
Arpoador de noite (foto: Álvaro Tàllarico)
Setor acumula 15 meses consecutivos de alta, impulsionado por transportes, hospedagem e alimentação
O turismo brasileiro vive um dos melhores momentos da última década. Segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o setor registrou crescimento de 6% no acumulado de 2025, comparado ao mesmo período de 2024. Somente em agosto, o aumento foi de 4,6%, marcando o 15º mês consecutivo de resultados positivos.
O avanço foi impulsionado, principalmente, pelos segmentos de transporte aéreo de passageiros, serviços de hospedagem, restaurantes, bufês e reservas de viagens. Esses dados refletem o fortalecimento da cadeia turística nacional e a retomada de confiança de viajantes brasileiros e estrangeiros.
Rio de Janeiro e Bahia entre os destaques regionais
Entre os 17 locais avaliados pelo IBGE, 14 apresentaram crescimento. O Rio de Janeiro teve alta de 12,6%, seguido por Rio Grande do Sul (11,7%), Bahia (7,9%), Ceará (8%), São Paulo (5,9%) e Paraná (5,8%).
O resultado positivo comprova a força do turismo interno e o impacto direto na geração de emprego e renda em diferentes regiões do país.

Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro. Foto: Álvaro Tàllarico
“Turismo é motor do desenvolvimento”, diz ministro
O ministro do Turismo, Celso Sabino, comemorou os números e reforçou o compromisso com políticas que mantenham a trajetória de crescimento.
“Recebemos mais um resultado do turismo brasileiro com grande satisfação. É um crescimento expressivo, que movimenta setores importantes da economia e gera oportunidades para os brasileiros. Vamos continuar investindo para assegurar que o turismo siga como um dos motores do desenvolvimento do Brasil”, afirmou.
Brasil supera meta e registra recorde de visitantes internacionais
Além do bom desempenho interno, o país também superou a meta anual de turistas estrangeiros estabelecida no Plano Nacional de Turismo 2024-2027.
Em setembro, o Brasil recebeu 570.934 visitantes internacionais, o maior número da série histórica para o mês — um salto de 28,2% em relação a 2024.
Com isso, o acumulado de janeiro a setembro chegou a 7,09 milhões de turistas, 45% acima do registrado no mesmo período do ano anterior. A meta era de 6,9 milhões em todo o ano de 2025 — superada já no nono mês.









