Fala pessoal! Tudo bem com vocês?
Hoje venho aqui neste post falar um pouco de São Patrício (St. Patrick) e por que ele te uma festividade ligada à cerveja.
A história de Patrício é um pouco nebulosa, apesar de ser notório o seu nascimento na Inglaterra Romana no século V, numa rica família romano-bretã. Seu pai e avô foram diáconos na Igreja.
Aos dezesseis anos, ele foi sequestrado por piratas irlandeses e levado para a Irlanda como escravo. Acredita-se que ele ficou em cativeiro em algum lugar na costa oeste da Irlanda, possivelmente no Condado de Mayo, mas o local exato é desconhecido.
De acordo com sua confissão, Deus disse-lhe, em sonhos, para fugir de seu cativeiro para o litoral, onde ele iria embarcar num navio e retornar à Bretanha. Ao voltar à Bretanha, entrou para o mosteiro de Ésir, em Auxerre na Gália (atual França), sob orientação do santo bispo Germano.
Em 432, alegou ter recebido um chamado para regressar à Irlanda, porém como bispo, para a evangelização dos irlandeses. O folclore irlandês alega que um de seus métodos de evangelização incluía o uso de um trevo de três folhas para explicar a doutrina da Santíssima Trindade para os irlandeses.
Depois de quase trinta anos de evangelização, Patrício faleceu no dia 17 de março de 461, e, de acordo com a tradição, foi enterrado em Downpatrick.
Apesar do êxito de várias missões à Irlanda empregadas por Roma, Patrício perdurou como o santo principal do cristianismo irlandês e é bastante estimado pela Igreja Católica irlandesa e de todo o mundo.
St. Patrick virou o santo padroeiro da Irlanda. E, inicialmente, havia uma festa de comilança em homenagem ao sacerdote.
Hoje em dia, a data é comemorada nas ruas e nos famosos pubs irlandeses . Milhares de pessoas lotam as ruas de Dublin, capital do país, vestindo roupas verdes e fantasiadas de Leprechaun.
E, pelo mundo afora, a tradição se espalhou. Dia 17/03 é dia de muito chopp verde e cerveja irlandesa.
Curiosidades:
1- Pelo fato da cor verde ser predominante nesse feriado, é servido muito chopp verde.
2- Os leprechauns são considerados guardiões ou conhecedores da localização de vários tesouros escondidos. Para obter tais tesouros (normalmente um pote de ouro), é preciso capturar um leprechaun e não o perder nunca de vista.
3- Ao contrário do que muitos pensam, as tradicionais paradas em homenagem ao padroeiro surgiram nos Estados Unidos. Até hoje, a maior delas acontece no país, reunindo mais de 150 mil pessoas nas ruas de Nova Iorque. A multidão percorre cerca de dois quilômetros pelos principais símbolos da cidade, incluindo a Catedral de St. Patrick na 5ª Avenida e o Empire State Building.
Onde curtir o St. Patrick Day aqui no Rio de Janeiro:
1- Tio Ruy
Localizado no mercado de produtores do Uptown, a casa promete muita cerveja Guinness e muito chopp verde da @cervejatropica
Vale a pena conferir.
Data: 15/03/2018 a partir das 20 horas
Endereço: Av. Ayrton Senna, 5500 bloco 12 – loja 117
Localizado na divisa entre Barra e Recreio, a casa promete Chopp Pilsen Verde e show com a banda de rock Mr. Severin
Data: 17/03/2018 a partir das 18 horas
Endereço: Av. das Américas, 6700 bloco 1 – loja 116 (Infobarra)
Localizada no Recreio dos Bandeirantes, a casa fará uma St. Patrick’s weekend. Chegando na casa de camisa verde, o primeiro chopp é por conta da casa.
Data: 16/03 a 18/03/2018
Endereço: Rua Carlos Galhardo, 85 – Recreio dos Bandeirantes
4- Shenanigans
O tradicional Pub irlandês localizada na nobre Ipanema promete muito chopp Guinness, brindes e muito rock.
Data: 16/03 a 18/03/2018 (16 e 17 a partir das 16hs e, 18/03 a partir das 15h30)
Endereço: Rua Visconde de Pirajá, 112a – Ipanema
Com a curadoria do Blog Maria Cevada , o evento será realizado em sua primeira edição no Shopping Downtown. Durante 4 dias, várias cervejarias cariocas, vários trucks de comida e várias atrações musicais prometem agitar a galera.
Destaque para o show no sábado, do U2 Cover Rio (20h).
Endereço: Avenida das Américas, 500 – Barra da Tijuca
Data: 15 a 18 de março de 2018, de 12h às 22h