Nesta segunda-feira (26) foi realizada a pré-estreia do filme “Divaldo – O Mensageiro da Paz” em Salvador. O longa-metragem conta a história do humanista baiano, Divaldo Franco, e tem a direção e roteiro comandados por Clóvis Mello. Os atores Bruno Garcia, Ghilherme Lobo e João Bravo interpretam o médium em diferentes fases da vida, e elenco ainda conta com nomes de peso como Regiane Alves, Marcos Veras, Laila Garin, Caco Monteiro, Ana Cecília Costa, Bruno Suzano e Osvaldo Mil.
O filme conta a história de Divaldo desde a infância, quando ele descobre que consegue conversar com espíritos e segue sua vida da adolescência até a vida adulta, mostrando os dilemas e pré-conceitos com que ele precisa lidar desde cedo e acompanhando sua trajetória de vida. O diretor Clóvis Mello conta que a realização do filme foi um verdadeiro desafio, já que
“uma grande responsabilidade fazer um filme sobre um médium de noventa e dois anos, espírita, vivo”.
Divaldo Franco é um professor, filantropo e médium baiano, que é considerado o maior divulgador da Doutrina Espírita atualmente. Dos seus noventa e dois anos de idade, setenta foram dedicados a caridade e a espiritualidade. Junto do seu amigo Nilson de Souza – que também é retratado no filme – ele fundou a instituição Mansão do Caminho em Salvador, que auxilia mais de seis mil pessoas diariamente e abriga em volta de três mil, sendo 600 delas adotadas por Divaldo.
O próprio Divaldo teve contato com a criação do filme, Clóvis declara que “Ele me deixou muito à vontade com tudo, ele falou apenas ‘faça o que quiser, eu só não quero um filme no qual eu seja um protagonista ou seja santificado e você faz o que você achar melhor’. Eu combinei algumas coisas com ele, inclusive a inclusão de toda a obra psicológica da Joana, pelo menos os pontos mais fundamentais da obra dela”.
Joanna de Ângelis, – interpretada pela atriz Regiane Alves no filme – se apresentava durante muito tempo como “Um espirito amigo” e depois revelou-se como mentora espiritual de Divaldo, escrevendo inúmeras mensagens e mais tarde selecionando-as, nascendo assim o primeiro livro dessa parceria intitulado “Messe de Amor”.
O ator Ghilherme Lobo, que interpreta o humanista em sua fase jovem-adulta, relata que “O filme inteiro foi um grande desafio, a gente teve diversas locações, eu fiquei um pouco doente durante as gravações, tivemos alguns problemas de equipe adoecendo. É uma obra espirita, que por consequência tem alguns adversários invisíveis que tentavam bloquear a realização dessa obra. Mas a gente venceu! Mas foi difícil”.
O filme é carregado de cenas emocionantes e personagens fortes. O ator baiano Caco Monteiro, que interpretou Francisco Franco, pai de Divaldo, dá vida a um homem rígido que não acredita na mediunidade do filho, mas que depois de um tempo consegue entender o quão especial ele é. “Eu me baseei em um caso que eu tive em minha família, muito parecido com a história do filme. Eu trouxe essa memoria afetiva que eu tinha e desenvolvi no personagem”, afirma o ator.
O longa-metragem conta de uma forma muito emocionante e tocante a história difícil do humanista. Assuntos como suicídio, aceitação da morte, obsessão e distúrbios mentais são cuidadosamente empregados em “Divaldo – Mensageiro da Paz”. De acordo com o diretor “A narrativa que eu tentei construir não era apenas voltado ao espírita tradicional, mas falar para aqueles que não são espíritas (…) É um filme perfeito para a geração jovem, apesar de retratar um homem de noventa e dois anos, ele é um filme para todas as gerações”.
“É uma história linda que não se resume apenas ao público espírita. É um filme que fala de amor, de tolerância, fala de muito mais do que aparenta”, conclui o ator Ghilherme Lobo.
Divaldo que estava presente na coletiva, se emocionou ao assistir o filme pela primeira vez no local. “Reservo-me somente a gratidão a todos que tem tido paciência, tolerância e me tem ajudado a levar a diante a tarefa que o Cristo trouxe para o mundo: Para que nos amassemos”, declarou Divaldo ao fim do longa.
“Divaldo – O mensageiro da paz” estreia no dia 12 de setembro em todos os cinemas brasileiros.
ASSISTA AO TRAILER DO FILME DIVALDO – O MENSAGEIRO DA PAZ:
Muitos filmes e abraços 😉
ATÉ A PRÓXIMA!!!
GABRIELA CARVALHO- CABINE SETE
Acompanhem-nos em nossas redes sociais:
@artecult , @cinemaecompanhia , @casaldecinema, @cabinesete , @cinestimado e @resetdepoisdever
Pingback: “DIVALDO – O MENSAGEIRO DA PAZ”: Pré-estreia na capital paulista foi um sucesso! | ARTECULT.COM