Hoje uma comemoração especial, nosso Pé na Estrada trazendo um pouco desta cultura, destes artistas incríveis que são extremamente significativos para o Teatro, Cinema e Televisão. Tal como Anidria Stadler, sendo ela atriz, professora, diretora e Fabio Allon, como diretor de cinema e professor.
Em nosso bate papo Fabio Allon comentou sobre a importância da Universidade do Paraná
“A Universidade voltada para a arte oferece vários cursos envolvendo cênicas, música, teatro, musicoterapia e cinema …uma parte dos alunos entram pelo SISU , fazendo com que venham pessoas de grande parte do Brasil” .
A comemoração dos 140 anos do Teatro Guaíra é um marco significativo na história cultural de Curitiba. Fundado em 1884, o teatro tem sido um pilar das artes cênicas na região, oferecendo uma plataforma para diversas produções teatrais, musicais e de dança. Ao longo dos anos, o Teatro Guaíra não só acolheu grandes nomes da cultura nacional e internacional, mas também contribuiu para o desenvolvimento da cena artística local. As celebrações de seu aniversário incluem uma série de eventos especiais, como apresentações comemorativas, exposições e debates, uma série incrível sobre o Teatro através de Áldice Lopes, diretor artístico, Eduardo Ramos, diretor e claro um super bate papo com Cleverson Cavalheiro diretor presidente do Teatro. Uma conversa sobre a história do teatro destacando seu legado e impacto cultural na América Latina e no Mundo.
Confira as imagens
Esse aniversário é uma oportunidade para refletir sobre a importância do Teatro Guaíra na promoção das artes e na formação de novas gerações de artistas e espectadores.
Este artista desempenha um papel fundamental na sociedade ao refletir, questionar e enriquecer a experiência humana através da arte e literatura.
Através da atriz, professora Anidria Stadler compreendemos a força do nosso cinema , e quão importante ele é, em sua participação íntegra no filme (O Sol das Mariposa), a atriz enfatizou como são contadas as histórias do Paraná
” O filme O Sol das Mariposas, conta a história de nossas antepassadas, mulheres que vieram antes de nós, gente que lutou muito, nos ensinam a cada dia, não apenas isso , mas o inverno paranaense, as geadas que acabaram com cafezais do Paraná ,além de falar sobre a força das mulheres , conta a história paranaense também “.
Uma reflexão para a arte …
No teatro, o artista é capaz de transformar o palco em um espaço de diálogo e reflexão, abordando temas universais e culturais que provocam empatia e compreensão. As performances ao vivo oferecem uma conexão direta entre o ator e o público, permitindo uma troca imediata de emoções e pensamentos.
Onde no cinema, ele visualiza e materializa histórias que têm o poder de capturar a imaginação e influenciar a cultura popular. Um legado pelos cineastas, roteiristas e atores que colaboram para criar narrativas que podem educar, inspirar e entreter audiências ao redor do mundo.
O alcance da televisão, que com seu alcance global, serve como uma plataforma para debates sociais e culturais, tendo o dever de preservar e explorar a diversidade humana.
A música, transcendendo barreiras linguísticas e culturais, oferece a liberdade de expressão pessoal e coletiva, obras que acompanham momentos importantes da vida, desde celebrações até lutos.
Como não falar da literatura que nos inspira, contribuindo para o avanço cultural e emocional da sociedade, enriquecendo a vida cotidiana e proporcionando uma compreensão mais profunda da condição humana, evidenciando a importância de sua presença e influência no mundo.
Então galerinha vem comigo naquele grito libertador :
VIVA A ARTE !
Drika Schumacher
Colunista Colaboradora do Portal ArteCult
@drikashumacher