O novo documentario “ARTÁRTICA POR UM ANO” de Julia Martins aborda de maneira clara e dinâmica a expedição brasileira às bases de pesquisas situadas no continente Antártica para as quais um grupo de oficiais das forças armadas são encaminhados a fim de assegurar que o nosso país mantenha as premissas que mantém o Brasil no Tratato da Antártida e nossas bases recebam os pesquisadores que fazem parte da colaboracação científica internacional. Somos então convidados a embarcar junto com os principais personagens dessa história e conhecer ainda mais curiosidades, como detalhes do confinamento e as ricas histórias de vida de cada um deles. Sejam convidados a embarcar em nossa crítica a seguir.
Como todo documentário, com seu processo de concepção e execução precedidos de diversos imprevistos e situações inusitadas, aqui não foi diferente. A trama de “Antártica por um Ano” possui a narração da própria Júlia Martins intercalada de depoimentos dos envolvidos na missão. O ano de início do projeto foi 2012 e só foi possível concluí-loem 2015, devido ao inicidente ocasionado por um incêndio na Base Comandante Ferraz que implicou no atraso das filmagens. Inclusive, somente neste ano está prevista a reabertura da mesma. Antes disso, os oficiais e pesquisadores ficavam em espécies de vagões adaptados para a moradia.
Ao longo do documentário podemos perceber paisagens majestosas, a fotografia é impressionante que casam perfeitamente com a trilha sonora bem dosada. Tudo é muito bem pensado para promover o dinamismo das transições apresentadas em telas, fazendo com que tudo flua de maneira orgânica e natural, não há cortes abruptos e o público fica atento na trama sem se cansar.
É de suma importância o material demonstrado e coletado, pois o filme estreia em um momento signifcativo para ressaltar a importância do setor audiovisual do país, bem como, as pesquisas realizadas pelos principais Orgãos de Pesquisas Nacionais. Além disto, reforça a importância do Continente Antartico para o nosso planeta e para o nosso país, pois está intrisicamente ligado às questões relacionadas ao clima e temperatura do nosso planeta.
Um dos pontos de maior destaque é notar o quão divertidos e comprometidos são os grupos de brasileiros da Marinha, como encaram o dia-a-dia do confinamento e como lutam diante dos obstáculos, tais como as mudanças constantes encaradas diariamente, tudo isso demonstrando de maneira clara, simples e objetiva, tanto os pontos negativos como os pontos positivos.
Para quem gosta do gênero, “Antártica Por um Ano” é uma viagem enriquecedora e detalhada de uma grande missão realizada por seres humanos fantásticos. Sua importância de dá ao mostrar o valor de todos envolvidos e dos frutos que produzem para toda a Humanidade. E este documentário surge em um momento preciso sobre o cenário no qual estamos passando atualmente. Essa produção precisa ser notada e precisa ser vista pelo maior público possível, para que todos tenham a noção da quantidade de coisas boas que produzimos e o quanto podemos ir longe, levando o nome do nosso país !!!
Viva o Cinema Nacional! Viva o Brasil!!!
CONFIRA O TRAILER
LUAN RIBEIRO
Acompanhem-nos em nossas redes sociais:
@artecult , @cinemaecompanhia , @tiltcine, @cabinesete , @cinestimado e @resetdepoisdever
Acompanhe o resumo do dia do universo de Cinema & Séries: