Com 45 filmes na Première Brasil e na Novos Rumos, e 35 no Prêmio Felix, premiação amplia categorias técnicas premiadas; e renova homenagens à diversidade
O Festival do Rio 2024 acaba de anunciar os ganhadores do TroféuRedentor da Première Brasil, ao qual concorreram 45 filmes na competição oficial da Première Brasil e da Novos Rumos, e 35 produções ao PrêmioFelix, que completa dez anos nesta edição. A cerimônia de premiação aconteceu no Cine Odeon – Centro Cultural Luiz Severiano Ribeiro, nesta noite de domingo, 13, e foi apresentada por Juan Paiva e Fabíola Nascimento. Veja a lista completa dos premiados abaixo.
Com o intuito de valorizar ainda mais os aspectos técnicos e artísticos das produções nacionais, o Festival do Rio 2024 ampliou a seleção de categorias a serem premiadas. Dentro da Competição Oficial da Première Brasil, agora também são entregues as estatuetas do Prêmio Redentor para Melhor Som e Melhor Trilha Sonora — dois elementos fundamentais na construção da narrativa cinematográfica. Já na competição dedicada aos novos realizadores e novas linguagens da produção audiovisual brasileira, a mostra Novos Rumos passa a contemplar pela primeira vez as categorias de Melhor Atriz e Melhor Ator. A inclusão dessas premiações reforça o compromisso do Festival do Rio em promover e incentivar jovens intérpretes que estão despontando na indústria cinematográfica.
Ilda Santiago, diretora-executiva do Festival do Rio, destacou que a edição de 2024 consolida um novo momento do evento desde sua reconstrução pós-pandemia e abordou o desafio que a indústria audiovisual no Brasil enfrenta para levar o público de volta às salas de cinema.
“O Festival do Rio tem a função de ser um grande vetor para esse retorno, para a gente voltar e falar de cinema, se encontrar e viver essas experiências”, ressaltou. “Tentamos fazer o Festival mais diverso e plural possível. Para trazer o cinema que fale do que nos é caro e feliz, mas também traga reflexão sobre o país que queremos. O cinema é capaz sim de ser transformador.”
A diretora do Festival Walkiria Barbosa complementou dizendo:
“Agradeço à equipe que realiza este festival conosco. E aos patrocinadores que nos apoiam e acreditam no nosso trabalho, tornando possível a realização do festival.”
O Festival do Rio conta pelo terceiro ano consecutivo com a apresentação e patrocínio master do Ministério da Cultura e da Shell Brasil através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e com o apoio especial da Prefeitura do Rio, por meio da RioFilme, órgão que integra a Secretaria Municipal de Cultura.
“O Festival do Rio conversa diretamente com o DNA da Shell. Aqui vemos cultura, arte, brasilidade e diversidade. É uma honra para Shell ser a patrocinadora Master do Festival do Rio e investir na cena cultural carioca. Parabéns a todos os indicados ao Prêmio Redentor”, comenta Alexandra Siqueira, Gerente de Comunicação de marca da Shell Brasil.
Leia trechos dos discursos dos vencedores no palco do Odeon
“Viva a nossa equipe, viva o Baby. Nosso filme chega aos cinemas em janeiro, peço com todo respeito e carinho que os programadores nos deem horários e sessões para mostrarmos o filme e para que o público volte a ver filmes brasileiros.” Ivan Melo, produtor de “Baby”, Melhor Longa de Ficção.
“Eu estava aqui há mais de 20 anos como voluntária do Festival. Sei da dificuldade que é colocar um festival de pé, muito obrigada a todas pela oportunidade de voltar com nosso filme.” Tatiana Leite, produtora de “Malu”, Melhor Longa de Ficção
“O Nós do Morro está completando 38 anos de resistência. Quando um homem preto sobe aqui no palco, não está sozinho. Gosto de um dizer africano: O amor sempre encontra o caminho de casa”, Luciano Vidigal, Melhor Direção de Longa Ficção por “Kasa Branca”
“Eu quero agradecer à pessoa mais importante da minha vida: a minha mãe, que nunca teve o direito de sonhar. Ela é empregada doméstica. Venho de uma cidade muito pequena. Estou vivendo um sonho. E queria dizer que eu amo, amo ser viado. Muito obrigado!” João Pedro Mariano, Melhor Ator por “Baby”
“Esse prêmio é para a Malu Rocha, pela Malu Rocha. Quero muito que as pessoas coloquem o nome dela no Google e descubram a grande atriz que ela era. Quero agradecer à Tati Leite que é a produtora mais linda e maravilhosa da vida. E ao Pedro, que oferece generosamente para a gente as suas memórias”. Yara de Novaes, Melhor Atriz por “Malu”
“Eu fico me perguntando se cada um, cada um de vocês consegue imaginar a qualidade da beleza e a densidade da minha alegria. Agradeço ao Pedro, nosso diretor, à vida que nos eleva, e ao nosso público, indispensável, querido. Muito obrigada”, Juliana Carneiro da Cunha, melhor Atriz Coadjuvante ao lado de Carol Duarte, por “Malu”
“Estou muito feliz de estar nesse filme que subverte todos os estereótipos da gente que vem da favela, traz alegria, traz felicidade.” Diego Francisco, Melhor Ator Coadjuvante, por Kasa Branca
“Agradeço por poder exibir nosso filme na nossa cidade, no Festival que sempre fez parte da nossa vida, pelo público que escolhe nosso filme na revistinha. Aqui a gente vê junto o filme que a gente fez junto. Bernardo Florim, de “Avenida Beira-Mar”, ganhador de Melhor Filme Brasileiro do Prêmio Felix
“É um orgulho imenso ser sapatão, ser parte dessa comunidade, fazer filmes com esse olhar. A forma como a gente vive o mundo altera a forma como enxergamos o mundo. E a forma como fazemos o cinema.” Bruna Linzmeyer, que está no elenco de “Baby”, filme vencedor do Prêmio Félix Especial do Júri.
“Eu queria mais pessoas pretas e LGBTQ na montagem.” Peterkino, Melhor Montagem, por “Salão de Baile”
“A demarcação das terras indígenas é sempre uma guerra. Mas a luta pela terra não para, é feita de lutas constantes. Que o filme seja uma ferramenta de luta”, Gabriela Carneiro da Cunha diretora de “A Queda do Céu”, Melhor Direção de Documentário. Ao seu lado no palco Eryk Rocha, também diretor do filme e seu marido, levando o bebê deles na bolsa canguru.
“Esta foi uma edição muito especial do festival. Falamos muito sobre diversidade, e vimos no festival filmes muito diversos.” Diogo Dahl, produtor de “3 Obás de Xangô”, Melhor Longa Documentário
Confira as imagens Oficiais do Evento Aqui
Confira as imagens da nossa cobertura no Cine Odeon:
PREMIADOS DO FESTIVAL DO RIO 2024
PREMIÈRE BRASIL
- Melhor Curta-Metragem: A Menina e o Pote, de Valentina Homem. Produtora: Sempre Viva
- Melhor Som: Marcos Lopes, Guile Martins e Toco Cerqueira por A Queda do Céu
- Melhor Montagem: Peterkino, por Salão de Baile
- Melhor Fotografia: Arthur Sherman, por Kasa Branca
- Melhor Direção de Arte: Thales Junqueira, por Baby
- Melhor Trilha Sonora Original: Fernando Aranha e Guga Bruno, por Kasa Branca e Quando Vira a Esquina
- Melhor Ator Coadjuvante: Diego Francisco, por Kasa Branca
- Melhor Atriz Coadjuvante (prêmio duplo): Carol Duarte e Juliana Carneiro da Cunha, por Malu
- Melhor Ator: João Pedro Mariano, por Baby
- Melhor Atriz: Yara de Novaes, por Malu
- Menção Honrosa para Diana Mattos, por Betânia
- Melhor Roteiro: Pedro Freire, por Malu
- Melhor Direção de Documentário: Eryk Rocha e Gabriela Carneiro da Cunha, por A Queda do Céu
- Melhor Longa-Metragem Documentário: 3 Obás de Xangô, de Sérgio Machado. Produtora: Coqueirão Pictures
- Prêmio Especial do Júri: Jamilli Correa, por Manas
- Melhor Direção de Ficção: Luciano Vidigal, por Kasa Branca
- Melhor Longa-Metragem de Ficção (prêmio duplo): Baby, de Marcelo Caetano. Produtora Cup Filmes, Desbun Filmes, Plateau Produções. Malu, de Pedro Freire. Produtora Bubbles Project, TvZero
COMPETIÇÃO NOVOS RUMOS
- Melhor Curta metragem: Carne Fresca, de Giovani Barros. Produtora: Duas Mariola Filmes
- Menções Honrosas para os curta-metragens: O Céu Não Sabe Meu Nome, de Carol AÓ E Seu Corpo é Belo, de Yuri Costa
- Melhor Ator: Reynier Morales, por O Deserto de Akin
- Melhor Atriz: Mayara Santos, por Ainda Não É Amanhã
- Prêmio Especial do Júri: Paradeiros, de Rita Piffer. Produtora: Mera Filmes
- Melhor Direção: Davi Pretto, por Continente
- Melhor Longa-Metragem: Centro Ilusão, de Pedro Diogenes. Produtora: Marrevolto Filmes
PRÊMIO FELIX
- Melhor Documentário: A Bela de Gaza (La Belle de Gaza), de Yolande Zauberman. Produtora: Unité, Phobics, Arte France Cinéma
- Menção Honrosa para os documentários: Vollúpya, de Éri Sarmet e Jocimar Dias Jr. . Salão De Baile, de Juru e Vitã
- Prêmio Especial do Júri: Baby, de Marcelo Caetano. Produtora: Cup Filmes, Desbun Filmes, Plateau Produções
- Melhor Filme Internacional: Tudo Vai Ficar Bem (All Shall Be Well), de Ray Yeung. Produtora: New Voice Film Productions
- Melhor Filme Brasileiro: Avenida Beira-Mar, de Maju de Paiva e Bernardo Florim. Produtora: Produtora Viralata
Conheça os júris
PREMIÈRE BRASIL
O júri da Premiére Brasil é composto por Mercedes Morán (Presidenta do Júri), Emilie Lesclaux, Gabriela Sandoval, Juliana Vicente, Maria Muricy, Marcello Ludwig Maia e Yann Le Quellec.
PREMIÈRE BRASIL – NOVOS RUMOS
O júri da Première Brasil – Novos Rumos é composto por Lucas Paraizo (Presidente), Ricardo Alves Jr., Simone Yunes e Natara Nery.
PRÊMIO FELIX
O júri do Prêmio Félix é composto por Rogério Espírito Santo (Presidente), Alma Flora e Indira Nascimento.
Resultados do RioMarket: crescimento em 2024
O RioMarket, a área de negócios do Festival do Rio, teve um crescimento de mais de 20% em número de reuniões de negócios, projetos inscritos e selecionados nas 73 rodadas de negócios, que contaram com 100 players do mercado, que participaram de mais de 130 debates e workshops. A principal questão que foi levantada ao longo desses 10 dias foi a construção de uma política de Estado para o audiovisual brasileiro. Os players de mercado também fizeram uma radiografia do audiovisual no Brasil, além de propostas para o crescimento do setor. O encontro foi aberto pala Ministra da Cultura, Margareth Menezes, e o diretor de assuntos europeus e internacionais do CNC (Centre National du Cinéma et de L’image Animée), Jérémie Kessler, que assinaram um acordo inédito de cooperação audiovisual entre Brasil e França. O evento também teve as presenças de Alex Braga, presidente da Ancine, e de Joelma Oliveira Gonzaga, secretária de audiovisual no Ministério.
*****
Sobre o Festival do Rio
O Festival do Rio é o grande encontro audiovisual da América Latina. Desde sua criação, já foram exibidos mais de 7 mil longas, incluindo obras recém-premiadas em Cannes, Berlim, Toronto, Veneza e outros. Formador de público, e de mão de obra, o Festival do Rio já capacitou milhares de profissionais. Anualmente o evento reúne, além de filmes exibidos nos mais importantes festivais mundiais, diversas mostras temáticas e sessões populares. Distribuídos em diferentes mostras, incluindo a competitiva Première Brasil, os filmes nacionais compõem parte fundamental do Festival, que é a maior vitrine da produção brasileira.
O Festival do Rio conta pelo terceiro ano consecutivo com a apresentação e patrocínio master do Ministério da Cultura e da Shell Brasil através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e com o apoio especial da Prefeitura do Rio, por meio da RioFilme, órgão que integra a Secretaria Municipal de Cultura, e apoio institucional da FIRJAN, Ancine e Itaú.
*****
Sobre a Shell Brasil
Há 111 anos no país, a Shell é uma companhia de energia integrada com participação em Upstream, Gás Natural, Trading, Pesquisa & Desenvolvimento e no Desenvolvimento de Energias Renováveis, com um negócio de comercialização no mercado livre e produtos ambientais, a Shell Energy Brasil. Aqui, a distribuição de combustíveis é gerenciada pela joint-venture Raízen. A companhia trabalha para atender à crescente demanda por energia de forma econômica, ambiental e socialmente responsável, avaliando tendências e cenários para responder ao desafio do futuro da energia.
*****
Para imagens e trailers:
Em breve, as fotos e os trailers dos filmes estarão no site do festival. Para acessá-los, entre no site do Festival, busque à direita na tela o filme que interessa à você. Na página do filme, você pode fazer o download das fotos clicando com a tecla direita do mouse, ou acessar o trailer hospedado no Youtube na aba trailer. Para fotos de cobertura de eventos, tapete vermelho e outros, acesse este link.
Siga o Festival do Rio nas redes sociais: