Uma das melhoras cantoras em atividade esteve no KM de Vantagens Hall no início deste mês, trazendo um espetáculo para os ouvidos, sem parafernálias técnicas, somente o bom e velho som, Loreena Mckennitt apresentou sua turnê “Lost Souls” no dia 02/11 no Rio de Janeiro, depois de passar por São Paulo, onde fez duas apresentações no Credicard Hall, nos dias 30 e 31 de outubro, mostrando sua mistura de sons e estilos característicos da New Age e World Music.
O palco, minimalista, tinha somente uma cortina escura ao fundo, privilegiando a visão dos músicos pelo público. Diga-se, a noite era da música e dos músicos, de mais ninguém, formou-se uma cumplicidade entre estes e a audiência rara de se ver num a casa de shows daquele tamanho.
O show é de música erudita, independente do rótulo que queira se dar, e por isso os protagonistas da noite eram a música e os músicos!
A apresentação, que durou cerca de duas horas, iniciou pontualmente as 22:00, com a música “She Moved Through the Fair”, tradicional música irlandesa. A belíssima voz soprano, intocada pelos anos de vida de Loreena, sua harpa, e o clima trazido pela excelente banda que a acompanha, deu um ar mágico à apresentação, já indicando o que o público podia esperar.
O Show seguiu com “All Souls Night”, “A Hundred Wishes”, “Ages Past, Ages Hence” e “ Reglan Road”, cover da banda The Dubliners, e regravada também por nomes como Van Morrisson, Elvis Costelo e Chris Kavanagh, dentre outros.
Loreena, canadense de origem irlandesa, que iniciou na música como cantora de músicas celta e irlandesa, o que pode ser ouvido em “The Star of The County Down”, trouxe para suas composições o molho oriental, o que pôde ser ouvido em “Marco Polo”, “Spanish Guitars and Night Plazas”, “Santiago” e “Mummers Dance”, bem como o pitadas de música da Europa Oriental, como em “The Bonny Swans”, com direito a um duelo entre o violinista Hugh Marsh e o guitarrista Brian Hughes, quando solou belissimamente, deixando o rockeiro dentro dele passear no palco. Destaque também para a Violoncelista Carolinne Lavelle, que fez backing vocals em várias músicas da apresentação.
O público, educado, manteve o silêncio durante a apresentação, porém no início, viu-se um ou outro flash partindo da audiência, o que gerou uma reclamação dela, já que sempre diz que pedindo que celulares e câmeras fosse guardados durante a apresentação, não atendida, mas, pelo menos, não se viram mais flashes.
Porém, uma obra no shopping Via Parque, no meio do show, causou mal estar entre o público, ocasião em que a cantora se desculpou, informando do motivo da obra, e aproveitou apresentou a banda que a acompanha já há algum tempo.
Todas as músicas foram muito bem recebidas pelo público, mas os pontos altos foram “Marco Polo” e “Mumers Dance”, quando esse delirou com a apresentação.
O som da casa era límpido, privilegiando ainda mais a experiência que era oferecida à Audiência, tornando ainda melhor o show, que foi imperdível tanto para os fãs de Loreena Mckennitt, quanto para quem gosta de ouvir música bem tocada, afinal, não é sempre que temos uma cantora com a voz do quilate dela no Brasil. Que venha mais vezes para trazer sua bela voz e linda música!
Músicas
- She Moved Through the Fair
- All Souls Night
- A Hundred Wishes
- Ages Past, Ages Hence
- Raglan Road
- Marco Polo
- Penelope’s Song
- Spanish Guitars and Night Plazas
- The Star of the County Down
- The Bonny Swans
- The Lady of Shalott
- As I Roved Out
- Santiago
- Stolen Child
- The Mummer’s Dance
- The Old Ways
- Lost Souls
- Tango to Evora
- Dante’s Prayer