SEXTAS POÉTICAS: Confira o poema inédito DÁDIVA (em homenagem a Adelia Prado) de Tanussi Cardoso e suas dicas culturais da semana!

Oi, pessoal, aqui é o poeta Tanussi Cardoso. Como não poderia deixar de ser, o nosso “SEXTAS POÉTICAS” de hoje, de forma simples, mas, com muito respeito, admiração e verdade, homenageia nossa maior poeta viva: ADÉLIA PRADO!  Depois de levar o “Prêmio Machado de Assis”, da Academia Brasileira de Letras (ABL), teve o seu imenso talento duplamente reconhecido, ao vencer, merecidamente, o “Prêmio Camões 2024”, o mais importante da língua portuguesa. O Prêmio é atribuído desde 1989 a autores lusófonos pelo conjunto da obra; um prêmio de 100 mil euros, cerca de R$ 580 mil.

Em comunicado da Record, sua editora, a poeta falou:

“Foi com muita alegria e emoção que recebi um telefonema da sra. Dalila Rodrigues, ministra da Cultura de Portugal, me informando que fui agraciada com o Prêmio Camões. Estava ainda comemorando o recebimento do Prêmio Machado de Assis, da ABL, e agora estou duplamente em festa. Quero dividir minha alegria com todos os amantes da língua portuguesa, esta fonte poderosa de criação”.

Mais que o valor monetário, o Prêmio Camões simboliza o valor incalculável da obra de seus contemplados; Adélia Prado se junta a nomes como os de João Cabral de Melo Neto, Rachel de Queiroz, Jorge Amado, Antonio Candido, Autran Dourado, Rubem Fonseca, Lygia Fagundes Telles, João Ubaldo Ribeiro, Ferreira Gullar, Dalton Trevisan, Alberto da Costa e Silva, Raduan Nassar, Chico Buarque e Silviano Santiago. Sem falar em nomes contemplados como Miguel Torga, José Craveirinha, José Saramago, Pepetela, Sophia de Mello Breyner Andresen, Agustina Bessa-Luís, Luandino Vieira (recusado), António Lobo Antunes, Mia Couto, Paulina Chizane, entre outros.

Adélia Prado, poeta, filósofa, professora, contista e romancista, é de Divinópolis, Minas Gerais, onde nasceu, em 1935.

Em nota oficial, o júri que compôs o Prêmio Camões anunciou:

“ADÉLIA PRADO é autora de uma obra muito original, que se estende ao longo de décadas, com destaque para a produção poética (…) É uma voz inconfundível na literatura de língua portuguesa.”

Em 1976, o poeta Carlos Drummond de Andrade chamou a atenção para o seu primeiro livro, “Bagagem”, numa crônica no Jornal do Brasil:

“Adélia é lírica, bíblica, existencial, faz poesia como faz bom tempo”.  

Autora de poesia, prosa e antologias, aos 88 anos, Adélia Prado publicou mais de 20 livros, conquistando o “Prêmio Jabuti”, da Câmara Brasileira do Livro, com “O coração disparado”, de 1978.

“Não tenham medo de escrever! O mundo precisa de poesia! Escrevam poesia!”, disse, um dia, Adélia Prado.

Todas as homenagens seriam poucas para essa poeta genial, mas, humildemente, deixo aqui, minha contribuição, em forma de poesia para essa mulher doce, cativante e extraordinária escritora, com todo o carinho deste aprendiz. Fica meu grande beijo fraterno e poético.

 

Ilustração “Dádiva” para o meu poema homônimo e inédito publicado hoje no portal ArteCult. Imagem criada pelo editor-geral Rapha Gomide com ajuda da IA CoPilot Designer.

DÁDIVA

          Dedicado a Adélia Prado    

Adélia, diante de um poema, chora – e é tão bela!

O mundo planta delicadezas

em sua bagagem – singelo, singelo!

E a vida – em sua voz rouca – é mais alegre.

(Os anjos de Wenders

a tocarem em nossas almas,

como nas peles das buganvílias

que se esfarelam no chão da eternidade.)

Adélia, a desdobrável, faz nascer,

na manhã deste dia,

com cheiro de café da hora

servido em bule esmaltado

e bico descascado,

a infinda claridade da poesia.

(Justo agora, onde o jardim, lá fora,

molha uma chuva de dona Doida.)

 

Tanussi Cardoso

(inédito)

Ainda sobre ADÉLIA PRADO:

 No dia 6 de julho, amanhã, sábado, às 16h, acontecerá o evento “VIVA A ESCRITORA, VIVA! – ADÉLIA PRADO e seus poemas sobre o cotidiano”, com microfone aberto a quem quiser ler seus textos e os próprios. IMPERDÍVEL!  Local: Capitu Café, Rua Cosme Velho, 174.

 No dia 18 de julho, às 20h, a ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS (ABL), comemorando 127 anos de sua fundação, fará a entrega , no salão Nobre da ABL, do “Prêmio Machado de Assis”, outorgado à escritora ADÉLIA PRADO, além da Medalha Machado de Assis ao escritor GILBERTO ARAÚJO e a Medalha João Ribeiro ao jornalista THOMAZ SOUTO CORRÊA. Na ocasião, o grande e querido ator, TONY RAMOS, felizmente, recuperado de cirurgias na cabeça, lerá poemas da nossa Adélia Prado. 

 

LIVRO DA SEXTA:

Minha dica “Livro de Sexta” de hoje: “Antes que a Lua enfarte“, do poeta Rogério Salgado.

“SEXTAS POÉTICAS” recomenda o livro do poeta ROGÉRIO SALGADO, “ANTES QUE A LUA ENFARTE” – Orgânica Editorial, 2024.

ROGÉRIO SALGADO nasceu em Campos de Goytacazes, RJ. Editor, juntamente com WAGNER TORRES e VIRGÍNIA REIS, da REVISTA ARTE QUINTAL, já com 40 anos de criação. Em 1993, criou o “In/Sacando a Poesia”, projeto premiado, que consistia em se colocar poemas dentro de saquinhos de pães; entre outros grandes projetos e eventos. Em 1994, seu conto “O Falso Autor” foi adaptado com o título “O Legado”, para o programa “Você Decide”, da TV Globo. Realizou com VIRGILENE ARAÚJO, entre 2005 e 2014, um dos mais importantes eventos da cultura nacional, o “Belô Poético”, além do “Poesia na Praça Sete”. Tem mais de 30 livros editados, sendo o mais recente, “AGNUS”, publicado pelo Selo Starling.

Para a poeta BILÁH BERNARDES, em seu texto da quarta-capa, sua “POESIA É AUTÊNTICA”: “Chamá-lo poeta é simplificar a multiplicidade de criações que o move, mas é o que mais o define: SER poeta!”.

Para o poeta WAGNER TORRES, no prefácio, sua “POESIA É AMADURECIDA”: “ANTES QUE A LUA ENFARTE”, o título por si só é um poema. São mais 40 anos de estrada. Um pergaminho de lições deixando “que o vento nos traga mensagens / depois a gente pensa no amanhã”. (…) Agora cabe a você caro leitor, se deliciar com os versos de Salgado. O resultado dessa mistura será um prazer na degustação das palavras, com a sobremesa de quem ensina e aprende”.   

 

Com vocês, um pouco da poesia do nosso amigo ROGÉRIO SALGADO:

 

SINFONIA SILENCIOSA

Para Eduardo Waack

 

Poesia exige maestria / uma regência orquestrada

com partituras verbais / e muitas notas musicais

burilando o que será escutado / numa sinfonia silenciosa.

 

PAMPULHA

A grama macia, pisada / o museu, a igrejinha

milagres do Niemeyer / e outras belezas tantas

e o cheiro forte de podre / que enfeia todos os enfeites

que dão beleza a este lugar. 

 

KARLA

Vivemos entre estranhos / pois a vida nos reserva

a solidão de sermos / nós mesmos

e sabermos então definir / a dor dentro do peito

às vezes podemos nos sentir sozinhos

(e estamos sozinhos)

para revelarmos o que ninguém / jamais compreenderia

é nessas horas que buscamos um abraço

e encontramos braços vazios

e quando o fio nos separa da vida

já não mais estamos aqui.

 

Então, fica essa ótima dica de livro: ROGÉRIO SALGADO, “ANTES QUE A LUA ENFARTE” – Orgânica Editorial, 2024.

Contato: poetarogeriosalgado@yahoo.com.br

 

 

 DICAS DE EVENTOS:

 

–  O Museu da Cultura Afro-Brasileira (MUHCAB) reabriu suas portas dia 29/06 e apresenta, entre outras, a Exposição “OS SUPER-HERÓIS NEGROS BRASILEIROS” é da curadora e assessora de imprensa Paula Ramagem e co-curadoria da equipe QuadriMundi (Editoria de Quadrinhos, mangás e Animações do Portal ArteCult):  Raphael Gomide e quadrinistas Adalberto Bernardino e Erick Lustosa. A abertura será no dia 29 às 15h.  Visitação até dia 28 de julho de 2024 na Sala Mestre Marçal. Não perca e avise a todos!  Instagram: @expo_superheroisnegrosbr

Clica para ver a página da exposição no Instagram

 

 

– Dia 6 de julho e em todos os sábados, às 10h, o ótimo programa “CONEXÃO CAXIENSE”, pela RÁDIO WEB ATIVA 98.7 FM, Duque de Caxias, RJ, com apresentação do ator, cantor, comunicador e promotor de eventos MÁRCIO THADEU. O convidado especial do podcast desta semana é LUIZ HENRIQUES, estilista e produtor cultural de moda afro-brasileira. É só acessar www.radioativa.net

 

 

– Dia 6 de julho, às 19h, “LEMINSKI FEST”música, poesia, artes visuais, videoarte. Bate-papo com TONINHO VAZ, biógrafo do poeta; expo e exibição de videoartes de TCHELLO D’BARROS; e mais: CHRIS HERRMANN, JORGE PIRI, JORGE VENTURA, LUCILIA DOWSLLEY, entre outros. Local: Cine Estação Net Botafogo, Rua Voluntários da Pátria, 88, Botafogo. Entrada gratuita.

 

– Dia 07 de julho e em todos os domingos, às 19h, AMARILDO SILVA, em DOMINGOS AUTORAIS. Lives no You Tube, Canal Amarildo Silva Música

 

 

– Dia 07 de julho, das 16h às 18h, lançamento do livro de CELI LUZ, “AVENTURAS DE ANA E BIA EM O SENHOR LEÃO”, com ilustrações de VANESSA ÂNGELO. Local: Sala de leitura Cidade das Artes.

 

– Dia 8 de julho, às 18h30, o sarau “TE ENCONTRO NA APPERJ”, com participações especiais da poeta MARIA DO CARMO BOMFIM e do poeta LUIZ COELHO MEDINA, além da atração musical da BANDA PRAJNA. Na ocasião, lançamento do livro “SILHUETA FLUIDA”, da poeta SUZANA JORGE. Com microfone aberto e sorteio de livros. Local: Restaurante Ernesto, Rua da Lapa, 41, Lapa.

 

 

– Dia 9 de julho, a partir das 19h, MAURO SANTA CECILIA lança “BOFETE”, pela 7Letras. Local: Janela Livraria – Shopping da Gávea, Rua Marquês de São Vicente, 52, terceiro piso, loja 368.

 

 

– Dia 10 de julho, às 18h, terceira edição do “SALVE – SARAU DE AUTORES E LIVROS DA VENTURA EDITORA”, reunião de diversos poetas e escritores publicados pela Ventura Editora, como DELAYNE BRASIL, NEUDEMAR SANT’ANNA, MARCELO MOURÃO, SONIA MARIA MAZZEI, RENATA QUIROGA, ROSANGELA QUEIROZ homenageia DALMO SARAIVA, além dos organizadores CÉSAR MANZOLILLO, RUBERMÁRIA SPERANDIO e JORGE VENTURA, entre outros. Local: Restaurante Taberna da Glória. Rua do Russel, 32, Glória. IMPERDÍVEL!

 

 

– Dia 10 de julho, às 19h, o grande poeta e letrista, ABEL SILVA, celebrará 50 anos de carreira, recebendo músicos e artistas da primeira qualidade, numa homenagem IMPERDÍVEL! Estarão com ele: ROBERTO MENESCAL, CRISTÓVÃO BASTOS, LEILA PINHEIRO, CLARISSE GROVA, LUÍS FELIPE DE LIMA e seu filho, ANDRÉ TRINDADE. Local: Casa do Choro, Centro. R$ 50,00.

 

– Até 13 de julho, a exposição “RECORTES DA VIDA E   QUILOMBOLA NO RIO DE JANEIRO”, com fotografias de AC JUNIOR. Visitação: terça a domingo, das 11h às 19h. Local: Centro Cultural Justiça Federal, Av. Rio Branco, 241, Centro.

 

– Dia 17 de julho, das 19h às 22h, ANNA MARIA FERNANDES lança o livro ATESTADO DE SANIDADE POÉTICA FIRMADO EM CARTÓRIO (Ventura Editora), tendo como atrações musicais o cantor RONALDO SÁ e o violonista e guitarrista PAULO SPINELLI. Local: Verso Café Cultural: Av. Ataulfo de Paiva, 1120, lj. B, Leblon.

 

– Até 21 de julho, das 12h às 18h, (entrada até às 17h15), “RIO: DESEJO DE UMA CIDADE (1904-2024)”, exposição que reúne 139 peças e 75 artistas, com curadoria de Lauro Cavalcanti, Marcia Mello e Victor Burton. Local: Casa Roberto Marinho, rua Cosme Velho, 1.105. De terça a domingo. Ingressos R$ 10,00. Às quartas, grátis.

 

– Até 21 de julho, às 19h, de quinta a domingo, “PERIGOSAS DAMAS”, com a atriz GEOVANA PIRES, com inserções de poemas de ELISA LUCINDA, em versões rap, musicados por SORAYA RAVENLE. Direção de DENISE STUTZ. Local: Sesc Copacabana. R$ 30,00.

 

– Até 28 de julho, das 10h às 17h, de quinta a sábado, duas novas exposições: “Os super-heróis negros brasileiros” e “Cantos, cores e telas – Tecnomacumba de RITA BENNEDITTO” pelo traço de FERNANDO MENDONÇA”, com 15 obras do artista. Local: Museu da Cultura Afro-Brasileira (MUHCAB).

 

– Até 5 de agosto, o “PRÊMIO UERJ DE LITERATURA” oferece oportunidade para autores, iniciantes ou não, publicarem suas obras. O prêmio será para novelas inéditas, de 80 a 120 páginas, sendo o prêmio a publicação da obra vencedora pela Editora da UERJ (EdUerj), no formato digital e, também, no impresso. Taxa de inscrição: R$ 50,00. Informações: https://eduerj.com/

 

– Até 25 de agosto, a Maior Exposição Internacional de Fotojornalismo, a “WORLD PRESS PHOTO 2024”, apresentando, entre 129 imagens premiadas nessa 67ª edição desse prestigiado concurso anual, a foto do ano, “Uma Mulher Palestina Abraça o Corpo de Sua Sobrinha”, de MOHAMED SALEM. Local: Caixa Cultural. Unidade Passeio. Galerias, 1,2 e 3. Rua do Passeio, 38, Centro. Entrada Gratuita. Terça a sábado, de 10h às 20h; domingos e feriados: 11h às 18h. 

 

– Até 31 de agosto, a “9ª edição do PRÊMIO KINDLE DE LITERATURA”, promovida pela Amazon Brasil, em parceria com o Grupo Editorial Record e a Audible, para romances inéditos. Premiação de R$ 50 mil e publicação da obra. Informações no site da Amazon.

 

 

NOTA FINAL:

“SENHOR PUM! – O Nascimento de uma amizade cheirosa!” de Bruno Black e ilustrações de Rafael Santana.

 

Recebi, com alegria, o novo livro infantil do escritor, poeta e ativista cultural, BRUNO BLACK, com o título cheio de humor, “SENHOR PUM! – O Nascimento de uma amizade cheirosa!”, e com ilustrações de RAFAEL SANTANA, editado pela Conejo, 2024. Segundo ALCIONE GIMENES CONEJO, “uma linda história familiar, repleta de valores, sentimentos, diversidade, diversão, bom humor e amor.” O escritor, roteirista e cineasta, LUIZ EUDES, confirma, no prefácio:

“Através dessa história encantadora e ricamente ilustrada, BRUNO BLACK explora temas importantes como a amizade, a diversidade e a aceitação. (…) Com sensibilidade e sabedoria, nos mostra que é possível abordar assuntos complexos de maneira leve, divertida e inclusiva, despertando reflexões. Um livro que, certamente, conquistará um lugar especial em seu coração.’

Com certeza, um livro dirigido não só aos pequeninos, mas à toda família. Para os interessados, segue o contato no Instagram: do autor  @Brunoblackoficiall e da editora @editoraconejo

 

Até à próxima Sextas Poéticas. Grande abraço do Tanussi Cardoso.

 

 

TANUSSI CARDOSO

www.tanussicardoso.com.br

 

Confira as colunas do Projeto AC Versos & Prosas:


com Ana Lúcia Gosling

com César Manzolillo


com Tanussi Cardoso

 

 

 

Author

Poeta. Letrista. Crítico literário. Jornalista. Advogado. Em 1995 sua composição “Viver a vida” (c/ Amarildo Silva) foi incluída no CD “Rios Afluentes”, de Amarildo Silva. O mesmo parceiro gravou em 1997 “Barraco vazio”, parceria de ambos, no CD “Estação”, também de Amarildo Silva. Em 1999 o grupo Cambada Mineira regravou “Viver a vida”, parceria com Amarildo Silva, um dos integrantes do grupo. No ano 2000 Rosi Sanga interpretou o poema “Das dores de amor” no CD “Femup 2000”, de música e poesias premiadas no “XXXV Festival de Música e Poesia”, da Fundação Cultural de Paranavaí, do Estado do Paraná. No ano participou do “Concurso Internacional de Poesias Cantinho do Poeta”, tendo seu poema “Sobre o mar”, sido incluído em CD lançado pelo Selo Rickmarc – Publishing, na Inglaterra. Sua composição “Beco com saídas” foi incluída no CD “Gata de rua”, da parceira Sandra Bernardo. Em 2003 sua parceira Delayne Brasil, no CD “Nota no verso”, incluiu “Veredicto” e “Lábios que beijei”, parcerias de ambos. Neste mesmo ano participou, ao lado de Euclides Amaral, Marko Andrade, Zezé Motta e Noca da Portela, do projeto “Conexão Solidária”, no teatro do Sesc da Tijuca. Em 2004, no CD “Virgem Sertão Roseano”, de Amaraildo Silva, o parceiro interpretou “Canção pra Diadorim”, “Cruz do sertão” e a faixa-título, as três, parcerias de ambos. No ano de 2010 lançou o livro “50 poemas escolhidos pelo autor” (Edições Galo Branco & Casa de Cultural Laura Alvim), na Casa de Cultura Laura Alvin, em Ipanema. Participou, com Salgado Maranhão, do programa “Espaço Aberto – Literatura”, de Claufe Rodrigues, na Globo News.

7 comments

  • Parabéns pela coluna, querido poeta. Cada vez mais imprescindível para quem quer acompanhar o agito cultura do Rio de Janeiro. Sem falar que ainda podemos aqui nos deleitar com seus poemas, inclusive inédito como esse em homenagem a Adelia Prado! Gratidão, meu amigo, por chegar com toda essa sua luz poética aqui no Artecult ♥️

    Reply
  • Adorei este espaço e quero visitá-lo mais vezes, O poema dedicado a Adélia Prado ficou lindo e a indicação do Antes que a Lua Enfarte, de Rogério Salgado, é um justo reconhecimento ao trabalho desse dedicado e talentoso poeta.

    Reply
  • Sexta em poesia
    Tanussi de Adelias e Rogerios
    em festa das artes palavras
    celebrações e partilhas
    : solares dicas.

    Parabéns sempre, querido Tanussi.
    ✍️⚘️

    Reply
  • Sexta com poesia é um oásis que encharca a nossa alma. Lindo o poema em homenagem a essa grande mulher, Adélia. Tenho o “Antes que a lua enfarte”. Rogério Salgado é poeta 24 hs e seus poemas falam do cotidiano, do amor, das contradições humanas, da vida enfim. O que seria de nós sem a poesia do dia-a-dia?

    Reply
  • Obrigado, amigo Raphael, pela confiança depositada em mim. E gratidão aos que pacientemente me acompanham e ainda têm tempo de, carinhosamente, deixar seus comentários aqui. Grande beijo pra Cristina Vieira, Paulo Reis, Rose Araújo e Dino Gilioli. Por vcs, este espaço.

    Reply
  • Lindo o poema Dádiva , de Tanussi Cardoso que homenageia a premiada Adélia Prado! Obrigada, poeta querido, pela divulgação de seus pares nesta tão importante Sexta Poética!

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *