Melinda Garcia abre exposição e lança livro homônimo, “La Chair de l’Univers”, trazendo a diversidade da consciência através da arte, com curadoria da Tartaglia Arte

A mostra expõe a inquietação criativa da artista, onde a arte é viva e está sempre em movimento, a partir de 26 de novembro, no Espaço Cultural Correios Niterói, RJ.

Melinda Garcia apresenta a exposição “La Chair de L’Univers”, com curadoria da Tartaglia Arte, dando continuidade à mensagem impressa em sua última mostra, ‘Imortal: Arte, Alma e Futuro’, trazendo obras que transmitem sua inquietação criativa, onde a arte é viva, se movimenta e está sempre se recriando, se comunicando com o artista e os observadores. “La Chair de l’Univers” é a rede que une as forças fundamentais do Universo e, finalmente, reconcilia a Ciência com a Religião.

A mostra tem título homônimo à versão em francês de ‘La Chair de l’Univers’, a ser lançada esse mês, em versão digital, de seu livro ‘Holomovimento: Espelho D’Alma’, onde a importância da dinâmica orgânica do Holomovimento (conceito do físico David Bohm) recai sobre as teorias similares de T. de Chardin – “a vida não trabalha seguindo um fio isolado, ela empurra para diante toda sua trama ao mesmo tempo”.

“Com Melinda uma nova geração do criador aparece: aquele que abre a visão do real, que conjuga o olhar e o espírito, a beleza e a força, a harmonia e a consciência. É uma arte que integra e une. Nela reside uma linguagem nova e fascinante que leva a ver o universo e a si mesmo com novos olhos”. (Random, França)

A abertura da exposição e o lançamento do livro acontecem no dia 26 de novembro, a partir das 13h, no Espaço Cultural Correios Niterói, RJ, onde poderá ser visitada até o dia 14 de janeiro de 2023.

La Chair de L’Univers por Melinda Garcia

Estamos admirados com a grande diversidade na qual a consciência pode ser hoje examinada, objeto desta exposição La Chair de L’Univers, cujo cunho é científico.

Eu volto ao ano de 2001 quando publiquei o meu primeiro livro Espelho d’Alma, trazendo os conceitos da física moderna para os elementos subjetivos da inteligência. Nele analiso diferentes estados do ser e da consciência indo ao nível da iluminação através da observação de obras ilustres de gênios da pintura contemporânea, com comentários multidisciplinares de teorias de cientistas e intelectuais da cultura moderna. O livro na versão francesa leva o título desta exposição La Chair de L’Univers.

Sim, através da arte eu construí o que até hoje os físicos não acertaram, uma teoria quântica gravitacional da psique: a que a mente opera; sim, é preciso que haja uma inteligência, um corpo; isto é, uma esfera em que reproduzimos os mesmo processos do Universo.

Como o subconsciente nos afeta a ir até ao estado de iluminação transcendente! No senso interior de autoconsciência e auto consistência está a filosofia do cérebro. Temos uma nova teoria do sono e do sonho, onde a psique ou alma, pela não dualidade, tece a própria iluminação.

Dentre vários outros exemplos de entrelaçamento quântico comprovados no livro em questão, o mais famoso modelo de spooky action à distância é o da Transfiguração. Sim, neste evento Jesus, após se transfigurar em luz, colapsar em fótons, aparece visto simultaneamente no presente, em tempo real e dialogando com os antepassados, quebrando assim as barreiras do tempo! Devemos antes lembrar que ele andou sobre o mar, gravitar faz parte desta teoria. Foi ele o único que deu prova da sua Luz, pois os outros exemplos são apenas singularidades nuas.

A metafísica avança pela experiência de viver e ser a gravitação quântica, ter a visão do real para o qual é preciso elevar o nível da consciência, o que nos aproxima de Deus quem criou este aparato mental perfeito que nos torna matéria e carne infinita do Universo Infinito.

7/11/2022

Melinda Garcia

Sobre a artista

Escultora, pintora e escritora, ingressou no universo da arte aos 7 anos, com aulas na Escolinha de Arte da UFRJ. Aos 16 anos, frequentou aulas de desenho no Parque Lage e, em seguida, passou a dedicar-se às esculturas com afinco . Convidada a levar suas esculturas à Construtora Gomes de Almeida Fernandes, foi quando começou sua carreira profissional, produzindo mais de 50 obras de grande porte para jardins, halls e espaços públicos no Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais, como a obra “Velocidade , Alma e Emoção”, com 5 metros, em bronze, instalada no Parque Ibirapuera. Além de produzir para coleções particulares, como “Flamingos” , em bronze, com 3 metros, na Casa Roberto Marinho.
Na busca de identidade própria, trafegou por quatro diferentes fases, sendo a última a orgânica , visceral; movimento que fundou e lançou no I Congresso Holístico Internacional, em Brasília, 1987, e em exposição, em 1988, na Galeria Aktuel, RJ. Em 2017, foi premiada na Bienal – ARTE FLORENCE BIENNALE. É palestrante e autora do livro “Holomovimento: Espelho d’Alma” e “The Unified Theory”, uma abordagem multi e transdisciplinar . Recentemente, expôs no Centro Cultural Correios RJ, com uma individual do tema “Imortal: Arte , Alma e Futuro”.

Instagram: @melinda_garcia_escultora

Sobre a Tartaglia Arte

A Tartaglia Arte foi fundada em 1950 como um estúdio de pintura pelo artista Piero Tartaglia, então conhecido como Piery. Após alguns anos, criou um ponto de referência e encontro cultural com outros artistas e jovens talentos onde, sob a orientação do Mestre, desenvolveram seu estilo pessoal. A paixão avassaladora de Tartaglia pela expressão pictórica com explosões de cor pura e contrastes violentos que tornam a tela viva, deu vida à Escola do Disgregacionismo. Posteriormente fundou as Galerias, para exposição permanente de seus trabalhos e os de seus alunos, e que hoje são dirigidas pelo filho Riccardo.

O amor pela arte e uma visão cultural ampla são as peculiaridades deste grande artista, e representam sua herança moral e espiritual. Herança que continua sendo representada por Riccardo Tartaglia, que trabalha com a mesma seriedade e tenacidade na propagação da arte, através de exposições e eventos internacionais. Mas tudo com a assinatura de Riccardo Tartaglia e Regina Nobrez (Membro da Academia de Belas Artes do Rio de Janeiro e Embaixatriz Cultural com Honoris Causa, pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina – Honra da Arte de Florianópolis), o que confere um atestado de credibilidade e sensibilidade criativa.

Site: tartagliaarte.org
Instagram: @riccardotartaglia @reginanobreztartaglia @tartagliaarte

SERVIÇO

Exposição: La Chair de l’Univers
Artista: Melinda Garcia
Curadoria: Riccardo Tartaglia e Regina Nobrez
Instagram: @riccardotartaglia @reginanobreztartaglia @tartagliaarte
Abertura: 26 de novembro de 2022 das 13h às 18h
Visitação: 28 de novembro de 2022 a 14 de janeiro de 2023
Local: Espaço Cultural Correios Niterói
Av. Visconde de Rio Branco, 481 – Centro – Niterói/RJ
Tel: (21) 2503-8550
De segunda a sexta, das 11h às 18h e sábado, das 13h às 17h
Entrada: gratuita
Classificação: livre
Assessoria de imprensa: Paula Ramagem @_paula_r_soares
Apoio: Consolato Onorario Italiano – Florianópolis/SC – CIB/SC – Espaço Cultural Correios
Acesso: Barcas (estação Araribóia), UBER, táxi, ônibus. Do Rio, metrô ou ônibus até a estação Carioca, caminhar até a Estação das Barcas na Praça XV.
O local possui acessibilidade.
Evento gratuito.
Censura livre.

Author

Aqui falamos sobre cultura. Dicas de exposições, shows, livros, música... Fique ligado e volte sempre!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *