Não posso começar esse texto sem mencionar que a tradução do título da nova produção da NETFLIX, “Dead to Me“, é no mínimo medonha. “Disque Amiga para Matar” não tem absolutamente nada a ver com o propósito da série. O título em português remete a algo como pistoleiras, o que está longe de ser a essência e a história dessa produção.
A série de Liz Feldman acompanha ao longo dos curtos (30 minutos aproximadamente) 10 episódios, a vida de Jen (que saudades da exuberância da Christina Applegate) e Judy (Linda Cardellini em uma atuação igualmente memorável), tentando superar seus lutos, remorsos e culpas. Enquanto Jen teve o marido atropelado e agora tenta seguir a vida junto aos seus dois filhos, Judy revela mais surpresas acerca de seu luto e que vão sendo revelados sem dar espaços para julgamentos (mérito do roteiro e da atuação de Cardellini).
Aos poucos, as intenções e motivações das personagens principais vão sendo reveladas, ao passo que outros excelentes personagens ganham destaque na trama, como é o caso de Steve (vivido pelo galã James Marsden com o nível ideal de canalhice!) e Lorna (Valerie Mahaffey em atuação inspirada e irritante).
É nesse momento, entre revelações e destaques, que “Disque Amiga para Matar” ganha força e começa a se distanciar do monótono, entregando uma comédia acima da média – e das expectativas – sobre temas tão importantes e pouco explorados. O luto aqui é levado a um nível de estresse máximo, com questionamentos fortes acerca de quem os vive. Estamos diante de uma comédia sobretudo, humana.
E é por ser uma comédia que toca na humanidade e força de mulheres cheias de vida, impactadas por um luto inesperado, que Christina Applegate e Linda Cardellini brilham incessantemente. Algumas cenas em específico, como uma em que Judy é tocada pela culpa até seu limite fisico e outra em que Jen começa a descobrir algumas coisas do seu falecido marido, as atrizes demonstram toda sua entrega aos papéis, desenrolando, a cada momento, mais uma camada destas mulheres tão complexas.
Não à toa, Applegate foi indicada ao Emmy de Melhor atriz em série de comédia, e a Netflix já anunciou que haverá uma segunda temporada, com detalhes da trama ainda não revelados.
Por hora, a dica é para conferir essa série, que, assim como suas personagens principais, dá abertura para diversas discussões e interpretações.
Se ainda não ouviu falar dela, dá uma conferida no trailler:
Se já conferiu, conta aqui para gente o que você achou 😉
Bons filmes e até a próxima 🙂
JOÃO FRANÇA FILHO (@CINESTIMADO)
ARTECULT – Cinema & Séries
Acompanhem-nos em nossas redes sociais:
@artecult , @cinemaecompanhia , @casaldecinema,
@cabinesete , @cinestimado e @resetdepoisdever
Acompanhe o resumo do dia do universo de Cinema & Séries: