O novo terror isralense “A Lenda de Golem” da PlayArte traz uma abordagem bastante interessante e bem original como pano de fundo de sua história. Apresenta a protagonista Hanna que, em um pequeno vilarejo nos anos de 1623, resolve evocar através de um ritual uma criatura mítica (o “Golem”) para que possa ajudá-la a lutar contra aqueles que estão invadindo suas terras e provocando males às pessoas do seu povoado. Confiram nossa critica a seguir!
A trama que se passa no ano de 1623 na Lituânia. Desde que perderam um bebê, o que Hanna (Hani Furstenberg) e seu marido Benjamin (Ishai Golan) mais querem é tentar ter outro filho. Hanna conta com sua fé em Deus e estuda diariamente a Torá, mesmo sendo uma prática restrita aos homens em sua comunidade.
Quando uma epidemia assola a região e a culpa recai imediatamente sobre os judeus, Hanna tenta usar de seu misticismo para convocar um golem, sem saber que a criatura é muito mais perigosa do que pensa.
Com direção da dupla Doron Paz e Yoav Paz, na sua ambientação e atmosfera percebemos que o longa bebeu da fonte de clássicos como “A Bruxa” ou o terror “Hereditário”, trazendo aquele clima de suspense misturado ao misticismo, carregado de tensão e que prende sempre a atenção do público.
Além destes elementos, sua fotografia e trilha sonora se alinham muito bem diante da proposta mostrada.
A ideia central da trama foca no papel da mulher em uma pequena comunidade isolada e predominantemente machista e no seu objetivo principal na criação da criatura, mas o “Golem” fica longe de ser demonstrado como uma terrível ameaça, o que nos deixa com aquele gosto de quero mais. Nada que diminua nossa experiência com a trama.
Mesmo demonstrando que possui uma boa condução, a história acaba se atrapalhando um pouco no seu desencadear devido a seu roteiro, pois apesar de possuir uma ideia muito interessante, em alguns momentos é mal aproveitada.
Todos os personagens são bem apresentados na história, estão coerentes em seus momentos e construções, vale ressaltar a ótima atuação da atriz Hani Furstenberg como Hanna, que possui uma riqueza na composição da história. Já Ishai Golan (Benjamin) interpreta um personagem “ok”, sem muitas nuances.
Confira o trailer:
Por fim, “A Lenda de Golem” propõe uma reavaliação do gênero abordado, traz uma história com muitos elementos já apresentados em outros filmes, mas que são reformulados e apresentados de uma maneira bastante interessante e que irão prender a atenção do público nas telonas! No final das contas, vale a pena conferir!
NOTA – 7,5
LUAN RIBEIRO
FICHA TÉCNICA:
DIREÇÃO: Doron Paz e Yoav Paz
ELENCO:
- Hani Furstenberg – Personagem : Hanna
- Ishai Golan – Personagem : Benjamin
- Brynie Furstenberg – Personagem : Perla
- Lenny Ravich – Personagem : Horrovits
- Adi Kvetner – Personagem : Jacob
- Alex Tritenko – Personagem : Vladimir
- Konstantin Anikienko – Personagem : Golem
ROTEIRO: Ariel Cohen
TRILHA SONORA: Tal Yardeni
PRODUÇÃO:
- Shalom Eisenbach
- Ariel Cohen
- Doron Paz
- Yoav Paz
- Shaked Berenson
- Patrick Ewald
EQUIPE TÉCNICA:
Direção de fotografia: Rotem Yaron
Montagem: Einat Glaser-Zarhin e Itamar Goldwasser
Engenharia de som: Yuval Bar-on
DISTRIBUIDORA: PLAYARTE PICTURES
ARTECULT – Cinema & Séries
Acompanhem-nos em nossas redes sociais:
@artecult , @cinemaecompanhia , @casaldecinema,
@cabinesete , @cinestimado e @resetdepoisdever
Acompanhe o resumo do dia do universo de Cinema & Séries: