson Tavares, composto com a sua peculiar elegância de estilo, é uma espécie de ensaio para O Baile, de Ettore Scola. A rotina de um salão dos passos perdidos acompanhada em seus detalhes ganha dimensão de tratado sociológico, mostrando a ocupação do espaço urbano por uma nova classe social. Fotografado por Lauro Escorel e com a colaboração revistrada nos letreiros de Flavio Migliaccio.
2) Creche-Lar traz um precioso registro das dificuldades enfrentadas pelas mulheres trabalhadoras do Rio de Janeiro divididas entre a necessidade de emprego e a criação dos filhos;
3) Carnaval de Rua reúne imagens preciosas de arquivo da folia momes a na Porto Alegre dos anos 50;
4 e 5) Finalmente, Pantera Negra e Eclipse entraram para a antologia do cinema brasileiro pela audácia na mesclagem de manifesto político e desafio estético, características do melhor experimental brasileiro.
Um baita programa, que ainda conta com a preciosa introdução de Débora Brutuce, Presidente da Associação Brasileira de Preservadores do audiovisual.
Vá, veja e compartilhe.
Assista em vime.com/mamrio
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