18 de junho é o Dia Mundial do Orgulho Autista.
De acordo com a organização mundial da saúde, no Brasil existem 2 milhões de pessoas dentro do Transtorno do Espectro Autista (TEA), que possuem atrasos e comprometimentos do desenvolvimento, seja da linguagem, seja no comportamento social. O Dia Mundial do Orgulho Autista (18/06) é celebrado desde 2005, pela organização americana Aspies for Freedom e incluído no calendário brasileiro. Essa é uma data que reforça a necessidade de aumentar a conscientização da sociedade sobre o autismo, além da importância de lutar pela inclusão.
E no Senado, há propostas de interesse dos cerca de dois milhões de cidadãos diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no Brasil.
A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) está montando um roteiro especial para votação de propostas prioritárias e de consenso. Entre elas, está a sugestão legislativa enviada ao portal e-Cidadania por uma internauta cearense, mãe de autista, para a criação dos Centros de Atendimento Integral para Autistas no Sistema Único de Saúde (SUS). Ela originou o Projeto de Lei do Senado (PLS) 169/2018, que tem o senador Humberto Costa (PT-PE) como relator.
Vale ressaltar que o TEA não tem cura, mas um acompanhamento adequado e precoce pode ajudar a suavizar os sintomas. Repudiamos toda e qualquer forma de preconceito e discriminação e reforça que o reconhecimento e o apoio às pessoas autistas são essenciais para promover a inclusão e a compreensão. A luta pela inclusão contínua e a conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista é um passo importante para uma realidade mais inclusiva.
Para celebrar o Dia do Orgulho Autista, vamos sortear hoje às 18h essa linda caneca de cerâmica :
Para participar, veja as regras em no post oficial em https://www.instagram.com/p/C7c9EPxNiyY/?img_index=1
Fontes: Agência Senado, SindJus