Dança para Crianças

5 - image

Fotos: Lu Barcelos – Chocolate Fotografias

Preparando o clima para o mês da Criança, decidi dedicar, todos os meses, até outubro, um texto especial para essa nova geração de pequenos dançarinos. Cada vez mais, a dança, como arte, se comunica com outras artes e áreas do conhecimento para desenvolver e facilitar a aprendizagem e, também, despertar outras formas de ver e pensar o mundo em que vivemos.

Um bom exemplo disso é a Escola Nuvem, que fica em Goiânia (capital de Goiás).

Conversando com Carolina Isaac, fundadora da Escola, descobri que é um espaço dedicado ao ensino de crianças a partir de 3 anos de idade, adolescentes e adultos também. Ela me contou que o foco principal do trabalho é o desenvolvimento da Criatividade conectada às demandas do mundo contemporâneo.

Carolina é artística plástica, fez curso de Art Business pela Escola São Paulo e inúmeros cursos na área de Artes Visuais, além de atuar como curadora independente. Ela disse que adora gente cujo olho brilha quando fala. E criança é isso! Tem os olhos encantados, parodiando Rubem Alves.

1 - image

Fiquei sabendo também que a Escola possui duas vertentes de trabalho: uma com foco artístico e outra tecnológico. “A parte artística tem como fundamento básico o aprendizado interdisciplinar através das diversas linguagens artísticas: Música, Teatro, Dança e Artes Visuais. Estas linguagens estão sempre interligadas por um fio condutor único, estimulando o aluno a pensar integralmente em todos os momentos e, principalmente, a conectar a aprendizagem aos seus próprios interesses e experiências de vida.”

É uma bela maneira de buscar uma formação integral pois, além das habilidades artísticas, o pensamento, a elaboração, a ação e a reflexão são também desenvolvidos. O aluno acaba sendo capaz de elaborar soluções criativas, entender diferenças e explorar os múltiplos significados do mundo que o cerca. E todo mundo sabe que essas habilidades estão sendo cada vez mais requisitadas no mercado de trabalho hoje …

Achei bem interessante o foco no aprendizado tecnológico. A robótica, por exemplo, desenvolve capacidades de lógica, matemática e física através de conceitos de engenharia mecânica e eletrônica. O curso de Programação em Computadores para crianças e jovens é o primeiro em Goiânia que visa ao aprendizado da linguagem de programação através de ferramentas de gamificação desenvolvidas pelo Google, Microsoft e outras empresas. O aluno desenvolve a aprendizagem em inglês, física, criatividade e muito mais.

2 - image

“Sabemos que, para se preparar para o futuro, precisamos estar totalmente conectados com o presente, com o que está acontecendo agora. Assim, a Nuvem prepara o aluno para se adaptar às demandas atuais de forma eficaz, leve e criativa”, diz Carolina.

Ela afirma ainda que dialogar com o público infantil requer carinho, experiência e atenção mas, principalmente, estar atento às necessidades que as crianças têm de aprendizado e desenvolvimento no presente que irão auxiliá-las no futuro. Por isso, o slogan da Escola Nuvem é  “Um mundo melhor começa agora”.

Adulto também se diverte com aulas de dança contemporânea e teatro, além de cursos de curta duração, palestras, workshops, espetáculos ligados à arte, cultura e tecnologia.

Notem que o sistema interdisciplinar de ensino é o diferencial de ensino no cenário contemporâneo. Segundo Carolina, a escola Nuvem busca o que há de mais inovador no ensino de Artes e nos movimentos artísticos  e procura introduzi-los de forma unificada e conectada. É o que já fazem alguns países que revolucionaram seus sistemas educacionais, como a Finlândia, que aboliu do currículo a divisão de disciplinas.

3 - image

Mas, será que tanta inovação funciona, em uma sociedade ainda tão cartesiana como a nossa? Parece que sim, segundo a fundadora da Nuvem. Os resultados dessa metodologia com a educação global são promissores  em todos os sentidos. “Cada área artística complementa o desenvolvimento da criança em diferentes aspectos. A Dança, por exemplo, faz com que a criança rapidamente desenvolva a coordenação motora, as noções espaciais, o autoconhecimento, os limites,  reduz a timidez e muito mais.”

Carolina acredita que seu sonho é possível: o de transformar as crianças em seres capazes de modificar e melhorar o mundo, independentemente da área em que forem atuar, utilizando a criatividade e o autoconhecimento para tal.

Quer saber mais? Visite o site da Escola Nuvem.

http://www.escolanuvem.com.br/

Veja também o canal do Youtube:

https://www.youtube.com/channel/UCHEtSN5fIuKI7X6eYvXUBpQ

Facebook:

https://www.faceboeok.com/escolanuvem/

Instagram:

https://www.instagram.com/escolanuvem

Author

Sou Marcelle Pereira Soares Banks, a.k.a Celle Banks. Sou profissional com 10 anos de experiência na área de comunicação, com passagem pelo setor acadêmico privado e público, me formei em Comunicação Social na Universidade Federal Fluminense (UFF) e fiz o curso de Dança Contemporânea na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Há 12 anos, atuo profissionalmente como Bailarina, Designer, Coreógrafa e Publicitária. Amante das Artes Culturais e Sociais, sou empreendedora e promotora da diversidade cultural. Tenho um enorme desejo de me comunicar com as pessoas e escolhi fazer isso através da dança. Gosto de compartilhar com os outros a minha paixão pela dança. Meu maior interesse é estudar a diversidade de danças através do olhar contemporâneo, das danças tradicionais às urbanas. Já me apresentei em universidades, festivais e teatros do Brasil. Nos Estados Unidos, desenvolvo atualmente um trabalho sobre a investigação de danças tradicionais brasileiras. Essas obras têm aparecido em Festivais Internacionais. Em 2015, me mudei para a Argentina e aprimorei meus estudos a partir de fontes de universidades locais, como Universidad Nacional de las Artes. Divido-me entre Buenos Aires, Des Moines, Rio de Janeiro e Florianópolis, sempre embalada na minha paixão pela família e pela dança