Mostra Tecnologia e Cinema exibe Blade Runner (1982) no Cinesystem Belas Artes Botafogo 25/11

 

A mostra propõe um diálogo entre cinema e inovação com a futurista Paula Martini

 

O clássico Blade Runner (1982), dirigido por Ridley Scott, será o destaque da próxima edição da Mostra Tecnologia e Cinema, no dia 25 de novembro, às 19h30, no Cinesystem Belas Artes Botafogo.

 

A mostra propõe um diálogo entre cinema e inovação, e convida o público a refletir sobre como as tecnologias moldam a sociedade e o imaginário coletivo. Em sua nova sessão, o evento revisita o filme que revolucionou a ficção científica ao abordar temas que seguem cada vez mais atuais, como inteligência artificial, identidade e ética na criação tecnológica.

A exibição será seguida de um debate com  Paula Martini, futurista, especialista em inovação e tecnologia e fundadora da Internet das Pessoas, iniciativa voltada para o letramento digital e a educação midiática. A mediação ficará por conta de Célia Noel, coordenadora-geral de pós-graduação no Instituto de Tecnologia e Sociedade (ITS-Rio).

Para Martini, ficção científica é especulação.

“Embora fale de futuros, ela nasce no presente, e pode carregar perspectivas distópicas ou utópicas. Em tempos de virtualidade, assistir e debater presencialmente as camadas desse clássico pode nos ajudar, também, a refletir onde estamos investindo a energia do nosso presente, e sobre que tipo de futuros, desejáveis ou indesejáveis, estamos optando por especular”, afirma.

Lançado em 1982, Blade Runner é ambientado em uma Los Angeles futurista e decadente, onde um caçador de andróides precisa confrontar as fronteiras entre humano e máquina. Com sua estética sombria e questionamentos filosóficos, o longa tornou-se uma referência cultural e um dos filmes mais influentes da história do cinema.

 

Sobre a Cinesystem Belas Artes

O Cinesystem Belas Artes nasce de uma parceria inédita entre a Cinesystem, uma das maiores redes exibidoras do país, e o Belas Artes Grupo, referência em curadoria de filmes de arte. A iniciativa leva programação cult e alternativa para os multiplex do Shopping Frei Caneca (SP) e da Praia de Botafogo (RJ), unindo tecnologia de ponta e olhar curatorial. A proposta é ampliar o acesso a conteúdos fora do circuito comercial e fortalecer a presença da cultura cinematográfica nos grandes centros.

 

Cinesystem – Botafogo/RJ

 

SERVIÇO:

Mostra Tecnologia e Cinema – Blade Runner (1982)

  • 25 de novembro, às 19h30
  • Cinesystem Belas Artes Botafogo – Sala 3
  • Com Paula Martini e mediação de Célia Noel
  • Ingressos: R$ 15 (meia) e R$ 30 (inteira)
  • Realização: ITS Rio e Cinesystem Belas Artes Botafogo

 

 

Author

Chris Herrmann é escritora/poeta, musicista, musicoterapeuta, editora e webdesigner teuto-brasileira, nascida no Rio de Janeiro. Estudou Literatura na UFRJ, Música no CBM e pós-graduou-se em Musicoterapia na Universidade de Münster, Alemanha. Tem 13 Livros publicados (poesia contemporânea, haikai, romance, contos e literatura infantil); bem como participação e organização em inúmeras coletâneas de poesia no Brasil e exterior. Recebeu diversas premiações ao longo dos últimos 20 anos, como escritora, poeta e webdesigner. É editora-chefe da revista eletrônica Ser MulherArte e curadora do Sarau da Varanda (presencial, na Tijuca/RJ).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *