Livro “A coragem de dizer adeus” aborda, com clareza e acolhimento, a decisão difícil de se afastar de laços familiares tóxicos

Com base em sua experiência pessoal, relatos e extensa pesquisa, o autor oferece esperança, validação e caminhos reais aos leitores e leitoras para um recomeço sem culpa

 

Após anos tentando estabelecer limites com uma mãe abusiva, o escritor Eamon Dolan tomou uma decisão definitiva: romper todos os laços. Esse ato, longe de ser um gesto de rejeição, tornou-se um marco de autocuidado e abriu caminho para uma vida mais plena, baseada em confiança, autonomia e alegria.

 

Em A coragem de dizer adeus, livro que chega às lojas pelo selo Paidós da Editora Planeta, Dolan transforma sua experiência pessoal em um convite à reflexão: romper vínculos familiares tóxicos não apenas é possível, como pode significar paz e liberdade. O autor compartilha sua trajetória e dá voz a outras pessoas que encontraram força e dignidade no afastamento, oferecendo acolhimento e esperança a quem enfrenta relações abusivas.

 

Com sensibilidade e clareza, o livro mostra que não há culpa em escolher partir. Às vezes, amar a si mesmo significa dizer adeus — e descobrir que existe vida depois da dor.

 

“A coragem de dizer adeus oferece orientações concretas sobre como seguir em frente quando ‘resolver as coisas’ se mostra difícil demais, doloroso demais ou simplesmente impossível. Para quem já se sentiu preso pelas feridas profundas que parentes podem causar, este livro corajoso e inovador oferece clareza, empatia, cura e, em última instância, liberdade.” – Lori Gottlieb, autora best-seller de Talvez você deva conversar com alguém

 

“A escrita de Eamon é linda, sua história e as de outros sobreviventes, fascinantes, e sua orientação é clara e convincente. Este livro maravilhoso ajudará qualquer sobrevivente a superar o legado tóxico do abuso e a encontrar a vida rica e gratificante que merece.” – David Sheff, autor best-seller de Querido menino

 

FICHA TÉCNICA

  • Título: A coragem de dizer adeus
  • Autor: Eamon Dolan
  • Tradutor: Diego Franco Gonçales
  • ISBN: 978-85-422-3972-0
  • Páginas: 320 p.
  • Preço livro físico: R$ 72,90
  • Editora Planeta | Selo Paidós

 

SOBRE O AUTOR

Eamon Dolan é editor-executivo e vice-presidente da Simon & Schuster. Após décadas sob o abuso emocional e psicológico da mãe, tomou a decisão de romper o contato e reconstruir a própria vida. Em seu processo de terapia e pesquisa, percebeu a ausência de obras que abordassem, com empatia e clareza, a experiência do afastamento familiar e decidiu, então, escrever o livro que gostaria de ter lido. A coragem de dizer adeus é seu primeiro livro.

Eamon Dolan | Foto: Divulgação

 

SOBRE O SELO PAIDÓS

Criado na Argentina em 1945, quando dois professores universitários decidiram publicar Carl Gustav Jung pela primeira vez no país, o selo Paidós passou a integrar o Grupo Planeta em 2003, chegando ao Brasil em 2020. Hoje conta com mais de 2 mil títulos lançados na Espanha e em países da América Latina. De origem grega, a palavra “paidós” significa “criança” e, assim como o espírito questionador dos pequenos, o selo tem como objetivo discutir e buscar perguntas certeiras para algumas das principais questões da humanidade com base em obras de psicologia, psicanálise, psiquiatria, neurociência e outras áreas de ciências humanas para o público geral. No Brasil, o selo conta com nomes como Christian Dunker, Contardo Calligaris, Ana Suy, Alexandre Coimbra Amaral, Geni Núñez, Alexandre Patricio, Rubem Alves, Irvin D. Yalom, Erich Fromm e Silvia Ons.

 

 

 Coluna:
Sarau da Varanda

 

CHRIS HERRMANN

 

 

 

 

Author

Chris Herrmann é escritora/poeta, musicista, musicoterapeuta, editora e webdesigner teuto-brasileira, nascida no Rio de Janeiro. Estudou Literatura na UFRJ, Música no CBM e pós-graduou-se em Musicoterapia na Universidade de Münster, Alemanha. Tem 13 Livros publicados (poesia contemporânea, haikai, romance, contos e literatura infantil); bem como participação e organização em inúmeras coletâneas de poesia no Brasil e exterior. Recebeu diversas premiações ao longo dos últimos 20 anos, como escritora, poeta, webdesigner e curadora de sarau. É editora-chefe da revista eletrônica Ser MulherArte (www.sermulherarte.com | @sermulherarte); articuladora do Mulherio das Letras na Lua (Grupo de Poesia ligado ao Movimento Mulherio das Letras); editora do Sarau da Varanda (@sarau.da.varanda) e Arthéria Viva (@artheriaviva) no Instagram. Desde Outubro de 2025, é assessora e colunista do Portal ArteCult (www.artecult.com | @artecult).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *