Com show de Zaz, Rio celebra a cultura francesa ao longo de março

A cantora francesa Zaz | Foto: Instagram

 

Cantora francesa se apresenta no Vivo Rio e integra programação cultural que reúne música, cinema, literatura e artes na cidade

A cantora Zaz já tem encontro marcado com o público carioca. A artista sobe ao palco do Vivo Rio no próximo sábado (7), como um dos destaques do Mês da Francofonia 2026, e coloca a capital fluminense na rota de sua nova turnê internacional.

Com mais de cinco milhões de discos vendidos e mais de 15 anos de carreira, a cantora construiu uma trajetória que transita entre o jazz, o pop e a chanson française. No repertório do show, devem aparecer músicas de “Sains et Saufs”, álbum com 14 faixas que misturam experiências pessoais intensas (como a morte do pai e relatos sobre vícios) a composições que celebram leveza e alegria, marcas recorrentes em seu trabalho.

A apresentação integra a programação da Francofonia 2026, lançada oficialmente na segunda-feira (2), na residência do cônsul-geral da Suíça no Rio, Michael Schweizer. Representantes da França, Bélgica, Canadá e outros países francófonos participaram do encontro, que reuniu convidados do meio cultural para abrir o mês dedicado à diversidade da cultura de língua francesa.

Foto: Consulado Geral da França no Rio de Janeiro | Divulgação

Durante a cerimônia, o anfitrião destacou o papel da francofonia no cenário internacional e a ligação histórica entre o estado do Rio e a Suíça, lembrando a imigração para cidades da Região Serrana, como Nova Friburgo. Ele também ressaltou o formato ampliado da celebração na capital fluminense.

“Às vezes falamos em uma semana da francofonia no mundo, mas aqui é um mês. Março inteiro terá celebrações com cinema, literatura, dança e música na cidade”, afirmou.

Em tom descontraído, o diplomata elogiou a receptividade do Rio:

“Eu gosto das pessoas. É fácil falar com o carioca. Vocês são abertos, sempre de bom humor”, disse.

O cônsul francês, Éric Tallon, reforçou a importância da capital fluminense no cenário cultural e acadêmico ligado ao idioma.

“Vamos apresentar as culturas de vários franceses, não somente dos países presentes, mas também de outros franceses espalhados pelo mundo”, declarou.

Ao longo de março, a programação se espalha por diferentes espaços culturais da cidade, com boa parte das atividades gratuitas. Além do show de Zaz, estão previstas apresentações musicais no Blue Note, na Aliança Francesa e no Club Manouche. O cinema ganha destaque com sessões na Cinemateca do Museu de Arte Moderna (MAM) e no Estação Net Rio, enquanto a literatura promove leituras, debates e a Festa do Livro em Francês.

A agenda inclui ainda exposição de artes visuais, feira francófona com gastronomia e oficinas culturais no Museu de Arte do Rio (MAR), além do lançamento do concurso educacional “Zero Cliché”. Durante todo o mês, o Rio se transforma em vitrine para sons, ideias e expressões artísticas que conectam o Brasil ao universo francófono.

 

Confira a programação completa:

Francofonia – Rio de Janeiro

Música

  • 17 de março, às 22h | Vivo Rio | Show de Zaz
  • 11 de março, às 22h30 | Blue Note | Show “Archipels”
  • 19 de março, às 19h | Aliança Francesa | Show “Archipels”
  • 12 de março, às 19h | Aliança Francesa | Show Francis Lalonde
  • 20 de março, às 20h | Club Manouche | Show de Camille Berthault
  • 26 de março, às 19h | Aliança Francesa | Chanson brasilofrançaise

Cinema

  • 3 e 4 de março, às 19h | Aliança Francesa | “Josephine Baker: Un destin français”
  • 10 de março, às 16h30 | Cinemateca do MAM | Filme “Mossunguê”
  • 17 e 18 de março, às 19h | Aliança Francesa | Filme “Haut et fort”
  • 20 e 21 de março, às 17h, 19h e 21h | Estação Net Rio | Mostra francófona

Literatura

  • 12 de março, às 17h30 | Aliança Francesa | Leituras cruzadas
  • 17 de março, às 19h30 | Teatro Carlos Gomes | Bate-papo com Edouard Louis
  • 18 de março, às 19h | Livraria Janela | Leitura musical “Archipel Guissant”
  • 21 de março, das 9h30 às 15h | Lycée Molière | Festa do Livro em Francês

Educação

  • 8 de março | Lançamento do concurso “Zero Cliché”

Artes visuais

  • A partir de 11 de março | Aliança Francesa | Exposição “Cidades Flutuantes”

Feira francófona

  • 22 de março, das 11h às 16h | MAR | Atrações artísticas, gastronomia, oficinas linguísticas e culturais

 

 

Author

Redação do Portal ArteCult.com Expediente: de Seg a Sex - Horário Comercial. e-mail para Divulgação Artística: divulgacao@artecult.com. Fundador e Editor Geral: Rapha Gomide.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *