“A Ternura do Violoncelo”: Casa Museu Eva Klabin recebe concerto neste domingo que  será conduzido pelo pianista Alessandro Albuquerque e pelo violoncelista Vinícius Nascimento

 

Alessandro Albuquerque e Vinícius Nascimento (Fotos: Thainá Mesquita e Clara Lira)

 

“A Ternura do Violoncelo” dá continuidade ao programa Concertinhos de Eva, ao apresentar as múltiplas possibilidades expressivas desse instrumento, em diálogo com o piano, para o público infanto-juvenil. Conduzida pelo violoncelista Vinícius Nascimento e pelo pianista Alessandro Albuquerque, a apresentação será neste domingo (14), às 16h, no auditório da Casa Museu Eva Klabin.
O recital busca introduzir a delicadeza e a expressividade do violoncelo por meio de um repertório variado e acessível, incluindo obras de Alan Menken (autor de “Um mundo ideal”, do filme “Aladdin”), além de composições de brasileiros como Henrique Oswald (“Elegia”), Mozart Camargo Guarnieri (“Ponteio” e “Dansa”) e Chaps Melo (“Fazendinha”).
Nascido no Rio de Janeiro, no Complexo do Alemão, Vinícius Nascimento iniciou seus estudos musicais em 2012, diretamente no violoncelo, por meio da ONG Ação Social pela Música do Brasil. Foi aluno de Fernando Bru, Thais Ferreira e Flavia Chagas, integrou por sete anos a Orquestra Sinfônica Jovem do Rio de Janeiro e, em 2020, ingressou em primeiro lugar no curso de Bacharelado em Música da UNIRIO. Em 2025, foi semifinalista do Concurso Antonio Meneses, no Festival Matias de Oliveira Pinto.
Alessandro Albuquerque, também carioca, iniciou seus estudos musicais aos 16 anos, de forma autodidata, no teclado. Aos 18 anos ingressou na Licenciatura em Música da UNIRIO e, em seguida, no Bacharelado em Piano, onde estuda hoje. Vem atuando como intérprete em diferentes estilos, do clássico ao popular, com destaque para colaborações em música de câmara. Em sua trajetória, conquistou o 3º lugar no Concurso de Piano “Prof. Abrão Calil Neto”, na categoria Piano Solo.
Com a curadoria de Tomaz Soares, a temporada da série “Concertinhos de Eva” continua a proporcionar experiências únicas de contato com a música de concerto. Por meio das apresentações, o público infanto-juvenil se familiariza com uma diversidade de instrumentos e repertórios, despertando a escuta atenta e incentivando novos talentos no cenário musical carioca.

 

SERVIÇO:

“A Ternura do Violoncelo”

  • Dia: 14 de setembro (domingo), às 16h
  • Local: Auditório Casa Museu Eva Klabin (Av. Epitácio Pessoa, 2480 – Lagoa)
  • Ingressos a venda no site.
  • Capacidade: 60 pessoas

Sobre Vinícius Nascimento, violoncelo:
Vinícius Nascimento é violoncelista e curador da série “Concertinhos de Eva”. Iniciou seus estudos em 2012 pela ONG Ação Social pela Música do Brasil. Por sete anos integrou a Orquestra Sinfônica Jovem do Rio de Janeiro. Desde 2020, cursa Bacharelado em Música na UNIRIO, na classe de Hugo Pilger. Participou de masterclasses com Kayami Satomi, Bernard Locher e Marcio Carneiro e foi semifinalista do Concurso Antonio Meneses em 2025.

Sobre Alessandro Albuquerque, piano:
Alessandro Albuquerque é pianista e estudante de Bacharelado em Piano na UNIRIO, sob orientação da Prof.ª Dra. Lúcia Barrenechea. Iniciou seus estudos de teclado aos 16 anos, de forma autodidata, e aos 18 ingressou na Licenciatura em Música pela mesma instituição. Atua como intérprete em projetos que transitam entre o clássico e o popular, com destaque para colaborações em música de câmara. Conquistou o 3º lugar no Concurso de Piano “Prof. Abrão Calil Neto”, na categoria Piano Solo.

Sobre Tomaz Soares:
Tomaz Soares, natural de Uberlândia, Minas Gerais, é violinista, professor e regente, com atuações como solista, camerista e músico de orquestra. Estudou violino com Shmuel Ashkenasi (Israel/EUA), Almita Vamos (EUA), Paulo Bosisio (RJ), Ricardo Amado (RJ), Luciano Ramos e Klemes Pires (MG), dentre outros. Apresentou-se como camerista e músico de orquestra na Alemanha, nos Estados Unidos, Portugal e Inglaterra. Em 2020 e 2018, junto com o Quarteto de Cordas Kalimera, Tomaz foi premiado como “Melhor Intérprete de Música Clássica” no Festival da Rádio MEC FM 99,3 MHz, dentre outras premiações no Brasil. Tomaz é Mestre em Música pela Northwestern University Bienen School of Music (EUA) e Bacharel em Música pela UNIRIO. Trabalha com curadoria musical e produção das Séries de música de câmara “Concertos de Eva” (série regular) e “Concertinhos de Eva” (série de concertos didáticos), promovidas pela Casa Museu Eva Klabin, no Rio de Janeiro. Atualmente, integra o Quarteto de Cordas da UFF, o Quarteto Kalimera, a Orquestra Petrobras Sinfônica e a Orquestra Johann Sebastian Rio. Atuando como regente orquestral, Tomaz é um dos regentes da Academia Juvenil da Orquestra Petrobras Sinfônica.

Sobre a Casa Museu Eva Klabin:
Uma das primeiras residências da Lagoa Rodrigo de Freitas, a Casa Museu Eva Klabin reúne mais de duas mil obras que cobrem um arco de tempo de cinco mil anos, desde o Antigo Egito (3000 a.c.) ao impressionismo, passando pelas mais diferentes civilizações. A coleção abrange pinturas, esculturas, mobiliário e objetos de arte decorativa e está em exposição permanente e aberta ao público na residência em que a colecionadora viveu por mais de 30 anos. A Casa oferece programação cultural variada, que inclui, além das visitas ao acervo, exposições temporárias de artistas contemporâneos, oficinas, cursos e conferências para adultos e crianças. Enquanto referência no calendário cultural do Rio de Janeiro, a programação musical conta com a série Concertos de Eva, com os Concertinhos de Eva, dedicados ao público infantil, e com os shows de Nova MPB no jardim.
Este evento faz parte da programação dos 30 anos da Casa Museu Eva Klabin, que será comemorado em todo ano de 2025. Espaço de troca de ideias e aprendizados no presente, a Casa Museu mantém um diálogo constante com o passado e encontra sua originalidade na combinação entre o clássico e o contemporâneo.

Author

Redação do Portal ArteCult.com Expediente: de Seg a Sex - Horário Comercial. e-mail para Divulgação Artística: divulgacao@artecult.com. Fundador e Editor Geral: Rapha Gomide.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *