Nova obra de Wagner de Assis com distribuição da Sony Pictures, a cinebiografia “KARDEC” já está nos cinemas e traz a história, baseada na obra literária “Kardek – A Biografia” de Marcel Souto Maior, do codificador e pai da Doutrina Espírita.
Professor, autor e tradutor na França do século XIX, Allan Kardec teve papel fundamental em uma das doutrinas mais conhecidas e praticadas no Brasil. Aos 50 anos, o cético Hypppolyte Leon Denizard Rivail teve uma jornada de autoconhecimento repleta de obstáculos para a busca da verdade, despertando sua fé através de diversas descobertas e reconheceu sua missão. Chegou então à sua redenção, deixando seu marco e seus ensinamentos na História.
A trama de “Kardec” narra o desenvolvimento do seu personagem principal e a forma como foi desenvolvida a metodologia utilizada para codificar a Doutrina Espírita para a humanidade, uma doutrina que, dizem os que a segue, é esclarecedora e consoladora.
O professor Rivail, antes completamente cético, na sua trajetória acabou detalhando e estudando acontecimentos que foram descritos em obras que estão eternizadas e que são utilizadas por muitos em todo o mundo.
A vida de Kardec pode ser definida como a busca da verdade e o testemunho de fé de uma pessoa que não tinha ciência de sua importância para todos nós.
A narrativa propõe uma linha bastante coerente em sua ações, aqui não existem diversas camadas e complexidade, tudo acontece de maneira limpa e objetiva. A linha do tempo está bem estabelecida e os pontos principais da figura de Kardec, bem como seus principais obstáculos, são apresentados.
O filme acompanha toda a trajetória de Kardec, desde o momento que atuava como professor em Paris, tornando-se então um investigador de vários fenômenos que aconteciam naquela época em toda Europa, passando pela codificação propriamente dita da Doutrina Espírita, até o ponto alto que foi a grande repercussão após a publicação do seu primeiro livro: O Livro dos Espíritos.
O filme utiliza muito bem como elementos principais sua excelente fotografia e trilha sonora, que casam perfeitamente tornando a experiência ainda mais enriquecedora e detalhada. As alocações utilizadas traduzem ainda mais o clima histórico da antiga França e seus principais locais onde os acontecimentos ocorreram de fato, isto enriquece o longa nos agradando e nos conectando ainda mais à trama.
No que tange o elenco, Leonardo Medeiros, que interpreta Kardec, e a atriz Sandra Corveloni, que vive a sua digníssima esposa Amélie, estão muito bem entrosados em cena. É interessante observar a forma como seus personagens mergulham cada vez mais fundo na missão de busca pelo conhecimento sobre o mundo espiritual e como agem de maneira conjunta, um sendo sempre o suporte do outro. As mulheres agem como força motriz da trama e sem elas a missão designada a Kardec não aconteceria, todos os personagens são expostos com seus medos e anseios e são extremamente bem construídos. Vale destacar o elenco mirim que traz um trabalho magnífico das meninas Julia Svacinna e Leticia Braga. Além delas, a atuação também de Louise Dtuani, pois seus personagens são importantíssimos pilares da história da codificação do “Livro Dos Espíritos”.
“Kardec” funciona como uma cinebiografia louvável e é tão importante que merece ser presenciada não só pelos espíritas ou simpatizantes da doutrina, como todos que ainda não tiveram a oportunidade de conhece-la melhor. A trama retrata com riqueza de detalhes a atmosfera da época e o caminho de Kardec para concluir seu papel, nos trazendo à tona obras de uma magnitude sem tamanho.
O filme não peca em absolutamente nada no que diz respeito a direção de arte, fotografia, trilha sonora, elenco escolhido, vemos aqui que a qualidade do cinema nacional subiu mais um degrau. Todo o fio narrativo nos conduz a uma história de amor ao próximo, busca pela verdade e pelo conhecimento do ser humano pelo sentido da fé: “uma luz que acende não podemos deixar apagar.”
CONFIRA O TRAILER
Corra para conferir esse filme bem fundamentado em todos os sentidos que nos entrega uma obra sobre amor, caridade e a busca pelo conhecimento, fatores primordiais que devemos aplicar sempre em nossas vidas!
Um viva a KARDEC e um viva ao CINEMA NACIONAL!!!
Nota: 8,0
LUAN RIBEIRO
Participamos da pré-estreia do fime no Rio de Janeiro, veja todas as imagens do evento e veja os vídeos com os convites do autor do livro que inspirou o filme, do diretor do filme e do elenco !
Clique na imagem abaixo!
Acompanhem-nos em nossas redes sociais:
@artecult , @cinemaecompanhia , @tiltcine, @cabinesete , @cinestimado e @resetdepoisdever
Acompanhe o resumo do dia do universo de Cinema & Séries: