A mais nova cinebiografia da Fox Film traz a história de um dos maiores autores dos últimos tempos. “Tolkien” traz alguns momentos cruciais da vida do famoso autor J.R.R. Tolkien e que inspiraram seus livros que, por sua vez, influenciaram inúmeras outras obras artísticas pelo mundo todo. O drama aborda a vida de Tolkien desde os tempos em que sofria bulling no colegial, sua formação, suas amizades, seu amor pela arte e o encontro com sua musa inspiradora. Confiram nossa crítica a seguir.
O drama, que possui direção de Dome Karukoski e roteiro de David Gleeson aborda os anos de formação de J. R. R. Tolkien, através de seus obstáculos, amores e lutas mostrando-os como fontes inspiradoras para os contos da mágica “Terra-Média”, um lugar mítico que transcende gerações, com personagens inesquecíveis e estórias complexas, uma delas adaptadas para indústria cinematográfica como uma das franquias mais bem-sucedidas e premiadas: “O Senhor dos Anéis”.
“Tolkien” possui sua beleza e traz com maestria todos os pilares fundamentais da obra do autor, expondo-os com clareza seus significados na construção da sua obra. Além, de apresentar a vida do autor, desde sua fase colegial até sua vida na universidade e depois seu drama na Guerra, o filme apresenta o encontro com o grande amor de sua vida, o ponto de ignição para a criação de suas histórias.
Contudo, o roteiro do filme nos pareceu um pouco precipitado e algumas ideias são apresentadas de maneira desorganizada, o que soa confuso de maneira gradual.
A trama possui uma bela fotografia e uma trilha sonora digna da obra de Tolkien, são concisas e bem executadas.
Em relação ao elenco escalado, vale ressaltar a ótima atuação de Lily Collins, que interpreta o grande amor da vida de Tolkien (Edith Tolkien), o arco dramático gira em torno desta paixão e evidencia todas as camadas da sua personagem: o carisma, a sensibilidade e a força de suas principais ações. Já Nicholas Hoult está bem operante no papel principal e seus momentos junto à Collins são intensos e você percebe a ótima química entre ambos. Os demais atores entregam atuações satisfatórias para a trama. Aliás, uma das coisas mais interessantes deste roteiro é mostrar a beleza da amizade de Tolkien com os amigos de sua juventude e que inspirou a irmandade de “O Senhor dos Anéis”.
“Tolkien” é a história de uma grande estória e é interessante perceber como funciona a mente de um grande autor, o que motivou a contar (e como contar) aquelas inesquecíveis estórias, entendendo seus medos, receios, alegrias e tristezas e percebendo como tudo isso foi refletido no universo vasto e riquíssimo que desenvolveu.
CONFIRA O TRAILER:
Um salve a Tolkien e tudo que este importantíssimo autor contribuiu para todos nós!
LUAN RIBEIRO
Acompanhem-nos em nossas redes sociais:
@artecult , @cinemaecompanhia , @tiltcine, @cabinesete , @cinestimado e @resetdepoisdever
Acompanhe o resumo do dia do universo de Cinema & Séries: