Shows acontecem todas as quintas-feiras no Memorial Getúlio Vargas, com programação especial focada na diversidade
A nova temporada de shows Quintas Musicais promete uma imersão singular e exclusiva de sons e ritmos, num cenário sob medida: o espaço que reúne a galeria de arte contemporânea e o acervo histórico do ex-presidente Getúlio Vargas. História e modernidade, juntas, compõem o mix com apresentações e performances autorais de artistas independentes. A entrada gratuita, é gratuita, às 19 horas, e o centro cultural fica na Praça Luiz de Camões, na Glória, com amplo local de estacionamento e perto da estação Glória do Metrô.
O evento vai rolar durante os meses de julho e agosto, totalizando nove atrações bem diversificadas, com homens e mulheres de maioria negra, um deles trans. Dois trabalhos coletivos fazem parte, sendo uma banda com vocal mulher e um grupo de vocal diversificado. São eles: Banda Flores de Plástico, Carol Dytz, Kdosh, Ananda Jacques, no Dia da mulher negra latino-americana, João Ninguém, André Marçal, Mali Valente, Sudano, Grupo Vocal Chapéu de Coro.
O Projeto Quintas Musicais teve seu início em setembro de 2023, recebendo um público de mais de 500 pessoas na plateia. Por lá passaram os artistas: VIIC, Sala Branca, Gabi Niara, Manni Moritz, Luiza Breves Duo e Banda, Chris Cavalcante, Banda Mimi, Honey Be, Diogo Mirandela, Velho Oliveira e Trio Mangalô
O evento é uma realização em parceria da produtora Na Atividade Produções, Selo Fogo no Paiol Music Hub, Estúdio Projeto Sb, Olho da Rua produções, Memorial Municipal Getúlio Vargas, da Secretaria Municipal de Cultura e Prefeitura do Rio.
Sobre o memorial Getúlio Vargas:
O Memorial Municipal Getúlio Vargas foi inaugurado em 2004 e traz a cronologia de um período da História do país, com fotos e textos do ex-presidente, morto em 1954. O espaço forma um amplo círculo, e conta com a sala de exposições, bistrô e teatro. O Memorial recebe apresentações artísticas e, além dos shows das Quintas Musicais, ainda tem o curso gratuito de História da Pintura (às quintas, de 15h às 16h), além de, a cada mês, promover o Encontro dos Sanfoneiros.
Sobre a produtora Na Atividade
Na Atividade é um coletivo cultural formado por artistas e produtores independentes da Cena do Rio de Janeiro. Nossa missão é ajudar o artista no foco de sua carreira, assim como o fomento dela, seja através de orientações e consultorias, shows, apresentações, festivais, saraus e outras produções para apresentações artísticas e com atuações diretas nos projetos do artista, seja ele on ou off line.
Programação temporada 2024 (julho e agosto);
Banda Flores de Plástico, Carol Dytz, Kdosh, Ananda Jacques, João Ninguém, André Marçal, Mali Valente, Sudano, Grupo Vocal Chapéu de Coro.
- 04/07/2024 – Banda Flores de Plástico;
- 11/07/2024 – Carol Dytz;
- 18/07/2024 – Kdosh;
- 25/07/2024 – Ananda Jacques (Dia da mulher negra latino americana);
- 01/08/2024 – João Ninguém;
- 08/08/2024 – André Marçal;
- 15/08/2024 – Mali Valente;
- 22/08/2024 – Sudano;
- 29/08/2024 – Chapéu de Coro;
CONHEÇA OS ARTISTAS
Dia 04/07/2024 – Banda Flores de Plástico
Flores de Plástico é uma banda brasileira de folk rock rock alternativo que funde a energia bucólica da música Folk Norte Americana e Europeia com o Rock introspectivo dos anos 80 e 90. A banda está trabalhando o primeiro álbum com previsão de lançamento para dezembro de 2024. Tem em suas referências Titãs, Bob Dylan e Florence and the Machine e as principais canções autorais da banda são “Lírios ao Sol”, ”Experiência Elétrica” e “Tudo Volta pro Lugar”.
Redes Sociais: @floresdeplasticooficial | www.instagram.com/floresdeplasticooficial
11/07/2024 – Carol Dytz;
Carol Dytz é uma cantora e compositora com inspirações em MPB, bossa-nova e Soul. As suas músicas contam sobre autoconhecimento, minúcias do cotidiano e, sempre, o amor. A sua voz suave e ao mesmo tempo impactante são a sua marca registrada, como também a sua busca por trazer leveza e reflexão aos ouvintes. Formada em Arquitetura e Urbanismo pela UFRJ, ela procura expressar a sua arte não só pelas músicas, mas também na criação dos roteiros e das cenas dos seus clipes e apresentações. A banda Sarandaia é composta por quatro integrantes de Niterói, Jota G e os irmãos Lucas Vale, Davi Vale e Daniel Vale. O projeto surgiu em 2020, em plena pandemia, quando o grupo se juntou para realizar as gravações das músicas autorais de Carol Dytz no home estúdio da família Vale. Atualmente, Carol Dytz e Banda Sarandaia estão no processo de gravação do primeiro álbum de Carol, que se chama “Eufonia”. Possuem como referência Marisa Monte, Corinne Bailey Rae, Liniker, Vanessa da Mata, Luedji Luna, Agnes Nunes e outros. Suas principais faixas autorais são “Sabiá”, “Casa 55” e “Volta”.
Redes Sociais: @caroldytz | https://www.instagram.com/caroldytz/ | https://linktr.ee/DytzCarol
18/07/2024 – Kdosh;
Versatilidade e letras marcantes fazem parte do trabalho desse artista com mais de 15 anos de estrada. Misturando Pop, Rap, TrapRock e MPB, Kdosh traz um trabalho que transita por vertentes da música urbana, falando sobre cotidiano, amor, superação e espiritualidade. Já se apresentou em diversos Festivais como Festival Na Atividade, Hutuz Festival, Olho da Rua, Chá das Cinco, RapInova, RockBlues LAPA, Terra do Rap, Centro Cultural dos Correios, Sarau das Flores, Música Nova, entre outros.
Em 2024 retomou a carreira depois de “um tempo”, trazendo seis produções autorais inéditas e versões de algumas músicas de artistas que são referência para o seu trabalho. Participa, ainda, de shows solos em saraus e eventos da produtora Na Atividade. Em breve irá lançar quatro novas músicas produzidas em estúdio e um clipe oficial, além de participação em editais de cultura visando à produção e lançamento do novo álbum. Possui como referências Criolo, O Rappa, Jorge Ben Jor e as principais faixas do repertório autoral de Kdosh são: “Offline”, “Tangerina”, “O Louco e O Mago”, “Hitchcock” e “Pensador de Prata”.
Redes Sociais: @oloucoeomago / www.instagram.com/oloucoeomago
25/07/2024 – Ananda Jacques (Dia da mulher negra latino-americana);
Ananda Jacques é cantora, compositora e violonista de música pop brasileira. Com experiência em palcos como SESC, Sim São Paulo e Teatro Solar de Botafogo, a artista já realizou shows de abertura para bandas como Tuyo e Ana Cañas. Atualmente está finalizando o roteiro do seu próximo videoclipe “Soul 70”, que foi contemplado pela lei Paulo Gustavo e gravando seu próximo single que terá vídeo em estúdio, “Autoconfiante” com previsão de lançamento para julho.
Também circula com novo show autoral “Onírica”, que traz músicas já lançadas e inéditas. Tem em suas referências musicais nomes como Alaíde Costa, Rosa Passos, Iza, Liniker, Corinne Bailey Rae, Esperanza Spalding e suas principais canções autorais são “Amor de Cafeína”, “Coroa de Prata”, “Macumba de Apartamento” e “No Espelho”.
Redes Sociais: @anandajacques / www.instagram.com/anandajacques
01/08/2024 – João Ninguém;
“Eu continuo sendo um João Ninguém”, declara o artista. Após o lançamento do “ÉPré”, em 2019, seu álbum experimental orgânico de MPB – Música Própria Berrada – fez alguns shows, participou de projetos, tocou na rua, fez lives durante a pandemia e, cinco anos depois, “Continuo um mero ninguém, desconhecido do público, com tantas dívidas quanto vontade de continuar fazendo música”, diz o artista. “Masoquismo? Talvez. Mas já estou preparando um novo álbum, que deve sair ainda em 2024”, completa.
Incansável, João retorna, gradativamente, os palcos pós-pandemia, pós-paternidade, pós-divórcio e pós-crise depressiva severa. Atualmente trabalha no espetáculo “Parece arte mas é só neurose”, que também se tornará um álbum. Possui como suas principais referências musicais artistas como Belchior, Itamar Assumpção, Maurício Pereira, Emicida, BNegão e as principais faixas autorais do repertório de João Ninguém são “Gente”, Quem é você pra me julgar?”, “Não fui eu” e “Vida e morte são a mesma pessoa”.
Redes Sociais: @joaoninguemmesmo / wwwinstagram.com/joaoninguemmesmo
08/08/2024 – André Marçal;
André Marçal, cantor e compositor, estreou nos palcos da vida em 1995. No ano seguinte, compôs sua primeira canção “Mundo real”, gravada no seu segundo CD autoral. Em 2002, participou do seu primeiro festival de música com a canção “Linda Estrela”. Possui quatro álbuns autorais lançados e já fez diversas aberturas de shows nacionais e internacionais, entre eles, destacam-se Djavan, Ana Carolina, Maria Rita, Fábio Jr, Roupa Nova, Jorge Aragão, Alcione, a banda norte-americana Stylistcs e do Vocalista do Men at Work, Colin Hay. Atualmente está gravando duas canções ‘4notas’ e ‘Eu quero segurar sua mão’ e está em processo de lançamento do clipe da canção ‘Tempo Anunciado’. Possui como suas principais referências Legião Urbana, Queen e Gonzaguinha e as principais faixas de seu repertório autoral são as músicas “A canção que sai do seu olhar” e “Efêmero”.
Redes Sociais: @marcal4655 / https://www.instagram.com/marcal4655/
15/08/2024 – Mali Valente;
O show “Malí canta SE7E”, liderado pela cantora e compositora Malí Valente, tem como objetivo circular o repertório do seu primeiro álbum autoral “SE7E”, lançado em janeiro deste ano de 2024. Malí conta, através de suas canções, a trajetória da mulher de nome SE7E, marcada por incontáveis momentos de encontros e desencontros na vida. Inspirada nas sete cores do Arco Íris, a autora afirma que cada faixa do disco reflete a cor de sua alma, estado de espírito, durante o processo criativo de cada canção.
O lançamento do show “Malí canta se7e” foi realizado dia 24/05/2024 no Havana 59 na Lapa. Malí e seu produtor Daniel Galvão, montaram um lindo espetáculo com muito cuidado, trabalho, profissionalismo e amor. O álbum foi lançado em 2022 e só agora Malí conseguiu ter essa oportunidade para trazer ao mundo esse show. “Estou bem animada”, conta a artista, que há dois anos busca ser contemplada em editais, “Uma hora acontece”. Em Junho a artista irá lançar “Ei,Mulher”, seu novo single. Uma canção que mistura carimbó e ijexá, que fala sobre o poder feminino e suas lutas.
Suas principais referências são Rita Lee, Tulipa Ruiz e Marisa Monte e suas principais canções autorais são “Cansada”, “Leve” e “Ei Mulher”.
Redes Sociais: @malivalente / https://www.instagram.com/malivalente
22/08/2024 – Sudano;
Sudano é um artista exclusivo que vem levantando a bandeira LGBTQIAP+ e da volta do emocore, como foco de sua carreira. Ele é cantor, compositor, e reconhecido bodypiercer e influencer brasileiro. De Niterói (RJ), aos 30 anos, “já tenho muita história de luta para contar e tive que correr atrás de sonhos e desejos desde cedo. Consegui encontrar quem eu sou”. Resolveu batalhar contra os padrões inseridos “em nossas mentes desde que nascemos”. Artista desde os dez anos de idade, Sudano está na carreira musical “para abrir sua mente e libertar seus corpos”, desejo que cultivava há tempos, como conta o artista. Suas músicas estão em todas as lojas digitais e no canal de YouTube (@eusudano). Ele faz parte do elenco do já tradicional selo de novos talentos “Astronauta Discos”, que conta com a parceria em edição musical da Warner Chappell e distribuição da Nikita.
No último dia 28 de Junho, lançou o single nomeado “Padrão Que Não É Seu”, propositalmente no dia do Orgulho LGBTQIAPN+, com intuito de dar cada vez mais voz a esse tema que no Brasil pós-Bolsonaro voltou a ser tão atacado”.
Atualmente está completando três anos de projeto focado em produção e no processo de entender qual caminho seguir com o projeto e poucos shows até então, somente para lançamentos específicos ou convites grandes, como circo voador, escola de teatro de São Paulo ou feira da diversidade de SP.
Como referências de Sudano, podemos citar “Vermelho” de Gloria Groove, “Bad Guy” de Billie Eilish, “Creep” de Radiohead e “Admirável Chip Novo” da Pitty. Entre as principais composições de Sudano, podemos destacar “Outro Lugar”, “Tudo Que Não Somos” e “Meu caminho não acaba aqui”.
Redes Sociais: @eusudano / www.instagram.com/eusudano
29/08/2024 – Chapéu de Coro
Chapéu de Coro é uma planta que trata bem da garganta… trata bem de quem canta! Oito amigos que cantam em harmonia MPB, Rock, Samba, Chico, Cassia, Beatles e até Pe. José Maurício, quem diria?
Com vasta experiência em harmonia vocal, acumulada ao longo dos anos pela participação em diferentes grupos, tendo participado de inúmeros eventos, shows e gravações, o Vocal Chapéu de Coro apresenta arranjos próprios e de arranjadores que marcaram época com interessantes efeitos vocais e solos que destacam suas vozes individuais.
Redes Sociais: @chapeudecoro23 / https://www.instagram.com/chapeudecoro23
SERVIÇO
QUINTAS MUSICAIS
- Produção: Na Atividade Produções e Fogo no Paiol Music Hub
- Toda quinta-feira* das 19 às 20h. – Abertura da casa às 18h;
- Endereço: Memorial Getúlio Vargas – Praça Luiz de Camões, s/n – subsolo – Glória, Rio de Janeiro – RJ, 22210-005
- ENTRADA FRANCA
FICHA TÉCNICA
Parceiros de realização: Na Atividade Produções, Fogo no Paiol Music Hub, Estúdio Projeto SB, Olho da Rua Produções, Um Palco Por Dia Produções.
Produção: Na Atividade Produções (Coletivo)
- Felipe Braga – 21 9 7997-0623
- VIIC (Victoria Araujo) – 21 9 8121-8494
- Luiza Breves – 21 9 9779-7149
- Manni Moritz – 21 9 9600-7068
- Diego Teixeira – 21 9 8862-4602
- Erika Cruz – 21 9 9122-9120
- Alexandre Mundinho – 21 9 8755-6098
Parceiros de realização: Na Atividade Produções, Fogo no Paiol Music Hub, Estúdio Projeto SB, Olho da Rua Produções, Um Palco Por Dia Produções.