Porque somos indígenas

 

Adryana Ryal (Petara Puri) em “Casca, Origem e Tempo”

 

A Funarte recebe a dramaturga, poetisa, diretora e atriz indígena Adryana Ryal (Petara Puri), no Rio de Janeiro (RJ), para um solo teatral que mostra um pouco da vida, do pensamento e da resistência de uma “benzedeira da mata” do povo Puri, que vê suas matas sendo ocupadas e destruídas: “Casca, Origem e Tempo”. 

“A peça é um grito poético, de socorro e pelo respeito à população da selva, cujas águas, flora, fauna, origens e cultura têm sido arrasadas, desde o início da colonização”, diz  a autora e atriz do espetáculo, Adryana Ryal.

Ela acrescenta que, para os Puri, o “povo das matas” inclui, além das pessoas, os vegetais e animais – como as aves. Com traje e adereços típicos, a artista apresenta pequenos instrumentos musicais de sopro, com formas que imitam cabeças de pássaros e cujos sons, autorais, ao vivo, reproduzem os cantos do macuco, do uru, do açu e outros. Diante da devastação da mata do seu povo, Raiz continua a andar, de lugar em lugar, com os objetos e instrumentos sagrados de seu povo, acreditando que um dia as coisas irão melhorar; toca os apitos melódicos; canta e dança, juntamente com o público, em uma atmosfera sonora florestal.

“Não posso deixar de apoiar o trabalho dos indígenas que até hoje não tem o respeito que merecem, e nesse caso sempre me colocarei à disposição desse povo que me representa, onde está toda minha ancestralidade, digo isso com muito orgulho.”

 

Paty Lopes. Foto: Divulgação.

 


 

SERVIÇO 

Espetáculo teatral “Casca, Origem e Tempo”

De 17 a 20 e de 24 a 27 de abril de 2024, às 19h30

Teatro Glauce Rocha – Auditório Murilo Miranda. Av. Rio Branco 179, Centro – Rio de Janeiro (RJ)

Espaço cultural da Fundação Nacional de Artes – Funarte

Classificação indicativa: 12 anos

IngressosR$ 40 | Meia-entrada: R$ 20
Duração: 50 minutos

Ficha Técnica

  • Dramaturgia, poética, direção, atuação e produção: Adryana Ryal.
  • Iluminação: Lucas Reis E Alice Ryal
  • Oper: Hiram Apon Puri
  • Sonorização: Adryana Ryal
  • Técnica, Bilheteria e Contra Regras: Gisele silver Pataxó
  • Figurino: Maria Elena Silva
  • Cenário: A/R Produção

 

Mais informações sobre o espetáculo
Redes sociais: @cia.teatrando e @ryaladryanapuri
Whats.: (32) 988786189
E-mail: ciateatrandojf@gmail.com

Author

Dramaturga, com textos contemplados em editais do governo do estado do Rio de Janeiro, Teatro Prudential e literatura no Sesi Firjan/RJ. Autora do texto Maria Bonita e a Peleja com o Sol apresentado na Funarj e Luz e Fogo, no edital da prefeitura para o projeto Paixão de Ler. Contemplada no edital de literatura Sesi Fiesp/Avenida Paulista, onde conta a História de Maria Felipa par Crianças em 2024. Curadora e idealizadora da Exposição Radio Negro em 2022 no MIS - Museu de Imagem e Som, duas passagens pelo Teatro Municipal do Rio de Janeiro, com montagem teatral e de dança. Contemplada com o projeto "A Menina Dança" para o público infantil para o SESC e Funarte (Retomada Cultural/2024). Formadora de plateia e incentivadora cultural da cidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *