
É notório que a educação permanece como uma das grandes “dores” brasileiras. Esforços do setor público têm mudado esse cenário, especialmente por meio de programas que combatem a evasão escolar. Soluções de gestão educacional e aprendizado, originalmente desenvolvidas para o setor público, foram observadas por empreendedores que identificaram uma rápida adequação para utilização em escolas privadas. As Soluções são tão maduras que podem ser adaptadas, customizadas e ainda permitem acesso ao código fonte. Uma dessas soluções é o software público i-Educar.

Software Público De Gestão Educacional i-Educar
Atualmente, a solução roda em mais de 5 escolas privadas. Diante desse cenário, o Portal ArteCult entrevistou um dos empresários que viabilizou a implantação desse sistema educacional livre e de qualidade, que tem facilitado o dia a dia de trabalho de diretores, professores e alunos dessas instituições de ensino.
Conversamos com Aldenízio dos Santos Silva, da empresa iEducativa Soluções, que atua nos municípios de São Sebastião e Arapiraca, em Alagoas, para entender como surgiu a percepção de que o i-educar poderia ser utilizado por escolas privadas.

Aldenízio dos Santos Silva
Segundo Aldenízio, a oportunidade foi identificada a partir da demanda do mercado por uma solução robusta e financeiramente acessível, especialmente para escolas de pequeno e médio porte. “O i-Educar, apesar de ter sido desenvolvido para o contexto público, já possui uma estrutura completa para gestão de matrículas, diário eletrônico, notas e frequência, que são processos universais. Vimos uma oportunidade em pegar a confiabilidade e a transparência da ferramenta, já comprovadas em grandes redes, e customizá-la para a agilidade e alguns requisitos específicos do setor privado, como outros tipos de relatórios”, explica.
Atualmente, o empresário atende 4 escolas privadas com o i-Educar. Embora ainda modesto, o número representa um crescimento sólido e um esforço pioneiro na adaptação de uma solução de código aberto ao mercado educacional privado.
Sobre o nível de esforço para essa adaptação da solução, Aldenízio relata que o processo foi planejado estrategicamente. “o esforço inicial foi moderado, mas extremamente estratégico. A base do i-Educar é sólida, o que minimizou o esforço de reengenharia. O principal foco foi customização de relatórios e criar um laço de segurança com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais), uma vez que as escolas compartilham o mesmo ambiente”, afirma.
Em relação à satisfação dos seus clientes, Aldenízio classifica o retorno como excelente. “Os principais fatores que levam a essa satisfação são a redução de custos em comparação com sistemas proprietários caros e, principalmente, a eficiência operacional que o i-Educar adaptado proporciona, liberando a equipe pedagógica para focar no ensino, e não na burocracia”, destaca.
O empresário complementa afirmando que o principal diferencial competitivo está na combinação de um sistema com a robustez e flexibilidade. “Conseguimos oferecer um sistema com a solidez de um software utilizado por grandes redes, mas com um modelo de licenciamento e suporte muito mais flexível e regionalizado, algo que atrai escolas que buscam modernização sem altos investimentos iniciais”.
Por fim, perguntamos como a iniciativa abriu portas para outras instituições privadas. Aldenízio ressalta que a satisfação dos clientes tem sido decisiva para a expansão da solução no mercado. E formando uma rede espontânea de indicações e fortalecendo a credibilidade do i-Educar. “Essa iniciativa agiu como uma prova de conceito (POC) poderosa. O sucesso nas primeiras 4 escolas serviu para que outras instituições privadas da região, vendo que uma solução originalmente pública funciona de forma eficiente e econômica no contexto privado, tenham muito mais confiança na nossa proposta.”
O i-Educar é um sistema de gestão escolar para as redes pública e privada e pode ser acessado diretamente na página da comunidade www.ieducar.org
Comunidade i-educar no telegram: t.me/ieducar








