A princesa negra brasileira faz aniversário

 

Princesa Violeta celebra aniversário e encerra projeto cultural através da prefeitura da cidade.

 

Este ano, a Princesa Violeta, de cor de bombom, comemora mais um aniversário. Na data de hoje, a contação de histórias do livro infantojuvenil encerrou o projeto patrocinado pela Secretaria de Cultura da Prefeitura do Rio de Janeiro.

Sinopse

Princesa Violeta, da autora Veralinda Menezes, narra a história de uma princesa negra cor de bombom que, frustrada pelo desejo do pai em ter um filho homem, transforma-se em uma guerreira para defender seu reino e provar a força feminina. A narrativa promove autoestima e representatividade para meninas negras, em contraste com a ausência de protagonistas negros nos contos de fadas tradicionais.

 

A contação de histórias

A atriz Chelle deu vida à princesa com um encanto contagiante, sustentado por expressões faciais precisas e carisma de sobra. Envolveu os pequenos com maestria, alternando sorrisos, olhares e tons de voz perfeitos, garantindo à contação de histórias um impacto altamente positivo.

Não poderia ser diferente: Chelle é uma estrela dos grandes musicais no estado do Rio de Janeiro e fora dele. Domina o corpo em cena, trazendo movimentos que prendem a atenção e nos transformam em verdadeiros “ímãs”. O espetáculo contou ainda com músicas divertidas que animaram o público infantil.

O projeto de hoje foi apresentado para as crianças da Escola Municipal Jornalista Brito Broca. Para meninas e meninos negros, o contato com a história de uma princesa negra corajosa é um gesto potente, que incentiva a autoestima e amplia o repertório de referências positivas.

 

O espaço

O encontro aconteceu na Biblioteca Municipal Lúcio Rangel, recentemente inaugurada na Tijuca. O espaço, uma graça de lugar, integra o Centro da Música Carioca Artur da Távola, com acervo de 3.500 títulos e exposição sobre música brasileira. O imóvel histórico, de 1921, é tombado pelo município e funciona de terça a domingo, das 10h às 17h.

 

Próximas apresentações

A Princesa Violeta voltará em novembro, mês da Consciência Negra, em temporada patrocinada pelo Sesc. Serão diversas apresentações gratuitas em várias unidades, celebrando também o relançamento do livro. Afinal, a primeira princesa negra brasileira de conto de fadas merece ser amplamente celebrada.

 

SERVIÇO

  • SESC Três Rios – 15h – 01/11
  • SESC Niterói – 16h – 08/11
  • SESC Nova Iguaçu – 14h – 07/11
  • SESC Grussaí – 16h – 15/11
  • SESC Barra Mansa – 15h – 16/11
  • SESC Tijuca – 15h (com tradução em Libras) – 20/11
  • Centro Cultural Sesc Quitandinha – 11h – 23/11
  • SESC Duque de Caxias – 15h – 29/11
  • SESC Madureira – 16h – 30/11

Paty Lopes (@arteriaingressos). Foto: Divulgação.

Siga-nos nas redes sociais: @showtimepost

 

 

 

Author

Dramaturga, com textos contemplados em editais do governo do estado do Rio de Janeiro, Teatro Prudential e literatura no Sesi Firjan/RJ. Autora do texto Maria Bonita e a Peleja com o Sol apresentado na Funarj e Luz e Fogo, no edital da prefeitura para o projeto Paixão de Ler. Contemplada no edital de literatura Sesi Fiesp/Avenida Paulista, onde conta a História de Maria Felipa par Crianças em 2024. Curadora e idealizadora da Exposição Radio Negro em 2022 no MIS - Museu de Imagem e Som, duas passagens pelo Teatro Municipal do Rio de Janeiro, com montagem teatral e de dança. Contemplada com o projeto "A Menina Dança" para o público infantil para o SESC e Funarte (Retomada Cultural/2024). Formadora de plateia e incentivadora cultural da cidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *