
RAINHA F. Foto: Divulgação.
Até 7 de abril, a artista carioca expõe seus trabalhos na mostra Indomináveis Presenças, com visitação gratuita das 9h às 20h, no CCBB-SP
Em um espaço de valorização das artes negras, indígenas e LGBTQIAPN+, a artista carioca Rainha F está em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil – São Paulo (CCBB-SP), um dos grandes centros culturais e artísticos do país, atual sede da exposição Indomináveis Presenças.
Oferecendo perspectivas mais inclusivas para a arte contemporânea brasileira, a artista conquistou uma grande visibilidade que antes era negada às artes negras, indígenas e LGBTQIAPN+, com a possibilidade de expor seu trabalho no Centro Cultural Banco do Brasil, primeiro em Brasília e agora em São Paulo.

Luana Kayodè – Foto por José de Holanda
Uma realização da AfrontArt – Quilombo Digital de Arte e com curadoria assinada por Luana Kayodè, empresária e pesquisadora com mais de 20 anos de carreira na produção e gestão artística cultural, e Cíntia Guedes, pesquisadora, artista indisciplinada e professora na Universidade Federal da Bahia (UFBA) no Instituto de Humanidades Artes e Ciências Professor Milton Santos – IHAC, a Indomináveis Presenças é uma exposição focada em celebrar as artes negras, indígenas e LGBQIAPN+, propondo imagens de amor, alegria e felicidade para esses corpos.
“Rainha F é uma artista visual que traz perspectivas muito interessantes para a arte contemporânea brasileira, com foco no matrimônio, destacando corpos que ao longo da história foram estigmatizados e propondo novas imagens que contestam o imaginário coletivo ainda vigente”, destaca Luana Kayodè.
“Nós temos artistas de diversos estados brasileiros e Rainha F representa o Rio de Janeiro muito bem com seu trabalho. Para a mostra, selecionamos artistas que buscassem pensar em um novo futuro para as artes, partindo de uma celebração contestatória, com novas imagens desses corpos, que trouxessem imagens de família, amor, alegria e liberdade. Então, Rainha F nos proporciona isso e permite que o público possa ter acesso a novas vivências e olhares”, completa Cíntia Guedes.
Gratuita, a exposição fica aberta para visitação no CCBB-SP das 9h às 20h todos os dias (exceto às terças-feiras). Ao todo, a mostra traz 16 artistas visuais de todo o Brasil.
Com produção da AfrontArt – Quilombo Digital de Artes junto ao Centro Cultural Banco do Brasil, o projeto conta com patrocínio do Banco do Brasil e apoio do Ministério da Cultura, através da Lei de Incentivo à Cultura, Lei Rouanet.
Sobre RAINHA F
Integrante da exposição Indomináveis Presenças, Rainha F é uma artista visual que explora simbologias matrimoniais para criar novas perspectivas sobre mecanismos de sobrevivência em corpos dissidentes. Seu trabalho aborda a solidão de corpos negros e questões raciais em contextos LGBTQIAPN+, desafiando a exclusão desses corpos do sacramento do casamento. Em suas criações, costura quimeras e pérolas em grinaldas, desconstruindo o romântico e questionando a hegemonia colonial no pacto matrimonial. Assim, a artista propõe novos terrenos para a figura da noiva, transformando o casamento em um espaço de resistência e reinvenção.
Sobre a AfrontArt
A AfrontArt é uma empresa baiana de impacto social e inovação voltada ao fomento às artes visuais preta e brasileira, que desde 2020 vem construindo um espaço de referência para os artistas e profissionais afrodescendentes e originários, no que tange a circulação e venda de obras, criação, curadoria, qualificação profissional e fortalecimento da comunidade. Ela tem como objetivo articular e fomentar a cadeia produtiva das artes visuais negra e indígena brasileiras a partir de ações estratégicas para a gestão da criação, produção e monetização. Realizou projetos em parceria com a Prefeitura de Salvador como o “Festival Salvador Capital Afro”, Metrô de São Paulo com as exposições “Qual o Pente que te Penteia” de Juh Almeida e “Zamba” de Bruno Zambelli, e com o Centro Cultural Banco do Brasil com a exposição “Indomináveis Presenças”. Neste ano, a empresa também realizou em Salvador a primeira edição da AFRO-ART, uma feira destinada às artes negras e indígenas contemporâneas do Brasil.
SERVIÇO
EXPOSIÇÃO “Indomináveis Presenças”
- Data: de 05 de fevereiro a 07 de abril de 2025
- Local: Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo ( bb.com.br/cultura / instagram.com/ccbbsp | facebook.com/ccbbsp | tiktok.com/@ccbbcultura ). Endereço: Rua Álvares Penteado, 112 – Centro Histórico | São Paulo/SP. Anexo – Rua da Quitanda, 80
- Entrada gratuita. Ingressos: Retirada de ingressos em bb.com.br/cultura e na bilheteria do CCBB
- Classificação Livre
- Funcionamento: Aberto todos os dias, das 9h às 20h, exceto às terças
- Contato: (11) 4297-0600 | ccbbsp@bb.com.br
- Estacionamento: O CCBB possui estacionamento conveniado na Rua da Consolação, 228 (R$ 14 pelo período de 6 horas – necessário validar o ticket na bilheteria do CCBB). O traslado é gratuito para o trajeto de ida e volta ao estacionamento e funciona das 12h às 21h.
- Van: Ida e volta gratuita, saindo da Rua da Consolação, 228. No trajeto de volta, há também uma parada no metrô República. Das 12h às 21h.
- Transporte público: O CCBB fica a 5 minutos da estação São Bento do Metrô. Pesquise linhas de ônibus com embarque e desembarque nas Ruas Líbero Badaró e Boa Vista.
- Táxi ou Aplicativo: Desembarque na Praça do Patriarca e siga a pé pela Rua da Quitanda até o CCBB (200 m).