“Tempo para o Planeta”: Vencedor de 15 anos da competição de desenho da suiça IWC é celebrado por famosos atletas brasileiros no Rio de Janeiro

Instituto Bola Pra Frente, no Rio de Janeiro, recebe o vencedor de desenho da IWC e atletas brasileiros famosos. Foto: : Bruno Itan.

A IWC Schaffhausen e a Laureus Sport for Good convidaram os atletas brasileiros e membros da Laureus Academy, Cafu e Daniel Dias e a rainha da embaixadinha, Raquel Freestyle, para celebrar o vencedor da Competição de Desenho da IWC de 2022 na tarde desta terça-feira dia 31 de outubro. Estava presente também, pela IWC, a sra Debora Maldonado.

O tema do concurso foi “Tempo para o Planeta”, e João Paulo, de 15 anos, do Instituto Bola Pra Frente, ganhou a votação do público por seu inspirador desenho. O concurso anual de desenho organizado pela IWC e pela Laureus visa aproveitar o poder do desporto e da cultura para ajudar os jovens a superar a discriminação e a desigualdade nas suas vidas.

Todos os anos, a IWC Schaffhausen e a Laureus Sport for Good unem forças para realizar a Competição de Desenho da IWC. O torneio oferece aos jovens de mais de 300 programas apoiados pela Laureus em todo o mundo a oportunidade de usar a sua criatividade para criar uma obra de arte a partir de um tema específico. Para a edição de 2022, o tema foi ‘Tempo para o Planeta’, e João Paulo, de 15 anos, ganhou a votação do público. Com foco no meio ambiente e nas mudanças climáticas, o desenho vencedor de João Paulo mostra pessoas se abraçando ao redor do planeta, ilustrando a união sem discriminação e preconceito.

João Paulo, vencedor do concurso. Foto: Bruno Itan

Foi através do esporte que João Paulo aprendeu essa lição:

“Gosto muito de jogar futebol e de brincar com os meus amigos. Foi isso que me motivou a fazer o desenho e participar da competição.”

Confira o desenho do vencedor do concurso:

Desenho de João Paulo. Foto: Divulgação.

A lenda do futebol brasileiro Cafu e Daniel Dias, o mais condecorado nadador paralímpico brasileiro, visitaram o Instituto Bola Pra Frente para parabenizar João Paulo. Comemorando a vitória na competição com os dois membros da Laureus Academy, outros jovens do programa e convidados, o dia foi repleto de futebol e outras atividades em grupo, exemplificando perfeitamente a parceria de longa data da IWC com a Laureus. Parceira global da Laureus desde 2005, a fabricante suíça de relógios de luxo apoia a organização na sua missão de usar o poder do esporte para transformar a vida de jovens desfavorecidos em todo o mundo.

“A parceria de longa data com a Laureus reflete o nosso compromisso de impulsionar a mudança social e apoiar os jovens e a Competição de Desenho da IWC, que acontece anualmente e tem sido um pilar importante na nossa parceria. Na IWC, estamos profundamente impressionados com a criatividade e o esforço que os jovens participantes colocaram nos seus desenhos. Parabéns pela vitória na edição 2022, João Paulo!”, afirma Franziska Gsell, CMO da IWC Schaffhausen.

Localizado na zona norte do Rio de Janeiro, o Instituto Bola Pra Frente é um programa apoiado pela Laureus que foi fundado em 2000 pelo ex-jogador Jorginho, lenda do futebol e vencedor da Copa do Mundo. O programa utiliza esportes, alfabetização cultural e educação para desenvolver conhecimentos gerais, uma vida saudável e habilidades socioemocionais, além de promover a cidadania em sua comunidade.

Cafu. Foto: Bruno Itan

“Os programas apoiados pela Laureus Sport for Good são sempre mais do que sobre esporte, e esta competição maravilhosa dá a esses jovens a chance de se expressarem de uma maneira diferente. Fiquei muito impressionado com João Paulo, não só com sua arte, mas com seu caráter também. Espero que vencer esta competição o encoraje a fazer mais com o seu talento especial e que lhe abra oportunidades no futuro”, afirma Cafu, membro da Laureus Academy.

 

Confira a galeria de imagens do evento

(Crédito das imagens: Bruno Itan. Clique para dar zoom)

 

LAUREUS SPORT FOR GOOD

A Laureus é um movimento global que utiliza o poder do esporte para transformar a vida de crianças e jovens. Em 2000, o patrono fundador da Laureus, Nelson Mandela, disse que “o esporte tem o poder de mudar o mundo”, e estas palavras tornaram-se a filosofia da Laureus e a força motriz por detrás de seu trabalho. Desde 2000, a Laureus Sport for Good tem utilizado o poder do esporte para superar a violência, a discriminação e a desigualdade, mudando a vida de mais de seis milhões e meio de crianças e jovens. A Laureus apoia atualmente cerca de 300 programas em mais de 40 países e territórios.

 

IWC SCHAFFHAUSEN

A IWC Schaffhausen é uma fabricante suíça líder de relógios de luxo com sede em Schaffhausen, na parte nordeste da Suíça. Com coleções como Portugieser e Pilot’s Watches, a marca abrange todo o espectro de relógios, desde modelos elegantes até esportivos. Fundada em 1868 pelo relojoeiro e engenheiro americano Florentine Ariosto Jones, a IWC é famosa por sua abordagem única de engenharia relojoeira, combinando o melhor do artesanato e da criatividade humana com tecnologia e processos de ponta. Ao longo de seus mais de 150 anos de história, a IWC Schaffhausen desenvolveu uma reputação de criar complicações funcionais, especialmente cronógrafos e calendários que são engenhosos, robustos e fáceis de usar. Pioneira no uso de titânio e cerâmica, a IWC é, atualmente, especializada em caixas de relógios fabricadas com materiais avançados, como cerâmicas coloridas, alumineto de titânio e Ceratanium®.

Líder em relojoaria de luxo sustentável, a IWC obtém materiais com responsabilidade e toma medidas para minimizar seu impacto no meio ambiente. Com os pilares da transparência, circularidade e responsabilidade, a marca fabrica relógios construídos para durar gerações e melhora continuamente cada parte dos processos de produção, distribuição e serviços de manutenção dos seus produtos da maneira mais sustentável possível.

A IWC também faz parceria com organizações que trabalham globalmente para apoiar crianças e jovens.

www.iwc.com

 

INTERNET E REDES SOCIAIS

 

Sobre o Instituto BOLA PRA FRENTE

Nascido na cidade do Rio de Janeiro em 17 de Agosto de 1964, Jorginho é o caçula de 7 filhos criados no Complexo do Muquiço.

Aos 10 anos de idade, Jorginho sofre a perda de seu pai e logo em seguida da sua irmã. Sempre disposto a ajudar a complementar a renda da casa, o pequeno desde muito novo auxiliava em casa juntando os trocados que ganhava varrendo os andares do bloco 19 do Complexo do Muquiço, o famoso Minhocão de Guadalupe.

Ainda aos 10, Antônio Carlos, conhecido como Catanha, entra na vida de Jorginho. Catanha era morador do Complexo do Muquiço. Altruísta, Catanha ajudava outros moradores da comunidade como podia. Em pouco tempo, se tornou um mentor e segundo pai para Jorginho, sendo um dos maiores responsáveis pela formação pessoal e profissional do jogador. Jorginho costuma dizer que Catanha lhe proporcionou a primeira experiência do que é ser um projeto social vivo, pois era isso que Catanha fazia pela comunidade.

Aos 11 anos, Jorginho sonhou que construíam a Disneylândia no campo de várzea onde jogava futebol, o campo do Rala Coco. Ao acordar, Jorginho vai até a janela para ver se seu sonho era realidade e, chegando lá, percebe que tudo era apenas um sonho. Não conformado com a realidade, o menino decide manter aquele sonho guardado dentro de si.

Aos 13 anos de idade, Jorginho começa a se destacar como jogador de futebol e é contratado para seu primeiro time profissional, o América Futebol Clube. Pouco tempo depois, o menino sofre a trágica perda de Catanha, seu grande amigo e mentor, que sofre um acidente enquanto trazia novas balizas para o Campo do Rala Coco.

Após o América Futebol Clube, Jorginho segue para o Flamengo, onde consegue se desenvolver como profissional e, em seguida, parte para o futebol no exterior, passando por times como o Bayern Leverkusen, Bayern de Munique, e Kashima Antlers no Japão.

Ao conseguir se estabelecer como atleta profissional, Jorginho decide adquirir o campo do Rala Coco, com o desejo de construir um projeto social para o Complexo do Muquiço, realizando o seu sonho de garoto e honrando o seu grande amigo Catanha (em memória).

Tudo começou com um sonho que hoje faz outras pessoas sonharem também. O Bola Pra Frente hoje é um espaço compartilhado por educandos, funcionários, comunidade, parceiros e todos que constroem todos os dias o fazer pedagógico, afetuoso e que transforma sonhos em realidade a partir do Complexo do Muquiço.

 

 

Author

Redação do Portal ArteCult.com.   Expediente: de Seg a Sex - Horário Comercial.   E-mail para Divulgação Artística: divulgacao@artecult.com.   Fundador e Editor Geral: Raphael Gomide.  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *