Inscrições para segunda edição de mostras na Piccola Galleria, destinada a trabalhos inéditos de artistas plásticos, vão de 3 de abril a 3 de maio de 2017
Espaço de permanente incentivo às expressões artísticas, a Casa Fiat de Cultura ( Belo Horizonte – MG) lança a segunda edição de seu programa de seleção para exposições individuais ou coletivas na Piccola Galleria. O local é destinado a novos artistas e foi criado em 2016 com o intuito de incentivar a produção nacional e internacional. A proposta é apresentar e destacar trabalhos inéditos – pinturas, desenhos, gravuras, esculturas, fotografias, instalações, performances e/ou videoarte – de artistas locais, brasileiros ou estrangeiros. Os interessados podem se inscrever, de 3 de abril a 3 de maio de 2017, segundo as orientações do 2º Programa de Seleção da Piccola Galleria da Casa Fiat de Cultura, disponível no site www.casafiatdecultura.com.br.
O processo de inscrição é simples, e não há limite de idade para participar. O grande diferencial da seleção da Piccola Galleria da Casa Fiat de Cultura está nas ações conjuntas entre a curadoria e o Programa Educativo da instituição. Durante o período das mostras, os educadores oferecem visitas mediadas para públicos agendados e espontâneos. Utilizando o conceito ampliado de acessibilidade, a mediação visa facilitar o acesso ao espaço e aos conteúdos não apenas para pessoas com deficiência, mas para todos os públicos. Gratuitas e abertas ao público, as atividades educativas dialogam com a exposição, estimulando as múltiplas possibilidades de reflexão, particulares a cada mostra.
Na seleção de 2016, 40 artistas se inscreveram e seis foram selecionados: Antonio Pinto da Fonseca Junior, Daniel Pinho, Daniel Tavares, Marcus Amaral, Renata Laguardia e Thaieny Dias. As duas últimas artistas ainda apresentarão seus trabalhos, até junho de 2017. Para esta segunda edição, um novo comitê de artistas e especialistas será responsável pela escolha dos trabalhos.
“O público correspondeu à Piccola Galleria de modo compatível com nossa expectativa. Faltando ainda duas mostras, das seis programadas, mais de 30 mil visitaram o novo espaço. A segunda série, para a qual estamos abrindo as inscrições, irá certamente superar este resultado” destaca o presidente da Casa Fiat de Cultura, José Eduardo de Lima Pereira.
A Piccola Galleria é um ambiente dedicado às artes visuais, situada ao lado do painel “Civilização Mineira”, de Candido Portinari, no Hall Principal da Casa Fiat de Cultura. O pequeno recinto é destinado a exposições de curta duração, mas com toda a visibilidade que a instituição enseja. No espaço, são realizados dois tipos de mostras: aquelas programadas pela própria Casa Fiat de Cultura e as destinadas a artistas que inscreveram seus trabalhos, por meio do processo de seleção simples e informal. Local intimista e com grande circulação de público, a Piccola Galleria conta com a chancela da Casa Fiat de Cultura e do Circuito Liberdade, um dos mais importantes corredores culturais do país.
Como participar
O artista interessado deverá entregar material contendo nome e conceito da exposição, lista de obras a serem apresentadas, categoria (pintura, desenho, gravura, escultura, fotografia, videoarte, instalações e performances) e dados pessoais na recepção da Casa Fiat de Cultura (Praça da Liberdade, 10, Funcionários – Belo Horizonte, Minas Gerais), mediante protocolo, até às 21h do dia 3 de maio de 2017.
O material entregue também deve conter fotos em alta resolução das obras de arte; lista de obras com identificação, medidas, técnica e ano de produção; currículo do artista; proposta curatorial e textos-base.
As demais orientações podem ser obtidas no programa de seleção disponibilizado no site www.casafiatdecultura.com.br. A resposta será encaminhada, via e-mail, em um prazo de até 60 dias.
Casa Fiat de Cultura
Há 10 anos, a Casa Fiat de Cultura cumpre importante papel na transformação do cenário cultural mineiro, ao apresentar, em Belo Horizonte, 30 importantes exposições, de renomados artistas brasileiros e internacionais. A grande arte de Caravaggio, Chagall, De Chirico, Rodin, Tarsila do Amaral e outros pôde ser apreciada e discutida de forma gratuita ao longo dos anos, por todos os públicos, de todas as idades e classes sociais.
Sempre com mostras inéditas, a instituição, mantida pelas empresas do Grupo Fiat Chrysler Automobiles (FCA) e CNH Industrial, desenvolve um Programa Educativo que é peça fundamental nesse trabalho de valorização e de ampliação do conhecimento proporcionado a seu público. Para cada exposição, são idealizados conceitos e temáticas a serem trabalhados em atividades educativas, em um modelo de Ateliê Aberto, que proporciona aos visitantes um espaço de experimentação livre e de participação nos processos do fazer criativo.
Cerca de 2 milhões de pessoas já visitaram a Casa Fiat de Cultura e mais de 300 mil pessoas participaram das atividades educativas. Para cada público, uma abordagem especial é adotada, com o intuito de encantar e transformar, de maneira positiva, o imaginário de cada visitante. É com esse espírito de envolvimento e inclusão que a Casa Fiat de Cultura tornou-se referência no Brasil, por meio da arte e da cultura, ao proporcionar experiências memoráveis ao público.
SERVIÇO:
2º Programa de Seleção da Piccola Galleria da Casa Fiat de Cultura
Inscrições: 3 de abril a 3 de maio de 2017
Casa Fiat de Cultura
Circuito Liberdade
Praça da Liberdade, 10 – Funcionários – Belo Horizonte (MG).
Horário de funcionamento: terça a sexta, das 10h às 21h – Sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h
Mais Informações:
(31) 3289-8900
facebook.com.br/casafiatdecultura
Instagram:@casafiatdecultura
Twitter: @casafiat