PAREM O MUNDO: Um smartphone de tela a sua mão!

Experimente o futuro da comunicação aliada a tecnologia de inteligência artificial com conversas projetadas na palma da mão. A grande sensação para o futuro é um dispositivo inovador desenvolvido por ex-funcionários da Apple, que transforma sua mão em um receptor de chamadas e seu potencial impacto no futuro da comunicação.

A HUMANE, uma startup orientada para IA, apresentou um dispositivo futurista de IA na conferência TED 2023. Tal startup foi fundada pelos ex-funcionários da Apple, o designer Imran Chaudhri e Bethany Bongiorno. A ideia do protótipo é muito interessante: dispositivo pode projetar chamadas telefônicas na mão do usuário e atuar como um assistente pessoal. A Humane obteve 100 milhões de dólares em financiamento e ainda com investimentos do fundador da OpenAI, Sam Altman.

Imran Chaudhri e Bethany Bongiorno, ex-Apple e fundadores da Startup HUMANE

Mentalize um mundo em que os dispositivos são menos invasivos e as telas se tornam opcionais. Essa foi a mensagem da startup para o mundo na conferência TED 2023, realizada em Vancouver, Canadá. Um vislumbre do futuro impulsionado pela inteligência artificial na comunicação. Com certeza são os primeiros passos para tornar essa visão uma realidade. Provisoriamente chamado de “dispositivos vestíveis”, esta tecnologia abraça e tem como objetivo criar um futuro em que a tecnologia se integre perfeitamente em nossas vidas diárias.

Imagine o poder dessa nova tecnologia ao atender uma ligação de uma forma incomum: A notificação de chamada aparece em sua mão e, em vez de pegar um telefone, a pessoa simplesmente vira a mão para mostrar o alerta. Esse será o método futurista de comunicação e tem o potencial de transformar a forma como interagimos uns com os outros e com nossos dispositivos. Ao eliminar a necessidade de telas, podemos nos concentrar em conversas mais naturais e pessoais.

O dispositivo inovador da Humane vai além de apenas projetar chamadas na sua mão e utiliza recursos de assistência IA. Na demonstração feita no evento, o protótipo apresentado mostrou a capacidade do dispositivo de agir como um assistente pessoal. Foi perguntado ao dispositivo onde poderia comprar um presente antes de sair de Vancouver em viagem. Imediatamente o assistente alimentado por IA forneceu uma resposta simples, direcionando-o para um distrito comercial popular na cidade.

Demonstração feita no evento TED 2023 em Vancouver, Canadá

Além disso, há impressionantes capacidades de tradução do dispositivo. Ainda na apresentação da HUMANE, foi falada uma frase no dispositivo, que produziu uma tradução em francês, repetida em uma voz gerada por IA semelhante a voz de quem pergunta. Esses recursos destacam o potencial da IA em aprimorar nossas vidas diárias e tornar a tecnologia ainda mais acessível e fácil de usar.

Discreto dispositivo

 

De fato a IA impulsionará o próximo salto no design de dispositivos, criando dispositivos vestíveis que são tão naturais de usar que quase esquecemos que eles existem. É um tipo de abordagem que atraiu uma atenção e investimento significativos. Fica claro que a indústria da tecnologia está ansiosa para abraçar esse futuro impulsionado pela IA, e todos estamos ansiosos para ver o que a Humane tem reservado.

Enquanto isso, o resto de nós pode perguntar como esse futuro de comunicação habilitado para IA se desenrolará e como ele mudará a forma como vivemos nossas vidas diárias. Resta aguardar…

 

O QUE É A HUMANE?
A startup ou “empresa-jovem”, fundada em 2018 já levantou 241 milhões de dolares, mas ainda não divulgou o que está construindo, dizendo apenas que é uma “plataforma de software e dispositivo de consumo construído do zero para inteligência artificial”.

O seu principal foco é um dispositivo vestível projetará informações no mundo real e permitirá que os usuários manipulem essas informações com as mãos. A Humane também disse que está colaborando com a OpenAI, criadora de produtos de inteligência artificial, como o ChatGPT, que pode gerar texto conversacional semelhante ao humano, e o Dall-E, que pode gerar imagens, para integrar a tecnologia da OpenAI no dispositivo da Humane.

A Humane afirma que irá se associar à nuvem da Microsoft para levar a plataforma de serviços de software da Humane ao mercado – a Microsoft Corp, que construiu uma infraestrutura de computação em nuvem massiva especificamente para IA, participou da rodada de financiamento.
A Humane também informa que está trabalhando com a gigante de eletrônicos sul-coreana LG Electronics Inc. “em projetos potenciais de pesquisa e desenvolvimento para a próxima fase dos produtos da Humane” e com o Fundo de Tecnologia da Volvo Car em “uma possível colaboração futura que seria o primeiro exemplo da oferta da Humane sendo aplicada à indústria automobilística”.

 

EDUARDO GARCIA

 @fisicamaisrobotica

 

 

 

 

Author

Eduardo Garcia é analista de sistemas e guia de turismo no Rio de Janeiro. Pai da linda menina Maria Eduarda, diagnosticada com autismo. Desde o diagnóstico vivendo a luta pelo bem estar da pequena e sua inclusão e agora querendo compartilhar dicas e informações sobre TEA para outros pais. O objetivo é prestar serviço para a população como um todo. Espero contribuir com notícias e informações relevantes para a sociedade do que é o autismo, os direitos, tratamentos e a busca para inclusão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *