A Turma do Seu Lobato doa 1000 livros para Voz das Comunidades, Pro Criança Cardíaca e Biblioteca Mundo da Lua

Um dos projetos musicais infantis mais famosos do país se junta a Salomão Advogados para promover acesso a projetos e instituições para levar a leitura para o público infanto-juvenil 

 

Com mais de 275 milhões de views, 428 mil inscritos, duas indicações ao Grammy Latino e meio milhão de apps baixados, A Turma do Seu Lobato busca diariamente, através dos vídeos educativos ou ações, tornar o aprendizado ainda mais lúdico e envolvente. Para tornar isso ainda mais acessível, o projeto se uniu ao escritório Salomão Advogados para doar 1000 livros para instituições no Rio de Janeiro. 

No dia 08 de novembro, a Biblioteca Mundo da Lua recebeu 100 livros. A Biblioteca Comunitária do Morro do Tabajaras e Cabritos, em Copacabana, foi fundada por uma menina de 13 anos, moradora da comunidade, chamada Lua Oliveira. A ideia de montar uma biblioteca começou quando Lua, foi à Bienal do Livro, em 2019, e se indignou com a quantidade de crianças de escolas públicas que não podiam comprar os livros que gostariam de ler. Hoje com 16 anos, junto com a mãe, ela desempenha e incentiva a democratização da literatura de forma contínua em mais de 50 comunidades no Rio de Janeiro e em cinco fora do estado (Piauí, Bahia, Espírito Santos e Minas Gerais). As iniciativas realizadas pela Lua são colaborativas com doadores e pessoas interessadas em incentivar a leitura. 

“Essa ação de letramento só foi possível graças ao suporte do Salomão Advogados, um escritório muito parceiro que tem uma sinergia muito grande com o nosso projeto. A leitura é um direito de todas as crianças, e seu poder de transformação é imensurável. Cada livro doado, não se trata somente de mais um livro  e sim a possibilidade de poder mudar a vida de uma criança para sempre, abrindo portas para o futuro e criando novas possibilidades”, diz Daniela Mazzola, idealizadora da Turma do Seu Lobato.

No dia 23 de novembro, a turminha se une à Voz da Comunidade para o projeto “Invasão de Livros”, para doar 800 livros. A ação contará com a ajuda de 60 voluntários e seis vans para realizar a distribuição nas localidades do Complexo do Alemão e da Penha. O objetivo é arrecadar livros abordando temáticas direcionadas ao público infantil e infantojuvenil. O responsável pela ação é Rene Silva, fundador da ONG Voz das Comunidades que empodera o acesso à literatura, que muitas vezes é negado diariamente.

Na semana seguinte, dia 27 de novembro, o Pro Criança Cardíaca receberá 100 livros para as crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. Localizada em Botafogo, a instituição fundada há 28 anos pela Dra. Rosa Célia é reconhecida por seu atendimento cardiológico gratuito e de excelência. Já impactou mais de 160 mil pessoas e realizou mais de 1.800 procedimentos, sempre integrando saúde física, mental e apoio familiar, fazendo a diferença na vida de muitas famílias. Às quartas-feiras eles fazem atendimentos com médicos voluntários de várias especialidades médicas, e neste mesmo dia será o dia da doação com um pocket show da Turma do Seu Lobato. 

“O pocket show trará nossos personagens interagindo com as crianças em diálogos e músicas infantis que tratam de temas relacionados à saúde e bem-estar. Além disso, a Dra. Isabela Rangel, a diretora médica de cardiologia pediátrica do Instituto estará presente para conversar de forma leve e acessível com as crianças, explicando a importância de cuidar do coração desde cedo e como a saúde emocional também tem um impacto direto no bem-estar físico”, diz a idealizadora.

 

 

ENTREVISTA COM A IDEALIZADORA DO PROJETO:

 

 

1) Como surgiu a ideia de criar “A Turma do Seu Lobato”? Quais foram as motivações e desafios iniciais ao desenvolver um projeto educacional tão inovador para crianças?

A Turma do Seu Lobato nasceu da maternidade. Eu sempre trabalhei com música, atuando há 25 anos neste mercado, como sócia e diretora da MZA Music. Mas foi quando me tornei mãe que um novo sonho surgiu. A ideia de criar um projeto voltado para a primeira infância, que contribuísse para a educação, começou a tomar forma. Não posso deixar de mencionar uma pessoa incrível que foi fundamental nesse processo: Stephany Brum. Ela se tornou uma grande colaboradora nesse nascimento, também desafiada pela maternidade. A experiência de ser mãe muda completamente a nossa visão de vida e do mundo. Passamos a querer um futuro melhor, não só para os nossos filhos, mas para todas as crianças. Foi esse sentimento profundo de transformação que me motivou a criar o projeto A Turma do Seu Lobato.

 

2) Com milhões de visualizações e indicações ao Grammy Latino, a Turma do Seu Lobato tem um impacto incrível. Como você acredita que o projeto ajuda a transformar a experiência de aprendizado das crianças?

Eu realmente acredito que qualquer iniciativa que envolva verdade e contribua para a educação tem o potencial de gerar um impacto imenso. A Turma do Seu Lobato trabalha com temas importantes, como meio ambiente, saúde física, emocional, valores e virtudes, sempre com a intenção de promover um aprendizado genuíno e transformador.
Seu Lobato, o mestre da turma, vive numa fazenda e, com sua sabedoria e experiência, ensina aos seus netos – Lilica, Binho e Joca – lições valiosas sobre esses temas. Eles visitam a fazenda de Seu Lobato e, através das histórias e aventuras, aprendem sobre a importância de cuidar do planeta, cuidar de si mesmos e cultivar virtudes como o respeito, a amizade e a cooperação.
Recentemente, tivemos o prazer de adicionar um novo personagem à história: o Bob. Ele é autista e se junta à turma, trazendo uma perspectiva ainda mais rica e diversa para o projeto. A inclusão de Bob traz ainda mais respeito e diversidade ao projeto. Junto com o Bob lançamos a música Mundo Colorido e fizemos uma campanha no Rock in Rio esse ano na área de acessibilidade. O roteiro da música teve todo um suporte de uma psicóloga especialista no assunto, Karina Penido, que também é mãe de dois autistas. Isso se tornou muito fundamental para que o personagem se conectasse de forma muito coerente com esse universo. Conheci e continuo conhecendo pessoas incríveis através dele que abraça lindamente esta causa. E o projeto vem me conectando a cada dia com pessoas muito especiais.
Quando que eu iria saber que existe torcidas autistas de futebol? 32 torcidas de diversos times para permitir levar essas crianças aos jogos. Todos muito unidos. É algo muito especial.

 

Confira aqui o post no instagram @turmadoseulobato e @salomaoadv.com.br

3) A parceria com o Salomão Advogados permitiu a doação de mil livros para instituições no Rio de Janeiro. O que essa ação representa para você e para a Turma do Seu Lobato em termos de impacto social?

A parceria com o Salomão Advogados é um exemplo claro de como a união de esforços entre diferentes setores da sociedade – neste caso, a música, a educação e o setor jurídico – pode gerar um impacto real e positivo na vida das crianças e das comunidades.
O que torna essa ação ainda mais especial é o fato de que os livros não são apenas ferramentas de conhecimento, mas também de transformação. Ao doarmos esses livros, estamos proporcionando acesso a recursos educacionais, estamos colocando uma arma do bem poderosa na mão de uma criança. E com isso podemos mudar o caminho de uma criança que enfrenta dificuldades socioeconômicas, que através de uma palavra, um gesto ou uma leitura são tocadas de forma muito positiva.
Quando a Salomão nos propôs essa doação, vi que fazia todos o sentido com os compromissos de todos: contribuir para a educação e para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa e inclusiva.

 

4) A Biblioteca Comunitária do Morro do Tabajaras e Cabritos, fundada por Lua Oliveira, foi uma das instituições beneficiadas. Como foi essa experiência de levar livros para uma biblioteca criada por uma jovem tão inspiradora?

A Lua tem uma história incrível. Conheci ela numa palestra no Rio2C ano passado e achei muito inspiradora. Uma jovem, que na época com seus 12 anos foi na Bienal do Livro e notou que várias crianças não tinham acesso em geral a literatura, somente nas escolas e isso deixou ela muito chateada. Resolveu montar uma biblioteca comunitária onde mora. Fez uma vaquinha para montar a sede e hoje já está com 16 anos recebendo crianças todos os dias. Hoje em dia passa, em média pela biblioteca, 8 a 16 crianças por dia. Há cerca de 8 a 10 mil livros disponíveis para leitura.
Que criança nesta idade já é tão engajada em ajudar ao próximo? Muitos ainda estão brincando de boneca. Mas ela já estava preocupada em ajudar o próximo e ajudar a vida de muitas crianças. E ela continua fazendo isso lindamente. Estivemos lá e vimos a alegria que ela proporciona para àquelas crianças com rodas de leituras, lanchinhos, cineminha. É muito lindo esse projeto.

 

5) A Turma do Seu Lobato está prestes a realizar a “Invasão de Livros” em parceria com a Voz da Comunidade. O que mais você poderia nos contar sobre essa ação e o impacto esperado no Complexo do Alemão e na Penha?

Essa ação faz parte da parceria com a Salomão Advogados, a mesma que citei acima. Só que em cada local de doação faremos de uma forma especial. Lá no Complexo do Alemão eles tem uma ação própria que já acontece há 3 anos. Esse ano será dia 23 de novembro, o dia da “Invasão de Livros”, em que 8 Vans circulam pelas comunidades distribuindo livros. Defendemos a ideia que os livros são armas de transformação social – as únicas armas que deveriam entrar em todas as áreas da cidade.

 

6) Vocês também farão uma doação de livros ao Pro Criança Cardíaca, incluindo um pocket show com seus personagens. Como o projeto utiliza essas interações presenciais para fortalecer a mensagem educativa e de bem-estar entre as crianças?

Nessa ação da Pro Criança Cardíaca, além da doação de livro, a gente vai fazer um pocket show com os personagens pra levar alegria pra essas crianças. Lá eles têm um trabalho pedagógico muito legal, então eles vão trabalhar o livro do Seu Lobato pro Natal, e a gente vai fazer como se fosse uma festa deles de encerramento do ano. E, sim, a gente agora vai usar cada vez mais o A Turma do Seu Lobato em formato físico também. Inclusive, ano que vem a gente quer lançar uma nova temporada no teatro possivelmente no meio do ano. Então, essas ações talvez fiquem ainda mais frequentes, principalmente quando se trata de um show menor. Esse tipo apresentação a gente aproveita os textos do teatro, onde a fala dos atores e as músicas tem cunhos educativos, como a música com o Rap da Escova, da nutrição com a música Rock das Frutas, enfim, a gente vai colocando ali mensagens positivas dentro do texto. Mas eu acho que o principal argumento para esse dia é levar lazer para essas crianças que estão em tratamento. Eles têm um tratamento super sério, que eles vão todas as quartas-feiras em atendimento ambulatorial, e então a gente quis oferecer um momento de passatempo para eles, um momento emocional para sair daquele dia a dia deles ali. E proporcionar uma coisa mais lúdica.

 

7) Você poderia compartilhar como a criação de músicas autorais, como o “Rap da Escova” e “Rock das Frutas”, contribui para a missão educativa do projeto? Qual tem sido o retorno das famílias sobre esses conteúdos?

Ahhh eu amo essas músicas. A Rap da Escova sempre usei aqui em casa e funciona, viu? É uma forma de ensinar as crianças hábitos de higiene de forma leve e lúdica, sem aquela briga de “Vá escovar os dentes”. Escovar os dentes não pode ser tarefa chata, senão a criança já desiste de primeira. Isso ajuda muitos os pais na hora da escovação. Já Rock das Frutas criamos no intuito de mostrar para as crianças quantas frutas existem e quando colocamos as mesmas como personagens elas ficam divertidas. Sabemos que em muitas casas não é fácil essa tarefa da alimentação saudável. Aqui em casa nunca foi. E precisamos dos mais diversos artifícios para a introdução. É uma forma da criança olhar, sentir uma conexão e quem sabe falar: Vou experimentar!

 

CONFIRA AQUI AS MÚSICAS RAP DA ESCOVA E ROCK DAS FRUTAS:

 

CONHEÇA A TURMA DO SEU LOBATO:

A Turma do Seu Lobato nasceu em 2011 com o intuito de criar conteúdos audiovisuais educativos para crianças. Os personagens abordam temas como sustentabilidade, saúde, alimentação, higiene, comportamento, aspectos socioemocionais e valores e virtudes – e garantem total acessibilidade e inclusão com a inserção de intérpretes de LIBRAS. Atualmente, o projeto conta com dezenas de clipes, pílulas educativas para as crianças e séries de episódios com especialistas em vários destes temas, a fim de trazer conteúdo educativos também para pais, mães e cuidadores.

A turminha tem mais de 275 milhões de views e mais de 428 mil inscritos em seu canal de YouTube, que inclusive ganhou o selo YouTube Select sendo eleito pelo Google como um dos canais infantis mais influentes do Brasil, com vídeos de alta performance na plataforma (popularidade, engajamento de audiência e boas práticas). O projeto está disponível em todas as plataformas digitais de áudio e vídeo.

O projeto nasceu pela necessidade de uma mãe ajudar outras pelo país. Daniela Mazzola, idealizadora da turminha tinha acabado de se tornar mãe e diante de poucas variedades no mercado que atendessem suas necessidades de entretenimento educacional com seu filho, resolveu criar seu próprio projeto. E daí uniu vários temas relevantes com experiência própria que pudesse entreter e educar ao mesmo tempo. E assim surgiram músicas autorais como “Rap da escova” (que ensina a escovar os dentes), “Xixi e Cocô” (que fala sobre o desfralde), “Rock das Frutas” (que fala sobre a importância da vitamina delas), “Horta do Seu Lobato” (que fala da importância de plantar, colher e comer alimentos nutritivos), “Cuidado na Cozinha” (sobre a segurança das crianças em determinados locais) entre outras. Todas as músicas contaram com auxílio de psicólogos e nutricionistas para que os temas sejam tratados da forma mais segura possível para pais e crianças.

 

Para conhecer mais sobre o projeto: www.aturmadoseulobato.com.br 

No YouTube:

A Turma do Seu Lobato

Mr. Lobato & Friends 

Nas Redes Sociais:

@aturmadoseulobato

 

Siga-nos nas redes sociais: @dikaselivros

 

 

Author

Fundador, CEO e Editor-Geral do ArteCult.com (@artecult), Sócio-fundador e Editor-Geral do QuadriMundi (Quadrinhos, Mangás e Animações) @quadrimundi , sócio-diretor do CinemaeCompanhia (@cinemaecompanhia), admin do @portalteamigo no Instagram. Apaixonado pela sua família, por tecnologia e por todas as formas de ARTE e CULTURA. Viva o POVO BRASILEIRO e sua rica e infindável cultura.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *