No dia 28/5, na Casa Porto (RJ), acontecerá o evento MEMÓRIAS DO SAPATEADO DO SAMBA, uma roda de conversa e samba que tem como missão principal reexistir o SAPATEADO no ritual do sambista.
No mês de maio comemora-se o Dia Internacional do Sapateado, arte a qual foi mundialmente difundida pela indústria cinematográfica americana e seus musicais. Para muitos, a linguagem do sapateado é associada apenas à cultura estadunidense dos sapatos de couro com as sonoras chapinhas de metal no solado. Porém, existem diversificadas formas de se sapatear em diferentes culturas, como a do Samba Carioca por exemplo.
Desta maneira, o evento lança o sapateado como mote para despertar memórias sambísticas, históricas e sociais, trazendo um olhar crítico sobre aspectos que desvalorizam a cultura local do samba. Para tanto, será apresentado o vídeo Samba no Pé com argumento do sambista Elton Medeiros sobre a existência de um sapateado específico da cultura carioca do samba, e como o mesmo vem caindo no esquecimento das manifestações e imaginário popular.
Compondo a mesa da roda de conversas estarão: o acadêmico Zeca Ligiéro, coordenador do Núcleo de Estudos das Performances Afro-Ameríndias (NEEPA), da UNIRIO; o historiador Luiz Antônio Simas e Renato Barreto, Professor da UFRJ, especialista em cultura popular. A intermediação, já confirmada, será da P.H.D. em História Comparada Helena Teodoro.
No segundo momento do evento, acontecerá uma roda de samba conduzida pelo movimento Samba na Fonte onde serão apresentadas composições consagradas e autorais que dialogam com o tema SAPATEADO, além das canjas de Jongo, com Jéssica Castro, e o samba de côco, com Sônia Vasconcelos.
O projeto é totalmente auto sustentável, ou seja, não possui nenhum tipo de patrocínio, sendo uma produção da cantora, compositora e produtora Áurea Estela; da bailarina, compositora e atriz Munique Mattos; da cantora e compositora Márcia Lopes; da atriz, bailarina, instrumentista e palhaça Conceição Carlos; e, da atriz Fernanda Oliveira.
A investigação sobre o Sapateado do samba é uma idealização de Munique Mattos que teve início no projeto de extensão Comunidança da UFRJ, de onde gerou-se uma monografia intitulada “Dança Percussiva: movimento, som é brincadeira”. Posteriormente desdobrou-se nos processos criativos das companhias de dança integrou resultando em um DVD sobre as “Matrizes do Samba Carioca”, produzido pela companhia Arquitetura do Movimento. Atualmente, exalta a arte do Sapateado do samba através de composições musicais autorais e performances de sapateado.
Abaixo é possível conferir um pouco sobre a arte de Munique Mattos. Veja os vídeos!
Ficha Técnica:
Idealização: Munique Mattos
Produção: Munique Mattos; Áurea Estela; Conceição Carlos; Márcia Lopes e Fernanda Oliveira
Palestrantes: Luiz Antônio Simas, Zeca Ligiero, Renato Barreto e Munique Mattos.
Mediação: Helena Teodoro
Apoio: Samba na Fonte; Projeto Dançar te
Músicos: Pakato do Cavaco (voz); Altair Barbosa (pandeiro); Chambinho (TAN TAN); Bidú (percussão/ surdo); Iuri Bittar (Violão); Marquinhos Lima (Cavaco)
Filmagem: Favelab
Designer Gráfico: Suzane Nahas
Colaboradores: Samba na Fonte, Casa Porto, Pakato do Cavaco, Zeca Ligiero, Helena Teodoro, Aluísio Machado, Xmayakaka, Marinaldo, Carlinhos de Jesus, Alfredo Del-Penho, Cyro Novello, Steven Harper, Andrea Jabour, Heleonora Gabriel, Laís Bernardes, Jéssica Castro, Dilcéia Mattos, Jorge Luiz Borges Bastos, Favelab, Luiz Antônio Simas, Renato Barreto, Sônia Vasconcelos, Márcia Lopes, Conceição Carlos, Fernanda Oliveira, Suzane Nahas.
Serviço:
Memórias do Sapateado do Samba
Data: 28/05/2018
Horário: 19h
Ingresso: contribuição consciente
Local: Casa Porto – Largo São Francisco da Prainha – Saúde
Vagas limitadas.
Sujeito a disponibilidade do local
Confirmação e contato: sapateadodosamba@gmail.com
Site (Facebook): https://www.facebook.com/Sapateado-do-Samba-212670689494670/