O pacto de paz firmado entre Ramirez e Matheus para o casamento de Maria da Paz (Juliana Paes) e Amadeu (Marcos Palmeira) não se concretiza. Com o vestido de noiva sujo do sangue do amado atingido no altar, ela volta para casa, enquanto ele é hospitalizado. Mesmo contra a vontade da família, Maria vai atrás de notícias e é recebida, de forma hostil, por Nilda (Jussara Freire) e Ticiana (Áurea Maranhão). As duas apenas confirmam que ele foi transferido para Vitória entre a vida e a morte, mas sem revelar o nome do hospital.
De volta para casa, Maria é convencida por Evelina (Nivea Maria) a fugir, porque certamente será caçada pelos Matheus. Ela então sai de madrugada para encontrar seus padrinhos, Aírton (Emmilio Moreira) e Josiane (Ana Barroso), na igreja. Avisados dos planos de Maria, Vicente (Álamo Facó), Miroel (Luiz Carlos Vasconcelos) e Ticiana vão atrás dela na igreja. Mas ao chegarem no local não a encontram. Escondida no porão, ela observa o movimento dos três à sua procura. Sem que a vejam, Maria consegue entrar no carro com os padrinhos, mas precisa descer do automóvel no meio da estrada, porque começam a ser seguidos pelos Matheus.
A providência tomada por Aírton salva a vida da jovem, pois em seguida eles são interpelados pelos rivais. No entanto, sem a afilhada no carro, são liberados para seguir viagem e Maria, então, se revela escondida debaixo do veículo. Ao retornar para o interior dele, seguem com o plano de Evelina, para que fuja para São Paulo, onde será abrigada por Marlene (Suely Franco), prima do Padre (Fernando Eiras).
A sequência está prevista para ir ao ar a partir do dia 21. A novela é escrita por Walcyr Carrasco, com Nelson Nadotti, Márcio Haiduck e Vinicius Vianna, direção artística de Amora Mautner, direção geral de Luciano Sabino e direção de André Barros, Bernardo Sá, Bruno Martins Moraes, Caetano Caruso e Vicente Kubrusly.
00