

Bellas Silveira. Foto: Divulgação.
A atriz e dançarina Bellas Silveira, estava atuando em um projeto patrocinado pelo Instituto Vale cultural e de repente está ela na Inglaterra, conquistando os europeus.
Através do projeto da própria atriz, “Transitório” chegou ao Festival londrino Proudly Part OF, e claro que precisamos falar sobre ela, reconhecer a façanha da artista que se arma de coragem para atravessar as intempéries que qualquer Transexual conhece.
A história do espetáculo é importantíssima, pois fala sobre a instituição UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro onde é formada em bacharel em dança e Residência artística no Dicró, arena que pertence à Prefeitura da cidade do Rio de Janeiro, portanto se trata de uma obra rica e contundente.

“Transitório” foi concebido em 2019 como parte do trabalho de conclusão de curso de Bellas da Silveira. Desde sua criação, a obra passou por contínuas modificações e aprimoramentos, refletindo o processo evolutivo de sua gestação artística. Em 2024, Transitório foi selecionado para uma residência artística na Arena .
Em 2025, o projeto foi aprovado para participação no festival Migration Matters, realizado em Sheffield, Reino Unido, sendo apresentado no dia 27 de junho. Posteriormente, em 4 de julho de 2025, a obra estreará no evento CORPAS, em Londres, consolidando sua trajetória internacional.

Bellas Silveira. Foto: Divulgação.
A Sinopse
Entre o Feminino e o Masculino é uma performance intimista e visceral protagonizada por Bellas da Silveira, uma mulher trans e negra, que parte de sua trajetória pessoal de transição de gênero para questionar e expandir os conceitos de feminino e masculino. Em cena, Bellas utiliza dança, expressão corporal e música ao vivo para explorar memórias e vivências que moldaram sua identidade, criando uma narrativa poética e provocadora. A performance transita entre referências culturais e memórias pessoais, abordando a dança como uma extensão de sua busca por aceitação e pertencimento. Inspirada por filmes como A Garota Dinamarquesa e Laerte-se, a obra reflete sobre a construção do corpo trans em um mundo que impõe limites de gênero e expectativas sociais rígidas. Transitório é um espaço de resistência e autoafirmação, convidando o público a vivenciar o processo de descoberta de identidade e a importância de aceitar e valorizar as múltiplas formas de existir.
E isso não é o suficiente, a agenda da artista na Europa parece star bem movimentada.
- Londres 30/6-12/7
- Bristol 13/7 – Oficina “Brasil em movimento “
- Paris 14/7-19/7 – Oficina “SE JOGA”
- Amsterdam 20/7-21/7-Oficina “SE JOGA”
- Berlin 22/7-25/7 – Ofina “ Brasil em movimento”
Ai até 12 de agosto está em aberto ainda, mas Londres, Sheffield e talvez Escócia.
A profissional já atuou em importantes projetos no Rio de Janeiro, através da dança, da perna de pau que também manuseia com excelência e muita teatralidade. Bellas já atuou como Diretora de movimento e também como assistente de coreografia. Tem no seu currículo importantes instituições como Sesc, SESI FIESP, Funarte, entre outros. Enfim, em agosto ela estará de volta e nós a agradeceremos por manter-se viva e ainda nos representar com sua beleza artística pelo mundo.
Um dia a moça teve que se esconder em uma chácara no interior de São Paulo porque estava sendo ameaçada por sua orientação, hoje ficou impossível ela se esconder, toda a beleza artística dela parece expandir com muita força por aí…

Paty Lopes (@arteriaingressos). Foto: Divulgação.









