Após criar expectativa nas redes sociais, Fafá de Belém finalmente revela o mistério por trás do novo lançamento programado para esta sexta-feira (09), dia de seu aniversário de 68 anos. A cantora presenteia seus fãs com uma regravação especial da canção “Amores”, composta por Milton Nascimento e Fernando Brant, originalmente lançada em 1987 no álbum “Grandes Amores”.
O projeto foi idealizado pelo produtor musical e parceiro de longa data, DJ Zé Pedro. Utilizando inteligência artificial, ele isolou a voz original da música e criou um novo arranjo, resultando em uma composição minimalista apenas com voz e piano. Segundo Zé Pedro, a canção, que possui um arranjo popular e histriônico com uma letra delicada como uma pérola, acabou se perdendo no álbum e na memória de alguns fãs. Ao revisar materiais para a biografia de Fafá de Belém, da qual também é responsável, Zé Pedro percebeu a profunda conexão entre a cantora e o compositor e sentiu a necessidade de transformar a faixa em algo mais grandioso.
“Fafá de Belém é uma cantora que passou por diversos estilos musicais durante toda a sua carreira, mas agora, fazendo a sua biografia, tem um nome que norteia todos os depoimentos dela, tanto no sentido pessoal quanto no sentido profissional, Milton Nascimento. Ela conheceu o Milton ainda menina, em 1970, quando o Milton ensaiava um show da banda Som Imaginário. Depois, cantou no disco dele, Minas, e ganhou dele canções inesquecíveis como Raça, Sedução e Menestral das Alagoas. Hoje em dia o Milton Nascimento desfruta de uma unanimidade, então, todo mundo fica rendendo homenagens ao Milton, merecidas, obviamente, mas a Fafá é de um tempo anterior a isso. Quando o Milton Nascimento sofreu críticas, porque muita gente não o entendia, ele já tinha uma fã que se chamava Fafá de Belém, e ele soube corresponder a isso, fazendo músicas inacreditáveis para Ela”, diz Zé Pedro.
E neste dia tão especial a cantora paraense quis se dar de presente de aniversário e aos amados fãs o prazer de descobrir ou redescobrir essa pérola escondida de Milton Nascimento e Fernando Brant, este que também era como um membro da família de Fafá.
“Ao ouvir esse trabalho do Zé Pedro, liguei na hora para o Agostinho, que é o filho do Milton, e para outros parceiros para viabilizar esse lançamento, o que acabou virando uma corrente de emoção. E nós fizemos uma capa linda, com uma foto resgatada de um ensaio que fiz com uma fotógrafa paraense, Aryanne Almeida, dentro de um lugar que para mim é meu coração, que chama Terra do Meio. Quando acaba o Círio, eu passo o dia na Terra do Meio, me restaurando naquele rio, que é uma natureza pura”, descreve a cantora.
A regravação de “Amores” já está disponível em todas as plataformas de streaming.