Andreza Teixeira, uma arquiteta e designer de interiores de 39 anos, resolveu criar uma escola de ensino da arte a crianças e adolescentes com base em experiências empíricas, pontos de vista e troca de contatos. Assim nasceu o Ateliê do Olhar na cidade de Mogi das Cruzes (SP).
Trata-se de um projeto interessantíssimo cujo enfoque é o desenvolvimento educacional infantil através de produção artística.
O Ateliê do Olhar surgiu em 2007. O nome, aliás, tem uma razão que Andreza gosta de explicar. O olhar é por causa da pesquisa, do estudo do mirar infantil, de como a criança enxerga o mundo.
Hoje, cerca de 60 crianças e adolescentes têm aulas em diferentes horários e dias da semana. A faixa etária dos alunos varia de 3 a 16 anos. Segundo ela, o principal conceito do trabalho é fazer com que a pessoa entenda que cada uma delas tem uma linguagem própria.
Um dos trabalhos mais recentes deste espaço foi com crianças de Siem Reap, no Camboja. E em breve será com grupos da Malásia e Tailândia.
Andreza já visitou mais de 20 países e gosta de percorrê-los de bicicleta. Uma aventura que começou em 2000 quando foi convidada a participar de uma ONG. Na época estava no meio do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Braz Cubas/UBC. Foi nesta época que se apaixonou por este modelo educacional, a “arte-educação”, termo utilizado pelo filósofo Gary Gutting que falava sobre a necessidade de ter a arte na educação e os riscos assumidos pelas instituições de ensino superior que preparam os alunos para exames, sem compreender os assuntos por completo, para esquecê-los na sequência.
Veja a reportagem completa no Jornal “O Diário” sobre este trabalho em http://odiariodemogi.com.br/multiplas-formas-de-educar-pela-arte/#
Site do Atelier do Olhar no Facebook: http://pt-br.facebook.com/AtelierDoOlhar