No novo documentário da Pagu Pictures, “Amazônia Groove”, o público embarca nos encantos e fascínios da nossa Floresta Amazônica, na grande e diversificada riqueza musical, com foco no estado do Pará, e assim conhecemos o que seus ritmos tão ricos e transcendentais possuem. Incrível ver a alegria daquele povo, que vive feliz e com muita música. Confiram nossa crítica abaixo sobre o filme.
Com direção de Bruno Murtinho, o documentário respira a música e culturalidade. São apresentados os ritmos que regem a cultura local desde os gêneros Carimbó, Búfulo Bumbá, Guitarrada, violão clássico amazônico até, é claro, o famoso tecnobrega. Todos casam perfeitamente com um visual que vibra e deslumbra o público, ressaltando mais uma vez a riqueza da Região Norte do nosso país.
Somos conduzidos a um belo passeio, conhecendo as famosas paisagens famosas por todo o mundo, mas nos convidando a visitar também o que há por trás delas, quem são as pessoas que vivem neste lugar e qual a sua cultura, assim, existe a mescla de musicalidade, lendas locais, religiosidade, história do local, famílias… todas estas estruturas tornam a experiência ainda mais viva e dinâmica.
O diretor sabe muito bem como nos cativar e organizar esses elementos. Ficamos extremamente felizes por vivenciar um ano tão rico de documentários na indústria cinematográfica nacional, isto só faz ressaltar nossa força, tão importante neste atual contexto. O filme apresenta grandes artistas do cenário musical da região como o violonista clássico Sebastião Tapajós, Paulo André Barata, o baixista Mg Calibre, o DJ Waldo Squash entre muitos outros.
“Amazônia Groove” é uma explosão de sonoridade, riqueza cultura e demonstração do potencial único e maravilhoso que a nossa Região Norte possui. Esta produção deve vivenciada pelo maior número de pessoas, pois é mesmo merecedora, visto todo trabalho de pesquisa e desenvolvimento do projeto. Estamos felizes pelo vasto material apresentado e tão bem conduzido através de uma visão e sensibilidade única!
Um viva ao cinema nacional! Um viva à nossa cultura! Um viva à região Amazônica, sua cultura e seu povo único!
NOTA: 8,5
LUAN RIBEIRO
Acompanhem-nos em nossas redes sociais:
@artecult , @cinemaecompanhia , @tiltcine, @cabinesete , @cinestimado e @resetdepoisdever
Acompanhe o resumo do dia do universo de Cinema & Séries: