“Vende-se esta Moto”, de Marcus Vinicius Faustini, e “Salto no Vazio”, de Cavi Borges são alguns dos destaques da mostra.
Comemorando seus 21 anos a CAVIDEO criou uma semana para promover sete de seus filmes em sessões de pré-estreias. Com diversos temas, os longas têm como ponto em comum a cidade do Rio de janeiro como um personagem a parte.
O evento acontece de 19 a 25 de julho no Estação Botafogo às 21h30 da noite. Após a exibição do filme do dia será promovido um debate com o diretor do longa. O ingresso poderá ser comprado na bilheteria do cinema.
Dentre os escolhidos para o evento está “Vende-se Esta Moto”, de Marcus Vinicius Faustini. O filme foi premiado no Festival do Rio 2017 com o Prêmio Especial do Júri na Mostra Novos Rumos. A programação também contará com os longas: “Semente da Música Brasileira”, de Patricia Terra; “Cidade Invisível”, de Terêncio Porto; “Salto no Vazio”, de Cavi Borges e Patricia Niedermeier; “Heróis”, de Cavi Borges; “Bandeira de Retalhos”, de Sergio Ricardo e “Sigilo Eterno”, de Noilton Nunes. Além disso, serão exibidos quatro curtas: “Outono”, de Anna Azevedo”; “Mehdi”, de Cavi Borges; “Paraíso Insólito”, de Anselmo Vasconcellos e “O Menino de Calça Branca”, de Sérgio Ricardo.
Também serão homenageados a bailarina Angel Vianna que completa 90 anos, o judoca Medhi e o diretor e músico Sergio Ricardo que completou 85 anos.
Cavi Borges e Patricia Niedermeier são os organizadores do evento. Além de produtor, Cavi dirige dois longas e um curta no festival. O cineasta explica a motivação para organizar este evento:
“Vamos exibir em primeira mão sete novas produções, com temas diferentes e diretores de várias gerações, mostrando a diversidade que é a marca registrada da CAVIDEO.” Cavi acrescenta: “Dois destes filmes assino a direção (“SALTO NO VAZIO” e “HEROIS”). Nova fase da minha carreira que estou me dedicando”.
Quinta-feira, 19 de julho – 21h30 “Semente da Música Brasileira”, de Patricia Terra.
Documentário. 90 min
Sinopse: A história do bar que virou reduto da nova geração de sambistas e músicos na Lapa. Responsável pela revitalização do samba e da musica instrumental dos anos 90 no Rio e apresentando toda uma nova geração de músicos como Yamandú Costa, Teresa Cristina, Zé Paulo Becker, Moyses Marques entre outros que começaram a tocar no Bar SEMENTE.
Ficha Técnica:
Direção e roteiro: Patricia Terra
Fotografia: Arthur Sherman
Edição: Paulo Henrique Fontenelle
Produção: Cavi Borges
Som: Uerlem Queiroz
Sexta-feira, 20 de julho – 21h30 “Cidade Invisível”, de Terêncio Porto. Documentário. 75 min.
Sinopse: A partir do fato histórico da vinda da família Real portuguesa para o Rio de Janeiro em 1808, Cidade Invisível propõe uma arqueologia às avessas ao questionar o mito da Cidade Maravilhosa e a irreverência do carioca.
Ficha Técnica:
Direc?a?o: Tere?ncio Porto
Roteiro: Adriana Nolasco e Terêncio Porto
Produção Executiva: Adriana Nolasco e Terêncio Porto
Direcão de fotografia: Camila Marquez
Som direto: Bruno Espírito Santo
Sábado, 21 de julho – 21h30 “Salto no Vazio”, de Cavi Borges e Patricia Niedermeier. Ficção. 70 min.
Sinopse: “Quando se deseja ir mais longe e além, saltamos no vazio”. Filmado em seis países (Brasil – EUA – Alemanha- Síria – França – Hungria) mistura dança, performance e videoarte e mostra a história de um casal de artistas viajando e criando pelo mundo.
Ficha Técnica:
Direção e roteiro: Cavi Borges e Patricia Niedermeier
Fotografia: Vinicius Brum
Edição: Christian Caselli
Trilha sonora: Rodrigo Marçal
Produção: Carol Dib e Cavi Borges
Exibição do curta “Outono”, de Anna Azevedo.
Homenagem à bailarina Angel Vianna.
Domingo, 22 de julho – 21h30 “Heróis”, de Cavi Borges. Documentário. 70 min.
Sinopse: A historia de 3 judocas olímpicos: Rafaela Silva – campeã olímpica no Rio 2016, Popole Misenga – atleta refugiado do Congo e Rogerio Sampaio – campeão olímpico em Barcelona 92.
Ficha Técnica:
Direção e roteiro: Cavi Borges
Edição: Gabriel Duran
Fotografia: Vinicius Brum
Produção: Carol Dib e Cavi Borges
Exibição dos curtas “Mehdi”, de Cavi Borges, e “Paraíso Insólito”, de Anselmo Vasconcellos.
Homenagem ao judoca Mehdi.
Segunda-feira, 23 de julho – 21h30 “Bandeira de Retalhos”, de Sérgio Ricardo. Ficção. 90 min.
Sinopse: No fim dos anos 70, comunidade do Morro do Vidigal se junta para impedir sua remoção por políticos corruptos. Baseado em fato reais.
Ficha Técnica:
Direção, roteiro e trilha sonora: Sérgio Ricardo
Edição: Victor Magrath
Produção executiva: Cavi Borges
Exibição do curta “O Menino de Calça Branca”, de Sérgio Ricardo.
Homenagem ao músico e diretor de cinema Sérgio Ricardo.
Terça-feira, 24 de julho – 21h30 “Vende-se Esta Moto”, de Marcus Vinicius Faustini. Ficção. 85 min.
Sinopse: Xeu e Lidiane terão um filho. Ela faz pressão para que ele venda sua moto e consiga outro emprego. A notícia da gravidez e a visita de Xeu a um primo na Maré trazem instabilidade para a relação.
Ficha Técnica:
Direção e roteiro: Marcus Faustini
Produção: Cavi Borges e Carol Dib
Fotografia: Pedro Paiva
Edição: Gregório Torres
Elenco:
João Pedro Zappa
Vinicius de Oliveira
Mariana Cortines
Silvio Guindane
Quarta-feira 25 de julho – 21h30 “Sigilo Eterno”, de Noilton Nunes.75 min.
Sinopse: O filme que salvou a humanidade.
Ficha Técnica:
Direção e roteiro: Noilton Nunes
Produção: Cavi Borges
Elenco:
Aline Deluna
Rolo
SOBRE A CAVIDEO:
A comemoração de 21 anos e a chegada “da maior idade” representa uma vitória da RESISTÊNCIA cultural carioca. Como locadora (uma das últimas do Brasil), como produtora de filmes (com mais de 200 filmes feitos e produzidos) e agora como distribuidora (lançando filmes nos cinemas, festivais, cineclubes, VOD, Netflix, dvds entre outras janelas) vira uma grande referência e exemplo da possibilidade de fazer e viver da arte apesar de tudo que vem acontecendo na cultura brasileira.
A CAVIDEO se tornou a produtora que mais faz filmes no Brasil (uma média de 10 longas por ano) e a que mais lança filmes nos cinemas (4 por ano – segundo os dados da Ancine).
Isso tudo através de um processo baseado nas parcerias e redes colaborativas. Desses 200 filmes já feitos entre curtas, medias e longas, apenas 10 foram feitos com dinheiro de editais e do governo. Além de fazer 7 pré-estreias em julho de novos filmes, planejam, até o fim do ano, lançar um livro comemorativo e lançar comercialmente outros três longas (além dos filmes da Mostra) nas salas comerciais de cinema.
A CAVIDEO representa o cinema independente carioca e é inspiração para realizadores de todo o país.
SERVIÇO:
Mostra 21 anos da CAVIDEO
- Quando: De 19 a 25 de julho de 2018
- Onde: Estação Botafogo – sala 1. Rua Voluntários da Pátria, 88 – Botafogo.
- Ingresso à venda na bilheteria do cinema.
MARIANE BARCELOS
Siga-nos no Instagram @artecult / @TiltCine / @barcelosmariane