Comunidade e-Cidade disponibiliza ambiente colaborativo

 

Uma nova versão do sistema e-Cidade foi disponibilizada no início de julho, em ambiente colaborativo e com acesso aberto para sociedade. A liberação atende ao planejamento da comunidade que prevê o fortalecimento do desenvolvimento colaborativo, a partir de 2024. Uma grande vantagem será o acesso completo ao software com estrutura técnica mais moderna, como a atualização da versão do framework Laravel.

A decisão nasceu de acordo realizado entre as cinco empresas (DBSeller, Contass Consultoria, LibreCode, CPD Municipal e Navarro Tecnologia) que fazem parte do Comitê Gestor do e-Cidade, em negociação inédita para garantir a evolução da solução. A nova versão pode ser encontrada no link:https://github.com/e-cidade/e-cidade

Um dos fatores inéditos tem relação com a definição por um modelo de governança em rede. A empresa DBSeller, que é a desenvolvedora original do sistema, sentiu segurança na decisão de modificar a liderança do desenvolvimento colaborativo com uma outra organização. Um caso evidente do modelo “ganha-ganha.”

 

Para Pedro Carneiro, Analista de Suporte da Prefeitura de Ipirá-BA , participante da comunidade: 

“O sistema, que estava muito defasado, agora tem a oportunidade de ser continuamente aprimorado por uma rede de desenvolvedores e colaboradores. Com a abertura do código-fonte, o sistema será revitalizado, recebendo melhorias constantes e adaptações específicas que atendam melhor às necessidades dos usuários. As prefeituras poderão contar com melhorias, como correções de bugs, na segurança, que é um fator primordial, e a criação de novas funcionalidades. Tudo isso contribui para um sistema mais robusto e eficiente, que atende melhor às necessidades de toda a comunidade.”

A empresa Contass consultoria de Minas Gerais irá coordenar o ambiente colaborativo e de acordo com Igor oliveira, diretor da empresa:

O software livre e-Cidade, com seu código-fonte aberto, pode ser um instrumento poderoso para a transformação digital da gestão pública municipal brasileira. Através da colaboração e do compartilhamento de conhecimento, podemos construir um software cada vez mais eficiente, eficaz e adaptado às realidades dos nossos municípios.”

A Comunidade e-Cidade prepara uma agenda de evoluções e de integrações com outras soluções livres. Qualquer pessoa pode acompanhar a agenda diretamente na comunidade e-Cidade que está no Telegram, no endereço: https://t.me/eCidadeCE

Ainda durante o ano 2024 muitas novidades serão apresentadas, uma delas será a integração com a ferramenta de assinatura digital livre Libresign, programada para ocorrer no dia 31 de julho.

Sobre o e-Cidade

Trata-se de um sistema web integrado de gestão que atua na agregação das informações entre os entes municipais, como Prefeitura Municipal, Câmara Municipal, Autarquias e Fundações.
Por ser estruturado como um software livre, sua implementação é simples, gratuita, com farta documentação e código-fonte compartilhado na internet para sua instalação. Também há uma gama de empresas que prestam serviços para implantação, uso e manutenção do sistema.

Participe da Comunidade e-Cidade!

Quer conhecer um pouco mais sobre o Artecult e o e-Cidade?

Portal ArteCult:

Mais sobre e-cidade:

Existem empresas que coordenam o processo de produção colaborativa e podem ajudar a sua cidade na utilização de sistemas integrados como base de informações para projetos de Cidades Inteligentes:

Clique AQUI para ver mais artigos da Comunidade e-Cidade em parceria com o ArteCult !

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *