
Foto: Reprodução Internet
A experiência da escola privada São Matheus no estado de Alagoas, pode ajudar muitas escolas espalhadas pelo Brasil, que buscam evoluir os seus processos de gestão escolar.
A escola utiliza desde 2023 o sistema i-Educar e de acordo com a diretora Edneusa Bispo dos Santos, “a centralização de informações e a organização de dados, melhorou muito a gestão da nossa escola”. O i-Educar agiliza a emissão de documentos como declarações, boletins, históricos, entre outros documentos, facilita a reserva de vaga e o processo de matrícula online com a pré matrícula digital.

A diretora comentou ainda que “qualquer escola busca a melhoria dos seus processos administrativos e, atualmente, essa evolução acontece combinada com a automação desses processos”. O i-Educar por ser um sistema projetado para web e celulares, pode agilizar cada etapa da gestão escolar.
A coordenadora Lidiane Brito da Silva, destaca:
“desde que começamos a usar o i-Educar, notamos a diferença no dia a dia da escola, melhorando muito o acompanhamento do que está sendo ministrado em sala de aula pelos professores e a frequência e desempenho dos alunos com o uso do diário eletrônico de classe, bem como o acompanhamento do aluno com informações sobre notas, frequência e até a comunicação com os pais e responsáveis.”

Escola privada São Matheus- Sâo Sebastão- AL Fonte:https://www.facebook.com/profile.php?id=100063740251434&sk=photos
A satisfação por parte dos colaboradores confirmou-se recentemente por meio de uma publicação no instagram do Portal ArteCult, onde houve uma série de comentários positivos a respeito da solução educacional.
De acordo com Letícia Montteiro o i-Educar traz “praticidade e agilidade, otimizando assim o nosso tempo” (1)
Quanto aos recursos humanos, a ferramenta permite gerenciar e acompanhar alocações, afastamentos, faltas e substituições, horários das turmas e carga horária. É possível acompanhar a disponibilidade de agenda de cada professor.
Além disso a solução fornece uma variedade de relatórios e estatísticas em tempo real, acesso remoto por computadores, tablets e smartphones. O software, por ser livre, ainda permite modificações e adaptações de acordo com as necessidades de cada instituição.
Quanto ao suporte para instalação, utilização, desenvolvimento do sistema e outras dúvidas podem ser atendidas por meio de uma Comunidade ativa na internet, onde há trocas diárias de informações, sejam de usuários, técnicos e empresas prestadoras de serviços.
Pequenas e médias escolas do Brasil a fora, muitas vezes não tem recursos para contratação de soluções proprietárias . Ter uma ou mais opções de soluções de código aberto e acessível, onde a contratação do prestador de serviço só ocorre se for necessário, proporciona uma independência para quem usa ou pretende usar a solução.
Embora não seja muito comum, o caso de sucesso da escola São Matheus e os resultados obtidos até aqui, só comprovam a viabilidade no uso de um software voltado para gestão educacional pública em uma rede privada. Não há dúvida que a experiência dessa escola do estado de Alagoas, demonstra a qualidade da solução e que outras escolas podem seguir o mesmo caminho.
E você, quer conhecer mais sobre como implantar o i-Educar na sua escola ?
Conheça o Software i-Educar !
https://ieducar.org/
(1) https://www.instagram.com/p/DMGdUAUPFMt/?igsh=amU4c2p2Z3NmaHls









