Para muitos profissionais da dança, o carnaval tem sido muito mais do que uma festa popular: para eles é também uma oportunidade de trabalho.
A cada ano os desfiles das escolas de samba têm se profissionalizado mais e com isso, muitas escolas buscam profissionais especializados para atuar em alguns segmentos específicos da agremiação.
O ArteCult listou os principais profissionais envolvidos no desfile, para você acompanhar de pertinho e não perder nenhum detalhe:
Domingo (02/03)
Imperatriz – A coreografia da comissão de frente da escola de Ramos está sob o comando do dançarino e professor de dança de salão Patrick Carvalho. Ele atua no carnaval há mais de 10 anos e já passou por várias escolas do grupo especial e da Série Ouro. Em 2018 foi vencedor do Estandarte de Ouro de melhor Comissão de Frente com a Paraíso do Tuiuti. Patrick também já participou do quadro Dança dos Famosos, da TV Globo, dançando com as atrizes Claudia Ohana e Paloma Bernardi.
Além disso, o primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira, Phelipe Lemos e Rafaela Teodoro, são coreografados pela bailarina Ana Botafogo, que acompanha de perto toda a evolução do casal. Eles vêm logo após a comissão de frente.

Priscilla Mota e Rodrigo Negri. Foto: Divulgação
Viradouro – A comissão de frente da atual campeã do carnaval é comandada pelos bailarinos Priscilla Mota e Rodrigo Negri.
Eles são conhecidos como “Casal Segredo” por terem feito história na comissão de frente da Unidos da Tijuca de 2010, campeã do carnaval daquele ano com o enredo “É Segredo” e que trazia trocas de roupa inacreditavelmente rápidas. Em 2024, já na Viradouro, surpreenderam a Sapucaí com uma cobra gigante articulada que passava pelos integrantes da comissão de frente.
Mangueira – A bailarina Karina Dias é quem assina a comissão de frente da verde e rosa. Ela é bailarina e professora do Ballet do Theatro Municipal do Rio de Janeiro e da Escola de Danças Maria Olenewa. No carnaval, estreou na comissão de frente do Paraíso do Tuiuti e coreografou o primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira; além de já ter sido jurada do quesito na série Ouro.
Já o primeiro casal da Estação Primeira, Matheus Olivério e Cintya Santos, são acompanhados e coreografados pelas bailarinas Celeste Lima e Amanda Felizola.
Segunda (03/03)
Unidos da Tijuca – A dupla Ariadne Lax e Bruna Lopes são as responsáveis pela comissão de frente da Unidos da Tijuca em 2025. Bruna é bailarina experiente, e participou dos três últimos títulos da Unidos da Tijuca como integrante da comissão de frente. Ela também já atuou como julgadora de premiações de dança e no quesito Comissão de Frente da Liga-RJ. Já Ariadne é bailarina e atriz com experiência em musicais internacionais, formada em dança com especialização em balé clássico e sapateado pelo Broadway Dance Center de NY.
O professor e coreógrafo Pablo Guerreiro é o diretor artístico da Unidos da Tijuca para o carnaval 2025, coordenando todo o trabalho coreográfico da escola. Ele também é o responsável pela coreografia da Ala 25 (ala do passinho) que promete surpreender na Avenida.
Salgueiro – A Academia do Samba tem o bailarino Paulo Pinna como coreógrafo da Comissão de Frente. No último ano, Pinna esteve à frente do quesito na Mocidade Independente de Padre Miguel, e foi o responsável por uma das inovações mais comentadas do carnaval, a aparição de uma bailarina na arquibancada. Ele também tem passagens por outras escolas como Porto da Pedra, Imperatriz e Império Serrano.
Vila Isabel – A comissão de frente da Vila está sob a batuta do coreógrafo Alex Neoral e promete surpreender a Sapucaí com o enredo do carnavalesco Paulo Barros “Quanto mais eu rezo, mais assombração aparece”. Fundador e diretor da Focus Cia de Dança, Neoral já atuou como bailarino em diversas companhias de dança e também fez trabalhos como coreógrafo para o Teatro Bolshoi no Brasil, a Cia Nós da Dança e a São Paulo Companhia de Dança. Atua no carnaval carioca há mais de 15 anos e já passou por escolas como Imperatriz e Viradouro.
Terça (04/03)

Marcelo Misailidis. Foto: Ana Branco/O GLOBO
Mocidade – Marcelo Misailidis, bailarino e coreógrafo, é quem comanda a comissão de frente da escola de Padre Miguel. Ele é um premiado idealizador e diretor cultural que atua na concepção e direção de espetáculos musicais e cênicos. A experiência acumulada em mais de 25 anos de atuação nas áreas de teatro, canto, dança e do carnaval, lhe rendeu o título de Embaixador do Turismo da Cidade do Rio de Janeiro. Misailidis também já foi vencedor de 4 Estandartes de Ouro no carnaval.
Tuiuti – Os bailarinos do Theatro Municipal do Rio de Janeiro Claudia Mota e Edifranc Alves assinam a comissão de frente da Tuiuti. A equipe conta ainda com Rodolfo Saraiva e Gabriela Cidade, que também são bailarinos do Theatro.
Há 17 anos como primeira bailarina do Theatro Municipal do Rio, Claudia tem uma longa história no carnaval carioca, que começou ao lado da irmã, Priscilla Mota, hoje coreógrafa da Viradouro. Ela também é jurada técnica do quadro Dança dos Famosos, da TV Globo.
Grande Rio – O casal Hélio e Beth Bejani são os responsáveis pela comissão de frente da tricolor de Caxias. Eles estão na Grande Rio desde 2019, e foram campeões com a escola em 2022.
Hélio é regente do Ballet do Theatro Municipal do Rio de Janeiro e diretor da Escola Estadual de Dança Maria Olenewa. E Beth atua também como coreógrafa dos casais de mestre-sala e porta-bandeira da Grande Rio.
Fique então de olho na performance dessas feras da DANÇA na avenida!
JU PRESTES
@ju_prestes / @moveinartexpress