Aclamado ao redor do mundo, ganhador de Globo Ouro, com incríveis 10 indicações ao Oscar 2020 o novo trama de guerra da Universal Pictures dirigido por Sam Mendes “1917” consegue entregar uma experiência cinematográfica desafiadora, grandiosa, muito bem executada e digna de toda a repercussão positiva que está obtendo. Confira a nossa critica sem spoilers a seguir:
Na história do filme vemos como pano de fundo a “Primeira Guerra Mundial”, no mês de abril do ano de 1917, o qual dar o nome a trama. Ao invés de demonstrar toda a grandeza daquele momento o roteiro e a direção nos propõe a apresentar uma história que está contida naquele universo, onde dois soldados britânicos, são designados a uma missão de levar uma mensagem para os seus compatriotas, para isso, eles necessitam cruzar a área inimiga com inúmeros obstáculos construídos pelos alemães. Assim, além desta questão, uma das coisas que mais comprometem eles é o fator “tempo” pois se eles não conseguirem percorrer a distância necessária e dar o recado para os seus aliados milhares de soldados morrerão, sendo um deles um dos irmãos do protagonista. Muitos perigos a frente, uma zona totalmente hostil. Será que eles conseguiram alcançar seu objetivo? A missão será cumprida? Quais serão os sacrifícios? Todas essas perguntas serão respondidas se vocês conferirem esta história até o fim. E posso afirmar para vocês. A experiência valerá muito a pena!
Foto: Reprodução
O gênero “guerra” em sua grande maioria são obras que se destacam e chamam atenção da academia que acaba por indicar em diversas categorias em diversas premiações do segmento cinema. Com 1917 não poderia ser diferente o filme por si só diferencia-se em sua abordagem ao utilizar uma técnica de filmagem que parece que temos somente um take, ou seja, um grande “plano sequência” se há algum corte aqui eles são quase imperceptíveis. Trazendo uma correlação com o ressente “Dukirk” do diretor Nolan, o diretor de 1917 Sam Mendes sabe muito bem o quer e deixa isso extremamente bem estabelecido, a alguns podem incomodar o fato de não desenvolver muito os personagens principais, mas isso é proposital, a ideia é demonstrar em todos os detalhes possíveis aquele determinado episódio, que foi baseado em contos pesquisados pelo diretor, daquela época da primeira guerra. O resultado de todo esse esforço é uma montanha russa de emoções que são alavancadas com uma fotografia grandiosa, uma mixagem de som que deixa todo mundo boquiaberto e o clima de tensão que a todo instante é demonstrado em tela.
Foto: Reprodução
Quanto ao elenco os dois artistas protagonistas George Mackay (Lance Corporal Blake) e Dean-Cherles Chapman (Lance Corporal Blake) realizam um trabalho extraordinário, repleto de camadas e personagens fortes durante a história, brilhando em seus momentos em tela. Já o elenco coadjuvante possuem grandes nomes de Hollywood como: Collin Firth (General Erinmore), Benedict Cumberbatch (General Erinmore) e Richard Madden (Liutenant) todos eles possuem participações importantes na trama e carregam seu talento durante seus pequenos momentos em tela.
Foto: Reprodução
Por fim, “1917” funciona como uma grande experiência cinematográfica apresentada através de uma história profunda e intensa de um momento que ocorreu em um evento histórico da nossa história mundial. Vale demais seu ingresso e prevejo grandes premiações para essa produção! O Oscar de Melhor Filme será muito bem representado se ele acabar levando! O filme chega em todos os cinemas do país amanhã após o ultimo fim de semana com pré-estreias pagas!
Luan Ribeiro, natural de Mata de São João, Bahia, é como um "protagonista" que decidiu viver em meio aos grandes filmes. Especialista em comunicação, segue guiado pelo seu amor às histórias épicas e sagas cinematográficas, Luan é o criador do @CinemaeCompanhia no Instagram, que ganhou destaque como a editoria do Canal de mesmo nome no Portal ArteCult.com. Para ele, assistir a um filme é como entrar em um multiverso, uma oportunidade de se teletransportar para galáxias distantes ou enfrentar dragões, tudo enquanto escapa da rotina.
Luan é um verdadeiro "rato de cinema", acompanhando as estreias como um Jedi em busca do equilíbrio entre a fantasia e a crítica afiada. A cada visita às telonas, ele analisa o enredo, as performances e, claro, traz aquele toque geek que só um verdadeiro fã de cultura pop pode oferecer. Pelo CINEMA & COMPANHIA, ele não só compartilha críticas e curiosidades como também realiza entrevistas dignas de tapete vermelho, sempre com um olhar atento para valorizar o Cinema Nacional e suas produções heroicas.
Instagram.com/CinemaeCompanhia
E-mail: luancribeiro@icloud.com