O filme Atentado ao Hotel Taj Mahal (Hotel Mumbai) narra um dos episódios mais trágicos ocorridos em Mumbai. Com a direção de Anthony Maras, a história relata atos de heroísmo e a humanidade em meio ao cenário de caos ocorrido durante os ataques terroristas.
CONFIRA MEU VIDEO SOBRE O FILME
Baseado em fatos reais, o roteiro de Maras e John Collee não mede esforços para transmitir o sentimento de pânico e os momentos sanguinários promovidos pelo grupo de jovens que desembarcaram na cidade no dia 26 de novembro de 2008 e desencadearam os ataques terroristas que duraram três dias proporcionando um completo caos. Tiroteios na estação de trem, em cafeteria e em centros de maior movimentação turística e cultural do país, até ao ataque que aconteceu em um dos Hotéis mais conhecidos e sofisticados da Índia.
Mantendo uma fotografia que aproxima o espectador de toda ação, a ponto de se encolher na poltrona de cinema ao ver a realidade brutal e desumana de um ataque terrorista, o filme proporciona uma visão clara de ambos os lados de uma mesma moeda. Embora os atos cometidos não possam ser justificados, existe uma simbolização de que as instruções recebidas pelos terroristas iam além do interesse religioso.
Durante os 125 minutos de filme, é impossível não se sensibilizar com a luta pela sobrevivência de cada personagem, em destaque temos o garçom Arjun, estrelado por Dev Patel, e o renomado chef Hemant Oberoi, interpretado pelo ator Armie Hammer, que fazem de tudo para manter a calma e a segurança de todos, colocam suas vidas em perigo em diversas situações, honrando não só a política do hotel baseada em tratar seus hóspedes como deuses, mas acima de tudo compartilhando momentos de empatia e humanidade que ultrapassam religião, etnia e crenças.
Confira o Trailer
O filme possui a classificação de 16 anos e chega aos cinemas brasileiros no próximo dia 02 de maio.
A violência é algo marcante no filme, com o terror daquele episódio sendo transmitido do começo ao fim, sendo possível ver e sentir o gosto amargo do lado mais sombrio do ser humano, em contrapartida, a luta pela vida persiste a cada segundo e os atos de heroísmo reforçam a mensagem de união e solidariedade com aqueles que compartilham da mesma aflição.
Após 10 anos, a produção não só relembra os episódios de terror ocorridos naqueles dias, como também é um aprendizado, um grito de alerta para a conscientização da necessidade da implementação de defesas que previnam possíveis ataques terroristas a fim de que eventos como este não voltem a se repetir.
Sem que criemos estereótipos que nos afastem, ao invés de nos unir para termos uma melhor compreensão sobre o outro e sua realidade.
MAYARA MARIA
Visite e siga meu canal no YouTube!
Acompanhem-nos em nossas redes sociais:
@artecult , @cinemaecompanhia , @tiltcine, @cabinesete , @cinestimado e @resetdepoisdever
Acompanhe o resumo do dia do universo de Cinema & Séries: