
A segunda temporada de Light & Magic, série documental produzida pela Lucasfilm e Imagine Documentaries, estreia no dia 18 de abril de 2025 no Disney+, com seus três episódios disponíveis de uma só vez. A produção retorna com um foco especial no momento mais desafiador da história da ILM (Industrial Light & Magic): a transição para a era digital.
O Canal Cinema & Companhia do Portal Artecult, participou da Coletiva de Imprensa Mundial da nova temporada, que contou com a presença de nomes fundamentais para a história dos efeitos visuais no cinema.

Reprodução: Disney/Lucas Film
Dirigida por Joe Johnston, a temporada cobre o período desde o impacto de Jurassic Park (1993) — considerado o marco de virada para o uso de computação gráfica — até os avanços atuais em tecnologias como captura de performance e volumes de LED. Johnston, que fez parte da equipe original da trilogia clássica de Star Wars, também dirigiu sucessos como Jumanji, O Lobisomem e Capitão América: O Primeiro Vingador.
“Queríamos mostrar como George Lucas impulsionou toda a revolução digital”, disse Johnston, que também destacou o caráter documental como “uma viagem de descobertas feita na sala de montagem”.
Estiveram presentes na coletiva:
-
Joe Johnston (diretor e produtor executivo)
-
Ahmed Best (ator e criador da performance de Jar Jar Binks)
-
Janet Lewin (VP sênior da Lucasfilm e gerente geral da ILM)
-
Doug Chiang (VP executivo de design da Lucasfilm e designer da era pré-Disney de Star Wars)
-
John Knoll (co-criador do Photoshop e diretor criativo da ILM)
-
Rob Coleman (diretor criativo do estúdio da ILM em Sydney)
Confira alguns trechos da coletiva:

Reprodução: Disney/Lucas Film
Um dos momentos mais emocionantes veio de Ahmed Best, que refletiu sobre seu pioneirismo com a captura de performance em Star Wars: Episódio I – A Ameaça Fantasma (1999). Ele falou com sinceridade sobre a rejeição inicial ao personagem Jar Jar Binks e a redescoberta do valor de seu trabalho ao longo dos anos:
“Estávamos todos a serviço da história. E George nos dava liberdade e respeito para sermos os melhores, mesmo dentro dos limites técnicos da época”, declarou Ahmed. “Na época, as pessoas temiam que personagens digitais fossem substituir atores. Hoje vemos que eles abriram novas possibilidades.”
A série conta com vasto material de arquivo documentando o trabalho da ILM ao longo de décadas. Segundo Rob Coleman, é como revisitar um passado congelado em imagens.
“Ver minha versão de 30 anos sendo capturada naquele momento foi surreal. É um verdadeiro presente”, afirmou o animador, que foi indicado ao Oscar® por A Ameaça Fantasma e Ataque dos Clones.

Reprodução: Disney/Lucas Film
Doug Chiang, que hoje lidera o design da franquia Star Wars, confessou que quando foi contratado por George Lucas, sentia que não era bom o suficiente. Autodidata, ele aprendeu a desenhar observando os esboços de Joe Johnston. Hoje, é responsável por projetos como The Mandalorian, Ahsoka, Skeleton Crew e o próximo longa The Mandalorian & Grogu.
John Knoll, veterano da ILM e indicado cinco vezes ao Oscar®, falou sobre o desafio logístico de viabilizar filmes como A Ameaça Fantasma:
“A sensação era: ‘não temos como entregar isso’. E mesmo assim, fazíamos funcionar. Tínhamos que inovar a cada reunião de produção”.
A série também mostra como a concorrência com estúdios como a Weta impulsionou a evolução da ILM. Segundo Janet Lewin, “a competição nos forçou a sermos mais rápidos, colaborativos e inovadores”.
A equipe defendeu o valor de técnicas práticas como a modelagem física, ainda aplicável hoje em dia. Já as tecnologias como StageCraft (volumes de LED) e Gaussian Splats (técnica de renderização neural) representam o futuro dos efeitos visuais.
Encerrando a coletiva, Chiang e Lewin deixaram conselhos para jovens artistas:
“Desenhe todos os dias, mesmo que por 30 minutos. É sua base como artista.” – Doug Chiang
“Contratamos por potencial. Comecei como temporária. Nunca subestime onde o início pode te levar.” – Janet Lewin
Saiba mais sobre a produção:
Ficha Técnica da Série:
-
Título: Light & Magic – Temporada 2
-
Categoria: Documentário (série em 3 partes)
-
Estreia (EUA e Brasil): 18 de abril de 2025 – no Disney+
-
Diretor: Joe Johnston
-
Produtores Executivos: Brian Grazer, Ron Howard, Kathleen Kennedy, Lawrence Kasdan, entre outros.
-
Produção: Imagine Documentaries / Lucasfilm


CINEMA & COMPANHIA
ArteCult – @LuaneCompanhia
Siga nosso canal e nossos parceiros no Instagram para ficar sempre ligado nas nossas críticas, últimas novidades sobre Cinema e Séries, participar de sorteios de convites e produtos, saber nossas promoções e muito mais!

#VamosParaOCinemaJuntos









