Um veículo elétrico transformado em cabine de projeção, abastecido por energia solar: uma experiência única de cinema no G20 do Rio
Um veículo elétrico transformado em cinema, abastecido por energia solar, é a atração da Mostra Anima Cinemão no Parque Oeste, neste domingo (17/11). Uma experiência de cinema inédita e sustentável que o Anima Cinemão apresenta durante o mês do G20 no Rio.
E para essa edição especial, o projeto preparou um modelo único: um veículo elétrico transformado em cabine de projeção, com todo o sistema abastecido por tecnologia de armazenamento de energia solar em bancos de baterias. A 8ª edição da Mostra Anima Cinemão, conhecida por democratizar o cinema brasileiro em espaços públicos, inova mais uma vez ao adotar uma solução ambientalmente sustentável e pioneira. O projeto itinerante, que está percorrendo oito cidades do Rio de Janeiro desde agosto, agora utiliza um inédito gerador fotovoltaico, capaz de fornecer 100% da energia necessária para a projeção dos filmes. Essa iniciativa pioneira reforça o compromisso do Cinemão com a transição energética e a preservação do meio ambiente, destacando-se como exemplo de cinema sustentável.
Além de promover acesso ao cinema, levando sessões gratuitas de curtas de animação para comunidades e espaços culturais, o projeto oferece uma experiência ecológica. Ao funcionar inteiramente com energia solar, o Cinemão não só leva entretenimento a regiões periféricas e populares, mas também contribui ativamente para a redução da pegada de carbono, promovendo um modelo sustentável para eventos culturais.
“Ao adotarmos a energia solar, estamos não só inovando tecnologicamente, mas também respondendo à pauta mais urgente do momento: a crise climática. É possível fazer arte com responsabilidade ambiental, e estamos mostrando que a cultura pode ser uma aliada na construção de um futuro mais sustentável.” Cid César Augusto é o idealizador do projeto Cinemão Solar.
A Mostra Anima Cinemão já passou por Paraty, Búzios, Nova Friburgo, Macaé, Resende, Visconde de Mauá e ainda terá sessões em Valença, Niterói e pela capital, oferecendo ao público filmes variados e de alta qualidade, com opções para todas as idades e gostos. Com seu gerador solar inovador, a mostra garante que a magia do cinema seja vivida de forma totalmente verde, provando que arte e sustentabilidade podem caminhar juntas.
Esta edição tem o patrocínio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do RJ, da RioFilme e do Governo Federal, através da Lei Paulo Gustavo. E conta com apoio institucional da Subprefeitura da Grande Bangu.
Sobre o Cinemão:
Criado em 2012, o Cinemão é um cinema móvel que utiliza um carro utilitário equipado com projetor de alta performance, super telão inflável e sistema de som de 5.000w de potência. Desde então, protagoniza intervenções cinematográficas em espaços públicos no Rio de Janeiro, promovendo o cinema brasileiro de forma prática, eficiente e gratuita, enquanto ocupa e revitaliza áreas comunitárias.
Programação:
Sessão domingo (17/11) | 18h30
Endereço: Parque Zona Oeste
Avenida Cesário de Melo 6.825, Inhoaíba, Campo Grande, RJ.
Redes Sociais: Instagram: @cinemao_solar
Assessoria de Imprensa: Juliana Portella
Telefone: (21) 98200-9208
Email: julianaportellas@gmail.com