A maior parte da programação 2018 do tradicional Panorama Festival já terminou, porém até sábado, dia 24/11, ainda é possível conferir a exposição Corpo de Som em cartaz no Centro Cultural Hélio Oiticica, no Centro do Rio de Janeiro e com entrada franca! A exposição é composta pelas obras Breathe (respire) de Helen Cole e Alex Bradley do Reino Unido e Do Ruído de Floriano Romano, Rio de Janeiro, o que permite o festival dar continuidade às reflexões sobre a tecnologia e o corpo.
Do Ruído de Floriano Romano é composto duas obras: Muro de Som e Espreguiçadeiras Sonoras. Muro de som é feita de madeira, sistema de som, alto-falantes, gravação da respiração como ventania; já Espreguiçadeiras Sonoras é feita de madeira, sistema de som, gravação do mar. Ambas obras são de 2016. O artista busca em suas obras mesclar objetos sonoros e instalações, desta maneira apresenta duas formas de sentir o ruído, trazendo uma imagem da memória do possível. O artista é o pioneiro em obras que mesclam objetos sonoros, instalações, ações urbanas e rádio em espaços urbanos.
Breath é uma instalação sonora sobre a respiração de bailarinos. Numa proposta que investiga a ideia de corpo ausente e vestígios tecnológicos do corpo. A dupla inglesa colaborou com artistas do Rio e Teresina numa residência de uma semana, além de conversas públicas em ambas as cidades. Helen Cole é artista visual e performer e desde os anos 2000 colabora em instalações coreográfico-corporais com o artista sonoro Alex Bradley. Juntos investigam a ideia de corpo ausente ou vestígios tecnológicos do corpo.
“A ideia é que ela seja uma instalação de vestígios sobre espaço, ecos e sombras, conjurando os corpos que já se foram”, ressalta Helen Cole, que divide a produção com Alex Bradley.
A etapa carioca para a recriação da obra Breathe no Centro Coreográfico do Rio de Janeiro. A partir da respiração de doze performers , buscou-se uma dança de exaustão e resistência, a sonoridade das danças dos diferentes corpos foram utilizados na composição da instalação,
O estudante de Licenciatura em Dança da UFRJ Mario Netto, guia da exposição, participou da experiência com os artistas e divide com o ARTECULT um pouco do processo :
RAFAELI MATTOS
Serviço:
Exposição Corpo de Som
- 3 à 24 nov | 12h ás 18h
Centro Municipal de Artes Helio Oiticica - R. Luís de Camões, 68 – Centro, Rio de Janeiro – RJ
- Entrada Franca
Links do FESTIVAL PANORAMA:
Instagram : @festivalpanorama