LIVRO DE ARTE -15 ANOS DO PENITENTE: Uma viagem sem volta (e com muito prazer) ao Sacroverso, universo do incrível PENITENTE

 

O Penitente (@penitente.hqbr) é um dos personagens mais intrigantes do Quadrinho Nacional. E para entender completamente o porquê você precisa conhecer “LIVRO DE ARTE : 15 ANOS DO PENITENTE” do selo Grandes Heróis BR, uma obra que te leva ao Sacroverso, um universo inteiro que nasceu a partir desse personagem criado em 2006 e publicado pela primeira vez em 2008 por Lorde Lobo (@lorde_lobo), jornalista, quadrinista e também o criador da Iniciativa Grandes Heróis BR que envolve, além do selo, uma página no Instagram (@grandes_herois_br) e outros projetos que fomentam a divulgação dos heróis nacionais, inclusive um grande canal homônimo no Youtube .

 

ENTREVISTA – LORDE LOBO

Sobre o “Livro de Arte: 15 Anos do Penitente”: O que motivou a criação dessa obra comemorativa, e como foi o processo de reunir tantos artistas para celebrar o Penitente e o Sacroverso?

A motivação se deu em função de comemorar os 15 anos de vida editorial do personagem. Certo dia, fui fazer as contas e… BOOM! Já havia se passado todo esse tempo! Por sorte, as pessoas simpatizam com o Penitente e, sempre que convoco os artistas, eles aparecem! Eu não mereço, mas… acho que o Zumbizão sim, né?!

O Penitente é um dos personagens mais marcantes do Quadrinho Nacional. Como foi a evolução dele ao longo desses 15 anos? Quais foram as principais influências que moldaram o personagem?

Agradeço por considerá-lo um dos mais marcantes. Sabe… pra mim, o Penitente está ainda no comecinho de sua jornada! Tem TANTA coisa a mostrar sobre ele ainda que, não sei se darei conta de tudo. Sobre influências, hummm… sei lá, mas, acho que tudo influencia! Tudo que vivencio, que testemunho, que consumo ou que anseio, está no Penitente…

O Sacroverso é um universo muito peculiar e distinto. Quais são os maiores desafios e oportunidades na construção de um universo expandido como o Sacroverso, e como ele se diferencia de outros universos de quadrinhos que vemos por aí?

Acho que o Brasil reflete nas HQs a sua maior característica: a miscigenação! Temos de tudo um muito!!! E com os universos gráficos é a mesma coisa! O Sacroverso é só mais um, entre tantos! E, ao mesmo tempo, se diferencia por ser essa mistura de super-heróis com um pitadinha de terror. Não trabalho muito com o conceito de heróis e vilões, mas sim, com o de personagens oponentes. Tanto que meu protagonista não é um herói… pra começo de conversa!

A Iniciativa Grandes Heróis BR tem desempenhado um papel fundamental na divulgação de heróis nacionais. Qual foi a ideia original por trás desse projeto, e como ele tem impactado a comunidade de quadrinhos no Brasil

A ideia original se deu pela ausência mesmo! Quase não tínhamos espaço para os heróis nacionais de HQs, então, eu criei um! Não se tratou de nada muito mirabolante! Apenas necessidade mesmo!
Num primeiro momento, o canal possuía o nome “Lorde Lobo Estúdio” e, como eu não tinha pretensões em relação ao audiovisual, era bem simples.
Depois, fui notando que a coisa tinha potencial e tudo foi se tornando mais sério… o canal passou a ter uma dinâmica mais profissional e passei a convidar colaboradores. Um quadro de entrevistas se mostrou algo muito necessário e o Papo Heroico é uma das atrações mais antigas do canal.
Posteriormente, me encorajei um pouco mais e lancei a proposta de se fazer uma revista eletrônica totalmente dedicada aos heróis nacionais de histórias em quadrinhos, o que foi topada pelos colaboradores do canal, nascendo assim o programa dominical Super-Gibi que, atualmente, já passou de 100 edições. Os quadros desse programa são:
“Comenta aí!”, que traz comentários de Lorde Lobo a respeito das revistas de heróis BR que chegam a ele.
“Perfil Heroico”, que tem como missão aprofundar o conhecimento de um determinado personagem ou grupo. Já foi apresentado por Lobo, Rafael Tavares, e, atualmente, está sob a tutela de Sandro Marcelo.
“Superleitor BR”, quadro de Adalberto Bernardino que comenta sobre revistas e faz coberturas de eventos.
“Vídeo Zine”, apresentado por Hugo Maximo, é o quadro responsável por nos fazer pensar a respeito do nosso cenário.
“Antenado”, que tem como objetivo informar aos interessados, boa parcela do que vem acontecendo no nosso meio, com ênfase às campanhas de financiamentos coletivos e notícias em geral. É apresentado por Lorde Lobo.
O programa ainda contou com o quadro “Super-História”, que era apresentado por Erick Lustosa e tinha como finalidade fazer um apanhado histórico das HQs nacionais.
Fora tudo isso, percebi que era chegada a hora da iniciativa Grandes heróis BR ter seu próprio selo editorial, nascendo assim o “Grandes Heróis BR Quadrinhos”, que já lançou o Almanaque do Penitente, a revista Licantropia, o Livro de Arte dos 15 anos do Penitente, o Álbum de Figurinhas dos Grandes heróis BR e, mais recentemente o S.T.A.R., – o super sentai de um homem só.
Em breve, estará saindo também, a coletânea do UltraX, do Mestre E.C.Nickel, em parceria do Lorde Lobo com o quadrinista e pesquisador Lancelott Martins e a editora O Martelo Quadrinhos.

Você é conhecido por estar sempre à frente de projetos inovadores. Quais são os seus próximos planos e projetos em andamento, tanto para o Penitente quanto para outros personagens e colaborações dentro do universo dos quadrinhos nacionais?

Apesar dos altos e baixos, tenho muitas ideias na mente, que gostaria de tornar realidade. Mas, por hora estou feliz em ver que o Álbum de Figurinhas dos Grandes Heróis BR está, finalmente, chegando nas casas de quem fez a pré-compra! Sabe, sobre projetos futuros, a minha razão diz pra deixar pra lá, mas, a minha paixão me faz bolar mais e mais… Ô, dilema!!!

 

UM MERGULHO NO SACROVERSO E EM NOVA VIRTUDE

Essa obra é muito especial: traz dezenas de artes do Zumbizão (como assim o personagem é chamado pelos seus fãs), colocando holofote no talento de mais de 50 artistas, possui 2 HQs inéditas e oferece magistralmente a narrativa completa para te transportar à Nova Virtude, a ilha fictícia do universo do Penitente. A obra te faz conhecer todos os detalhes do personagem (e não é exagero quando falo todos). Além disso, apresenta os demais personagens do Sacroverso.

Apoiei a campanha de financiamento coletivo e ter agora meu nome gravado, sob a forma de recompensa, em uma das páginas dessa monumental obra, é para mim, na verdade, motivo de muita honra. O livro supera todas as expectativas. Aliás, não é de hoje que esse artista consegue isso com seus projetos.

Parabéns, general Lobo.

Continue sua sacra missão, assim como a sua obra-prima, de levar o Quadrinho Nacional cada vez mais longe.

 

abração do seu amigo e humilde divulgador,
Rapha Gomide
Diretor ArteCult e QuadriMundi

 

Author

Fundador, CEO e Editor-Geral do ArteCult.com (@artecult), Sócio-fundador e Editor-Geral do QuadriMundi (Quadrinhos, Mangás e Animações) @quadrimundi , sócio-diretor do CinemaeCompanhia (@cinemaecompanhia), admin do @portalteamigo no Instagram. Apaixonado pela sua família, por tecnologia e por todas as formas de ARTE e CULTURA. Viva o POVO BRASILEIRO e sua rica e infindável cultura.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *