
“A Procura de Martina” acompanha a jornada de Martina, vivida por Mercedes Morán (“Diários de Motocicleta”), uma mulher argentina que corre contra o tempo para encontrar o neto, enquanto ainda apresenta alguma autonomia, diante do diagnóstico recente de Alzheimer. O roteiro – assinado pela diretora, ao lado de Gabriela Amaral Almeida – foi inspirado nas histórias reais das mulheres que tiveram seus netos sequestrados durante o regime militar argentino, conhecidas como as ‘Avós da Praça de Maio’. A coprodução Brasil-Uruguai contou com as produtoras brasileiras Kromaki e Ipanema Filmes, e as uruguaias Básico e Criatura. A distribuição é feita pela Bretz Filmes.
A saga de Martina se passa nas zonas sul e norte do Rio de Janeiro. Ao lado de Mercedes Morán, as argentinas Adriana Aizenberg e Cristina Banegas vivem as amigas de Martina, também integrantes das Avós da Praça de Maio. Entre as brasileiras da trama, estão as atrizes Luciana Paes, que protagonizou o filme “O Animal Cordial” e, recentemente, esteve na direção do espetáculo de humor estrelado por Gregorio Duvivier (“O Céu da Língua”), e Carla Ribas, que integrou o elenco dos premiados “Ainda Estou Aqui” e “Marighella”.
O corte final de “A Procura de Martina” teve uma primeira exibição exclusiva no auditório das Avós da Praça de Maio, em Buenos Aires. A apresentação do filme contou com a presença da presidente da associação, Estela Carlotto, além da diretora e da protagonista. A estreia oficial da produção foi na última edição do Festival do Rio, pela mostra Novos Rumos, da Première Brasil. Ainda no ano passado, o filme também passou pela 48ª Mostra de São Paulo. Internacionalmente, o drama foi destaque no 39º Festival de Mar de Plata (Argentina), onde recebeu o prêmio de Melhor Filme, e no Festival do Uruguai, em que foi eleito o vencedor pelo voto popular.
O filme chegou aos cinemas da Argentina no dia 29 de maio, com ótima recepção da crítica. O lançamento no Brasil foi dia 5 de junho. Ainda este mês, 8 e 9, participou do Festival de Guadalajara, pela mostra competitiva de longas ibero-americanos. Também entra em cartaz no Uruguai, dia 26 de junho.
CONFIRA NOSSA ENTREVISTA COM A DIRETORA E ATRIZES DO FILME:
SINOPSE
Martina é uma viúva argentina que procura há mais de trinta anos pelo neto, nascido em cativeiro durante a ditadura militar. A necessidade de encontrá-lo se torna ainda mais urgente quando Martina recebe o diagnóstico de Alzheimer. Ao descobrir que o neto pode estar no Brasil, Martina embarca em uma jornada onde passado e presente se misturam, transformando sua busca em uma luta contra o esquecimento.
Classificação indicativa: 14 anos.
ELENCO
Mercedes Morán
Adriana Aizenberg
Carla Ribas
Luciana Paes
Cristina Banegas
Stella Rabello
Julia Bernat
Fernando Eiras
FICHA TÉCNICA
Direção: Márcia Faria
Produção: Rodrigo Letier, Márcia Faria
Coprodução: Patricia Canén, Martín Almada Tomeo, Agustín Palermo
Produção Executiva: Roberta Oliveira, Anna Julia Werneck
Roteiro: Gabriela Amaral Almeida, Márcia Faria
Edição: Eva Randolph, edt.
Direção de Fotografia: Léo Bittencourt
Colorista: Mauro Infante
Direção de Arte: Diogo Costa, Alice Carvalho
Figurinista: Preta Marques
Caracterização: Emmanuel Miño
Som Direto: Manuel Scavone, Nicolás Rodríguez Mieres
Trilha Sonora Original: Manuel Scavone, Nicolás Rodríguez Mieres, Diego Rodríguez Mieres
Edição de Som e Mixagem: Ricardo Cutz, A3pS
Preparação de Elenco: Tomás Rezende
MÁRCIA FARIA | Diretora
Márcia Faria é diretora e roteirista brasileira, com uma trajetória consolidada no cinema e na televisão. Iniciou sua carreira trabalhando ao lado de cineastas como Walter Salles, Hector Babenco, Karim Aïnouz e Sérgio Machado — colaborações que marcaram profundamente seu olhar artístico. Seu estilo é marcado por uma direção sensível e intimista, explorando temas como identidade, desejo e pertencimento. Transita com naturalidade entre diferentes formatos e plataformas, mantendo uma assinatura autoral reconhecível e relevante no audiovisual brasileiro. Estreou na direção com o curta-metragem “Estação” (2010), que disputou a Palma de Ouro no Festival de Cannes e foi exibido também em festivais como Roterdã, Biarritz e Mostra do Rio. Em 2024, realizou seu primeiro longa-metragem, “A Procura de Martina”, premiado em Mar del Plata e na Cinemateca Uruguaia, atualmente selecionado para a mostra oficial do Festival Internacional de Cinema de Guadalajara. Na televisão, dirigiu projetos como Alice (HBO), “#Me Chama de Bruna” (FOX), e a minissérie original da Netflix “Os Quatro da Candelária” — que alcançou o primeiro lugar no Top 10 da Netflix Brasil e o oitavo lugar no ranking global de séries em língua não inglesa. Reconhecida pela crítica e pelo público, a produção se destacou por seu enfoque humanista, densidade emocional e rigor estético. Mais recentemente, dirigiu o programa “Neste Canto Eu Conto”, com Sandy, para o canal Multishow — um projeto que combina música, afeto e narrativa em formato intimista. IMDB: https://www.imdb.com/
KROMAKI | Produtora
A Kromaki é uma produtora movida pela paixão de contar histórias. Do humor ao drama, do esporte à política, buscamos emocionar e surpreender, entreter e fazer pensar. De preferência, tudo junto. Nossos mais recentes sucessos são a série de ficção “Os Quatro da Candelária” (Netflix), de Luis Lomenha e Márcia Faria, e a série doc “Romário – O Cara” (Max), de Bruno Maia. Também estreamos no Festival do Rio e na Mostra SP o drama “A Procura de Martina”, dirigido por Márcia Faria, e o terror “A Herança”, dirigido por João Cândido Zacharias. E lançamos nossa primeira coprodução internacional, o filme “A Filha do Pescador”, do colombiano Edgar De Luque. Na TV, produzimos a série “Som Sertanejo” (Multishow), de Ana Rieper, e o programa “Xodó de Cozinha” (TV Brasil), apresentado por Regina Tchelly e dirigido por Pedro Asbeg. Tudo isso em 2024. Antes, levamos ao streaming as produções “Isabella: O Caso Nardoni” (Netflix), de Cláudio Manoel e Micael Langer; “Meu Amigo Bussunda” (Globoplay), de Cláudio e Micael, ao lado de Júlia Besserman; e “Lei da Selva – A História do Jogo do Bicho” (Canal Brasil), de Pedro Asbeg. Nos cinemas, lançamos o doc. “O Mês Que Não Terminou”, coproduzido pelo Curta! e dirigido por Francisco Bosco e Raul Mourão, e a comédia “Juntos e Enrolados”, de Rodrigo Van Der Put e Eduardo Vaisman. Atualmente, a Kromaki prepara o programa “Nesse Canto Eu Conto”, com Sandy (Multishow); a série “Nelson Vezes Quatro” (Canal Brasil); e um longa sobre a chef brasileira que encantou Paris, Alessandra Montagne. Ainda em 2025, vamos filmar “Mc Estrela”, de Renata Sofia, em coprodução com a Mixer, e adaptar o livro “De gados e homens”, de Ana Paula Maia.
IPANEMA FILMES | Produtora
Com mais de 70 filmes no currículo, entre produzidos e distribuídos, a Ipanema Filmes já alcançou mais de 60 milhões de espectadores. Entre seus exemplos mais bem-sucedidos estão “Lúcio Flávio, o Passageiro da Agonia”, de Hector Babenco; “A Lira do Delírio”, de Walter Lima Jr.; “Joana Francesa”, de Cacá Diegues; “O Casal”, de Daniel Filho; “Toda Nudez Será Castigada”, de Arnaldo Jabor; além de “Pra Frente Brasil” e a trilogia “Roberto Carlos”, de Roberto Farias. Filmes que participaram de importantes festivais nacionais e internacionais, como Cannes, Berlim, Roterdã, Moscou, Gramado, Brasília e Festival do Rio. Hoje, depois de uma grande reestruturação interna, a Ipanema Filmes volta ao mercado produzindo projetos inovadores e com grandes chances de conquistar o interesse do público.
BÁSICO | Coprodutora
Básico é uma produtora audiovisual uruguaia com seis anos de experiência e que realiza projetos desde a concepção até a conclusão, independentemente de seu tamanho. Com atitude proativa e criativa diante de cada trabalho, a Básico se dedica principalmente à produção audiovisual e ao desenvolvimento de campanhas criativas para clientes como Unicef, IBM, Hyatt Centric Montevideo, entre outros. E trabalha com diversas agências de publicidade. Desde o fim de 2017, a produtora conta com uma divisão dedicada a filmes de ficção e documentários independentes, reunindo a paixão pela produção com histórias comprometidas, que convidam à reflexão e dão visibilidade à forma como se vive na América Latina, a partir da observação de nossas semelhanças e particularidades. Trabalha atualmente nos seguintes projetos: “Michel”, coprodução entre Colômbia, França e Uruguai, dirigida por Fernando García; “O Caso Limber”, coprodução com a Colômbia, dirigida por Martín Almada; e “Crucera”, curta-metragem dirigido por Juan Ignacio Enciso.
BRETZ FILMES | Distribuidora
Há mais de 30 anos no mercado cinematográfico brasileiro, a Bretz Filmes é uma das principais distribuidoras de documentários e filmes de ficção autorais no país. Já distribuiu obras de alguns dos mais renomados diretores brasileiros, como Nelson Pereira dos Santos, Walter Salles, Eduardo Coutinho, Helena Solberg, Sandra Kogut, Karim Aïnouz, Sérgio Machado, Flávia Castro, Izabel Jaguaribe, Marina Person, Ricardo Calil, Renato Terra, Heitor Dhalia e Marcelo Gomes. Seus filmes participaram ou foram premiados nos principais festivais internacionais e brasileiros, como os de Cannes, Berlim, Veneza, IDFA, HotDocs, Gramado, Rio de Janeiro e São Paulo. Seu diretor, Luiz Bretz, também dirigiu por 10 anos a área de distribuição da VideoFilmes. Recentemente, a distribuidora foi responsável por lançar no Brasil os indicados ao Oscar “Honeyland” e “For Sama”. Também distribuiu os belos documentários nacionais “Sinfonia de um Homem Comum”, “Nelson Pereira dos Santos – Vida de Cinema”, “Antonio Candido, Anotações Finais” e “Criaturas da Mente”, além das ficções “A Festa de Léo” e “Pasárgada”.
ArteCult – @CinemaeCompanhia
Siga nosso canal e nossos parceiros no Instagram para ficar sempre ligado nas nossas críticas, últimas novidades sobre Cinema e Séries, participar de sorteios de convites e produtos, saber nossas promoções e muito mais!

Siga-nos nas redes sociais!
Instagram: @artecult & @cinemaecompanhia












