Não muito destacada na mídia, a exposição passa quase despercebida no prédio do Instituto em São Paulo. É uma pena, pois lá se encontra uma das melhores exposições sobre artes gráficas deste ano.
No subsolo e no 1º. andar estão expostas 160 gravuras da coleção do Itaú (453 obras). É um passeio pela história da impressão na Europa, desde o séc. XV até o séc. XX. Importantes nomes representam as várias fases e técnicas usadas na impressão de imagens: Rembrandt van Rijn, Francisco de Goya, Gustave Doré, Delacroix, Edvard Munch e Pablo Picasso (estes dois últimos recentemente adquiridos para a exposição de São Paulo).
Aliás, é o que torna esta exposição especial: a variedade de movimentos artísticos dá um panorama de como as imagens impressas se desenvolveram ao longo do tempo. Seguindo a trajetória das gravuras, é possível observar como elas se tornaram mais complexas e detalhistas, ao mesmo tempo, que novas técnicas são criadas. Informações e objetos sobre estas técnicas são também expostas para o visitante vê-las – da xilogravura, passando pela gravura em metal, água forte, maneira tinta, água-tinta, litografia, linóleo e serigrafia.
Detalhes que não passaram sem serem observados. Um deles é a disposição das imagens: na entrada do espaço, as gravuras mais antigas se encontram no fundo, obrigando o visitante a fazer um percurso inverso. Segundo: as molduras são enquadramento em pinus, que não competem com a imagem, valorizando-a. Terceiro: algumas gravuras são ampliadas e postas nas paredes laterais junto com lupas! Talvez a ideia é que a pessoa enxergue maiores detalhes na foto ampliada, mas também procure “investigar”, com a lupa, a gravura original.
Se o leitor é dos que gostam de quadrinhos, a sugestão é: por que não aprender mais sobre a origem das imagens impressas e como ela foi vista pelas pessoas ao longo do tempo ?
É uma boa forma de entender onde chegamos hoje.
Fica a dica!
ANDRÉA ASSIS
SERVIÇO
- O quê: exposição Imagens Impressas: um Percurso Histórico pelas Gravuras da Coleção Itaú Cultural
- onde: Itaú Cultural – Av. Paulista 149, São Paulo, SP – tel.: (11)2168.1777, fax: (11)2168.1775 – metrô estação Brigadeiro
- Quando: até 17.02.2019 – 3ª. a 6ª. das 9h às 20h [permanência até as 20h30]; sáb., dom. e fer. das 11h às 20h – pisos 1 e -1
- Quanto: Entrada gratuita – livre para todos os públicos
- Vídeo: https://youtu.be/m0f8cyX-8wE?t=56
- Site: http://www.itaucultural.org.br/imagens-impressas-exposicao-traca-um-percurso-historico-por-gravuras-europeias
- Catálogo (port./inglês): https://issuu.com/itaucultural/docs/publicacao-imagens-impressas-issuu-/4?ff